Como ter cuidado com os piercings para que não infetem

Como ter cuidado com os piercings para que não infetem

A moda do piercing fez com que as pessoas de todas as idades desfrutem deste elemento como complemento estético. Há que ser muito consciente, especialmente nos primeiros dias, da necessidade de uma atenção especial, para que a pele cicatrize e não infete. Certas medidas de prevenção e higiene facilitarão o processo. Aqui explicamos como ter cuidado com os piercings para que não infetem.

Passos a seguir:
1

Nem todo o mundo reage da mesma maneira aos piercings: há quem cicatrize em dias e há aquelas pessoas em quem a ferida dura meses. Não é preciso acelerar, há que seguir o ritmo vital de cada um e deixar que a ferida recupere, demore o tempo que demorar.

2

É recomendável e necessário que se sigam as normas de higiene básicas e gerais, já que isso ajudará a que a nossa pele não infete. O aconselhável é que a área do piercing seja lavada com cuidado e de forma especial, preferencialmente com um sabonete antibacteriano.

3

Recomenda-se, mesmo após a cicatrização da pele, que não se use nenhum tipo de produto na área: perfumes, pinturas, cremes, etc. Também se deve evitar a exposição solar da área, pelo menos nos primeiros dias.

4

Dependendo da área em que se encontra, há que ter diversas precauções: se estiver na orelha, não deve dormir sobre esse lado; com os piercings do umbigo, não deve usar roupa apertada...

5

Evite ginásios, piscinas, saunas... Não ajudam a que a ferida cicatrize e poderá infetá-la, ocasionando diversos problemas.

6

Se tiver dúvidas, fale com o especialista que lhe fez o piercing. Ele saberá ajudar e poderá aconselhar o melhor método de tratamento e de prevenção de infeções.

Veja também: O que não se pode comer após colocar piercing no umbigo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter cuidado com os piercings para que não infetem, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Faça um piercing sempre em estabelecimentos de profissionais.
  • Sempre que lhe fazem um piercing, observe se a pessoa que o faz tem as mãos e os materiais esterelizados.