PARTILHAR

Como tirar as espinhas com bicarbonato

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 dezembro 2020
Como tirar as espinhas com bicarbonato

As espinhas são o resultado de infecções que se geram nos poros da pele e que acabam por supurar em forma de pequenas protuberâncias, sejam avermelhadas, com pontos pretos ou amarelados. Há muitas causas que explicam o aparecimento das espinhas, como as mudanças hormonais que ocorrem na adolescência, uma higiene inadequada, o estresse ou como efeito colateral de algum medicamento. Se tem este problema, de certeza que já experimentou alguns remédios caseiros para melhorar a condição da sua pele, por isso se está procurando saber como tirar as espinhas com bicarbonato neste artigo de umCOMO vamos explicar para você. O bicarbonato é perfeito para isso, já que se trata de um ingrediente econômico, fácil de aplicar e muito eficaz que pode ajudar você.

Também lhe pode interessar: Como tirar as espinhas com alho
Passos a seguir:
1

As razões pelas quais os benefícios do bicarbonato para nosso corpo são vários e, especialmente, é tão eficaz para tirar as espinhas, têm a ver com o fato de atuar como um ácido pouco agressivo, com a capacidade para ajudar a restaurar o equilíbrio do PH da pele, melhorando sua aparência, sem danificar a pele.

Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas que combatem a ação das bactérias e agentes infecciosos que se encontram nos poros. Por último, o bicarbonato pode eliminar o excesso de sebo gerado pela hiperestimulação das glândulas sebáceas. Todas estas razões fazem do bicarbonato um remédio eficaz contra as espinhas.

Como tirar as espinhas com bicarbonato - Passo 1
2

Se não conseguiu prevenir a acne e agora as espinhas são um problema, a maneira mais simples de tirá-las é usando bicarbonato misturado com água antes de aplicar. Siga estas simples instruções para fazer um esfoliante de bicarbonato eficaz e se livrar das espinhas:

  1. Adicione 1/4 de xícara de bicarbonato em um recipiente.
  2. Aos poucos vá adicionando água até se formar uma massa homogênea.
  3. Molhe uma toalha com água quente e passe-a suavemente por seu rosto para dar um toque de vapor que prepare a pele para o tratamento.
  4. Aplique a massa nas espinhas e faça massagens circulares com seus dedos de forma vigorosa durante pelo menos um minuto.
  5. Depois enxague o rosto com bastante água morna, seque sua pele e aplique seu creme hidratante de sempre.
Como tirar as espinhas com bicarbonato - Passo 2
3

A mesma combinação de água e bicarbonato pode servir para criar uma máscara facial que ajude você a combater as espinhas. Para conseguir uma máscara facial de bicarbonato siga estes passos:

  1. Misture 3 colheres de sopa de bicarbonato com 2 colheres de sopa de água.
  2. Deveria obter uma massa de consistência parecida à pasta de dentes, adicione mais água se ficou muito espessa ou adicione mais bicarbonato se estiver muito líquida.
  3. Após ter lavado seu rosto com um sabão para peles oleosas, use a mistura de bicarbonato para cobrir as espinhas ou as áreas problemáticas (testa, nariz, queixo, etc.).
  4. Deixe que a mistura atue em toda esta zona do seu rosto por umas duas horas e depois enxague com bastante água morna.
4

Além disso, um produto de limpeza facial muito eficaz para tirar as espinhas consegue-se com a mistura dos seguintes ingredientes:

  • Bicarbonato
  • Suco de limão
  • Sal marinho

O efeito esfoliante do limão e do sal junto às propriedades antissépticas do bicarbonato fazem desta mistura um forte aliado contra a acne. Para prepará-lo siga estas simples instruções:

  1. Misture em uma vasilha 1/4 de xícara de suco de limão com 1/4 de xícara de bicarbonato.
  2. Quando formar a massa, adicione uma colher de sopa de sal marinho e mexa mais até estar homogêneo.
  3. Com o rosto limpo, aplique a mistura com um algodão e deixe agir por 10 minutos.
  4. Após esse tempo, retire com uma toalha embebida em água morna ou com bastante água morna.
Como tirar as espinhas com bicarbonato - Passo 4
5

Há algumas coisas a ter em conta antes de tirar as espinhas com bicarbonato, já que por vezes não é recomendável seu uso ou usar em excesso:

  • Nenhuma mistura com bicarbonato deve ser aplicada diariamente, já que tende a ressecar a pele se usada em excesso. Os tratamentos devem ser feitos umas duas ou três vezes por semana.
  • Se é a primeira vez que vai aplicar bicarbonato no rosto, tente fazer em uma área pequena para comprovar que não gera nenhuma reação adversa em sua pele.
  • É normal que a pele arda um pouco ao tirar as espinhas com este produto, no entanto, o mal-estar não pode ser insuportável. Se for o seu caso, retire a mistura de imediato e lave seu rosto com um sabão neutro.
  • Faça um registro do estado de sua pele, assim poderá comprovar se o bicarbonato está sendo eficaz.
  • Se há muito poucas espinhas, o ideal é aplicar a mistura apenas nelas, não em todo o rosto.
  • Caso tenha pele sensível, pode adicionar gel de aloe vera à mistura para torná-la mais refrescante e menos irritante. O gel extrai-se cortando um talo de aloe vera e tirando as bordas e a pele que protege o gel.
  • Se sua pele começar a ressecar ou a descascar, pode espaçar os períodos de tempo do tratamento para permitir que se recupere e gere novamente seus óleos naturais.

Se gostou de aprender como tirar as espinhas com bicarbonato, certamente interessará a você também conhecer outras aplicações deste produto na nossa pele, como por exemplo fazer uma máscara de bicarbonato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar as espinhas com bicarbonato, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tirar as espinhas com bicarbonato
1 de 4
Como tirar as espinhas com bicarbonato

Voltar ao topo da página ↑