Partilhar

Como ter uma pele sem brilhos

Por Sara Viega. Atualizado: 7 junho 2018
Como ter uma pele sem brilhos

Os brilhos na pele aparecem quando uma derme é de tendência oleosa. Os especialistas dividem a pele do rosto em 3 tipos diferentes: pele seca, oleosa ou mista; cada pessoa pode apresentar uma tipologia que precise de um tipo ou outro de cuidado. A zona T do rosto, ou seja, a testa, o nariz e o queixo (que parecem formar uma letra T no meio do rosto) é a que mais tende a apresentar oleosidade e onde mais abundam os cravos, as espinhas ou a acne.

Conseguir uma pele sem brilho é possível se considerar uma série de conselhos e cuidados para reduzir a oleosidade e mostrar um resultado mais bonito e saudável. Neste artigo de umComo vamos contar para você como ter uma pele sem brilhos com técnicas que facilmente poderá usar em casa.

Também lhe pode interessar: Como ter uma pele perfeita
Passos a seguir:
1

Para poder ter uma pele sem brilhos é imprescindível que mantenha uma rotina de limpeza diária correta, que ajude a reduzir a gordura produzida pela sua pele. Por isso, é importante que lave o seu rosto 2 vezes por dia com um sabonete ou gel especial para peles oleosas; deverá insistir principalmente na parte do nariz, da testa e do queixo (a zona T) pois é a que mais gordura costuma acumular.

Se não quiser comprar um produto de limpeza, saiba que pode preparar um caseiro, com produtos naturais ideais para reduzir a oleosidade da pele. Por exemplo, o vinagre é um adstringente natural que consegue parar a oleosidade e, portanto, reduzir os brilhos. Para aproveitar seus benefícios só terá que encher um recipiente com meia xícara de vinagre, acrescentar meia xícara de água e verter 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou de girassol; agite e limpe seu rosto com este produto todos os dias.

Neste artigo de umComo damos a você mais remédios caseiros para a pele oleosa.

Como ter uma pele sem brilhos - Passo 1
2

Para ter uma pele sem brilhos, também é importante que elimine as células mortas que se acumulam na pele e que podem provocar o aparecimento de novas espinhas e/ou cravos. Para isso, terá que esfoliar o seu rosto pelo menos 1 vez por semana, pois isso ajudará a limpar os poros e a eliminar a sujeira armazenada no seu interior.

Para isso, pode adquirir um produto pronto em sua loja de cosméticos habitual ou, se preferir, você mesma pode preparar em casa. Há muitas formas de fazer um esfoliante caseiro mas, de seguida, vamos descobrir o mais simples de preparar pois só precisará de um pouco de açúcar ou de sal. Terá que umedecer as suas mãos e pegar um pequeno punhado de sal, aplicar a pasta sobre a sua pele e realizar movimentos circulares para potenciar a limpeza completa dos poros.

Como ter uma pele sem brilhos - Passo 2
3

Além disso, é importante que aplique semanalmente uma máscara para tratar a oleosidade da pele. Existem algumas receitas caseiras que ajudarão a reduzir os brilhos e a cuidar da sua pele, com os nutrientes que precisa para ficar limpa e perfeita. De seguida, vamos dar 2 exemplos, mas se quiser saber mais, convidamos você a ler o nosso artigo sobre máscaras caseiras para a pele oleosa:

Máscara de aveia

É perfeita para equilibrar os níveis de oleosidade da pele e, portanto, conseguir que o seu rosto fique bem mais uniformizado. Para prepará-la precisará de:

  • Farinha de aveia
  • Óleo de soja
  • Água

Terá que misturar a farinha com o óleo e mexer até obter uma pasta compacta. Verá que ficará muito espessa, por isso usamos água para que fique mais líquida e seja mais fácil de aplicar sobre o rosto. Aplique-a e deixa atuar durante 15 minutos.

Máscara de pepino e limão

Ambos os ingredientes conseguem um efeito ótimo para combater a oleosidade da pele e limpar as impurezas do rosto. Você precisará de:

  • 1/2 pepino
  • Suco de 1 limão
  • 1 clara de ovo

O primeiro passo consiste em descascar o pepino, cortá-lo e colocá-lo no liquidificador. Adicione todos os outros ingredientes e bata tudo junto para que se integrem, criando uma mistura homogênea. Depois aplique a máscara na pele e deixe atuar por 15 minutos.

Como ter uma pele sem brilhos - Passo 3
4

Se preferir comprar cosméticos prontos, lembre-se que a escolha dos mesmos é muito importante. Uma pessoa que costuma ter a pele seca não pode usar o mesmo tipo de creme hidratante que uma de tendência oleosa. Por isso, antes de comprar é importante que leia para que tipo de pele se recomenda. O mesmo acontece com o protetor solar e com todos os produtos de maquiagem, pois uma má escolha pode fazer com que o rosto fique com mais brilhos.

No geral, se você costuma ter brilhos o mais aconselhável é optar por produtos "oil free", isto é, sem óleo, para não piorar a oleosidade da pele e a saúde dela. No caso de dúvida, em umComo recomendamos a você que fale com um dermatologista para que lhe indique qual o produto é melhor para o seu caso.

Como ter uma pele sem brilhos - Passo 4
5

Além destes cuidados para eliminar os brilhos do rosto, também é essencial que revise os seus hábitos alimentares, pois a ingestão de produtos oleosos faz com que a pele pareça mais gordurosa e menos luminosa. É importante optar por uma dieta rica em frutas e verduras, com alimentos pobres em gordura, e limitar o consumo de açúcares; o álcool e o cigarro também são produtos nocivos para a saúde da pele e a podem fazê-la parecer mais oleosa, assim como a envelhecer mais rapidamente.

Como ter uma pele sem brilhos - Passo 5
6

Não só tem que prestar atenção na alimentação, como também é importante que opte por uma vida saudável e siga algumas regras que o ajudarão a ser mais saudável. Lembre que a pele é um reflexo do seu estado de saúde, por isso quanto mais se cuidar por dentro, mais será notável por fora. É importante descansar bem e dedicar pelo menos 8 horas por dia a dormir. Pense que quando dormimos a pele se oxigena e se restaura, por isso é essencial que descanse para poder melhorar a sua aparência.

Também é importante que beba pelo menos 2 litros de água por dia para hidratar o seu organismo e conseguir que o rosto fique bem mais saudável e sem imperfeições. O exercício físico também é essencial para conseguir eliminar toxinas, fazer o seu corpo trabalhar e conseguir que os seus poros se livrem da sujeira acumulada.

Como ter uma pele sem brilhos - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter uma pele sem brilhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como ter uma pele sem brilhos

Como ter uma pele sem brilhos
1 de 7
Como ter uma pele sem brilhos

Voltar ao topo da página