Partilhar

Como tingir o cabelo sem o danificar

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tingir o cabelo sem o danificar

Quer que seu cabelo brilhe e fique bonito, mas sem aplicar química? Fique tranquila, pois, ainda que pareça impossível, na verdade existem alguns produtos naturais que podem modificar a coloração do cabelo sem prejudicá-lo em nada, muito pelo contrário, proporcionando interessantes vitaminas que o nutrirão e farão com que fique com uma ótima aparência. Neste artigo de umComo.com.br vamos indicar alguns truques para que você saiba como tingir o cabelo sem o danificar aproveitando a coloração natural que podemos obter a partir de ingredientes que facilmente encontraremos em casa. Fácil, barato e saudável, dá para pedir mais?

Também lhe pode interessar: Como tingir o cabelo naturalmente
Passos a seguir:
1

Para poder tingir o cabelo sem o danificar é importante deixar de usar tinturas que contenham produtos químicos e amônia, pois estes tipos de produtos danificam o cabelo fazendo com que fique mais ressecado e que, com o tempo, possa chegar a ficar queimado. Por isso, você deverá optar por aproveitar os benefícios de alguns ingredientes naturais que ajudarão você a modificar a cor natural do seu cabelo dando uma tonalidade diferente e potencializando o brilho do mesmo porque, além de mudar a cor, também proporcionarão suas vitaminas e minerais fazendo com que o cabelo fique mais nutrido.

Você também precisa saber que existem hoje no mercado algumas tinturas naturais ou colorações sem química que também não usam amônia e que, portanto, são mais saudáveis e benéficas para o cabelo; no entanto, nada melhor do que usar produtos naturais para cuidar ao máximo da saúde do seu cabelo.

Como tingir o cabelo sem o danificar - Passo 1
2

A henna é um dos melhores ingredientes para tingir o cabelo na cor mogno ou com reflexos avermelhados. Se quiser dar um toque de cor ao seu cabelo, nada melhor que experimentar uma tinta feita à base deste produto que, além disso, proporciona propriedades interessantes ao seu cabelo como, por exemplo, ajuda a hidratar as pontas e, portanto, evita que se abram ou fiquem quebradiças.

Não é uma tinta permanente, costuma durar até 4 meses e, após este tempo, você deverá fazer novamente o tratamento para conseguir que seu cabelo volte a ter essa cor e fique brilhante e sedoso. Este ingrediente pode ser encontrado em qualquer loja de produtos naturais e, além dele, você deverá conseguir outros produtos como:

  • Azeite de oliva
  • Água quente
  • 1 tigela de plástico
  • 1 colher de pau

Misture tudo até obter uma textura espessa, mas que possa ser aplicada facilmente, parecida com um creme ou um xampu, apesar de ser importante considerar que a textura normal da henna é parecida ao barro, portanto, não fique agoniada.

Quando estiver pronta, você deverá aplicar esta massa sobre seu cabelo seco (pois, assim, a cor pegará melhor) com suas próprias mãos ou, melhor, com um pente para poder atingir todas as mechas. Agora você deverá deixar o produto agir em seu cabelo durante 3 ou 4 horas, quanto mais tempo deixar, mais forte e intensa será a cor, portanto, é você quem decide.

Após este tempo, enxague o cabelo com água em abundância e, depois, lave com seu xampu e condicionador habitual. Pronto!

Como tingir o cabelo sem o danificar - Passo 2
3

É possível conseguir cabelos escuros com café. Sim, você leu direito! Essa bebida indispensável para as manhãs também pode ajudar você a melhorar a aparência do seu cabelo e dar a ele um toque mais escuro, brilhante e sedoso. Ou seja, se quiser tons marrons escuros, pretos ou marrom chocolate pode apostar nesta forma de tingir o cabelo sem o danificar, pois conseguirá os resultados que procura.

Além disso, fazer este tratamento é o mais simples que há, pois você só vai precisar de preparar duas xícaras de café com o café que usa normalmente e, quando estiverem prontas, colocar em uma garrafa ou em um recipiente deixando esfriar. Vai usar o café como enxague ao lavar o cabelo, fazendo com que o último enxague seja com este ingrediente e não com água.

Verta o café por todo o cabelo tentando que chegue a todas as mechas, pois assim, conseguirá tingir todo o cabelo e que a cor fique uniforme. Ao terminar, massageie a cabeça para que o produto entre bem em todas as partes, incluindo o couro cabeludo; depois deixe agir durante meia hora.

Após este tempo você só deverá enxaguar o cabelo com água e lavar com xampu. Pode repetir este tratamento uma vez por mês para que a cor permaneça ou, se quiser escurecê-lo ainda mais pode repeti-lo uma ou duas vezes por semana.

Como tingir o cabelo sem o danificar - Passo 3
4

Se quiser o cabelo mais escuro, mas, além disso, quiser cobrir os fios brancos, você não pode deixar de testar este outro método de tingimento natural: as folhas de nogueira. É um produto usado desde sempre para conseguir escurecer o cabelo, mas também para melhorar seu aspecto com uma saúde reforçada e um brilho mais intenso.

Para fazer este tingimento caseiro você terá de conseguir folhas de nogueira secas (disponíveis em lojas de produtos naturais) ainda que, também, possa pegar em folhas frescas e deixá-las secar durante alguns dias. Quando estiverem prontas, terá de fervê-las em uma panela com água e deixá-las durante 15 minutos; depois coe a água e retire as folhas.

O líquido resultante é o que você deverá aplicar em seu cabelo mecha por mecha para que fique completamente coberto. Deverá deixar agir durante 30 minutos para depois enxaguar com água morna. Repita este tratamento duas vezes por mês (1 vez a cada 15 dias) e assim conseguirá que seu cabelo fique pintado de forma natural mas, além disso, sem fios brancos!

A sálvia também pode a ajudar a cobrir os fios brancos.

Como tingir o cabelo sem o danificar - Passo 4
5

Quer um cabelo mais claro? Então a camomila é a melhor forma de tingir seu cabelo sem o danificar. Este ingrediente natural tem sido muito usado em xampus e tratamentos para enxaguar o cabelo, pois tem propriedades clareadoras que conseguem diminuir um pouco o tom natural. Mas se tiver o cabelo escuro ou preto, a camomila não servirá, pois não contém química. É recomendada basicamente para pessoas com o cabelo marrom ou claro que querem um tom mais dourado.

Para preparar este tingimento você deverá preparar uma infusão de camomila e, depois, deixá-la esfriar antes de aplicar no cabelo. Deverá distribuí-la corretamente por todas as áreas e mechas com uma leve massagem circular que ativará a circulação permitindo que suas propriedades penetrem melhor no interior do cabelo. Deixe-a agir durante meia hora e, depois, enxague e lave com seu xampu habitual.

Um conselho: se quiser que o cabelo fique mais louro, você pode adicionar o suco de um limão à mistura pois, assim, conseguirá um resultado mais claro graças às propriedades clareadoras que esta fruta também possui.

Como tingir o cabelo sem o danificar - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tingir o cabelo sem o danificar, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como tingir o cabelo sem o danificar

O que lhe pareceu o artigo?

Como tingir o cabelo sem o danificar
1 de 6
Como tingir o cabelo sem o danificar

Voltar ao topo da página