Como tirar cravos do nariz - 13 técnicas caseiras

Como tirar cravos do nariz - 13 técnicas caseiras

A pele do rosto é de grande importância para homens e mulheres. Acne e cravos são imperfeições bem incômodas, pois é algo que as pessoas notam assim que olham para nós. Embora os cravos, também chamados de pontos pretos, não representem um problema grave, eles podem deixar sua pele com um aspeto descuidado e oleoso, uma vez que são causados pelo excesso de sebo. Ninguém quer isso, não é mesmo? Para evitar esse aspeto oleoso e marcado da pele, o umCOMO sugere algumas dicas que ajudam a deixar a sua pele limpa e lisinha. Existem várias técnicas para a remoção dos pontos pretos, com diferentes ingredientes e métodos. Se gostaria de saber como tirar cravos do nariz com facilidade, continue lendo esse artigo.

Antes: abrir os poros com vapor

Para que os métodos que vamos mostrar para tirar cravos no nariz deem bons resultados, o melhor é que antes de os aplicar no rosto dedique uns minutos a abrir os poros com vapor.

Como fazer isso? É muito simples, você só precisa esquentar água em um recipiente ou panela até ferver, retirar do fogo e esperar uns minutos para não se queimar. Depois, coloque-a sobre uma superfície plana e dura, como uma mesa, aproxime o rosto da panela e cubra a cabeça com uma toalha para que não escape o vapor. Fique nesta posição durante uns 10 minutos para que o vapor chegue ao rosto e todos os poros se abram e liberem o sebo e a gordura.

Máscaras caseiras para tirar cravos

Uma vez finalizado o tratamento com vapor, será o momento perfeito para aplicar alguma das seguintes loções ou máscaras caseiras para eliminar os cravos de forma definitiva da zona do nariz:

Como tirar cravos do nariz com bicarbonato

adicione 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um recipiente com água e mexa até formar uma massa homogênea. Cubra o nariz com esta mistura, realize uma massagem circular sobre a zona e deixe atuar durante 10 minutos. Por último, enxague com água fria ou morna.

Como tirar cravos do nariz com sal

Misture um pouco de leite com 2 colheres de sopa de sal até obter uma massa com consistência arenosa. Use-a como esfoliante sobre o nariz para fazer desaparecer os cravos e as espinhas.

Como tirar cravos do nariz com limão

misture um pouco de infusão de camomila, 2 colheres de sopa de açúcar e umas gotas de suco de limão natural. Aplique a loção obtida na área do nariz e faça massagens circulares durante uns minutos.

Tirar cravos do nariz com adesivo

Um dos métodos mais fáceis para tirar cravos do nariz é o uso de adesivos próprios para esse efeito. Essas tiras podem ser encontradas nem farmácias e lojas especializadas e são próprias para a zona T e queixo, as regiões do rosto que acumulam mais oleosidade. Basta colocá-las, esperar o tempo recomendado pelo fabricante e remover, "arrancando" os cravos com a tira.

No entanto, essas tiras podem ser um pouco caras e nem todo o mundo pode se dar ao luxo de comprá-las. Por esse motivo, o umComo recomenda algumas técnicas com ingredientes caseiros que revelam resultados igualmente eficazes no próximo item.

Como tirar cravos do nariz com gelatina

Essa máscara não deve ser usada por pessoas alérgicas a leite ou gelatina. Para fazer uma máscara de gelatina que tira os cravos do nariz com eficácia, confira as instruções:

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de gelatina
  • 1 colher e meia (de sopa) de leite

Aplicação para tirar cravos no nariz com gelatina incolor

  1. Misture a gelatina e o leite em uma vasilha que possa ir ao microondas. Mexa os ingredientes até conseguir uma mistura homogênea.
  2. Coloque o líquido no microondas por dez a quinze segundos, de acordo com a potência do seu aparelho.
  3. Retire do microondas e toque para saber se a temperatura está muito quente para colocar no nariz. Se a temperatura estiver boa, aplique a mistura sobre o nariz com a ajuda dos dedos. Se a mistura estiver demasiado grossa, é provável que ela não seque.
  4. Depois de aplicar, aguarde por um período entre 10 e 15 minutos ou até a máscara secar na totalidade. É natural que a gelatina se torne transparente quando seca.
  5. Remova a máscara de gelatina do nariz com cuidado. Os cravos e outras sujeiras saíram grudados na máscara, deixando os poros limpos.

Dica: Essa máscara pode ser usada em outras zonas como o queixo e a testa. Evite áreas do rosto sensíveis como os olhos.

Como tirar cravos do nariz com fubá

Para fazer uma máscara de fubá aveia e tirar os cravos do nariz com ingredientes completamente naturais, dê uma olhada nesses truques:

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de aveia triturada
  • 1 colher e meia (de chá) de fubá
  • 1 colher ( de sopa) de Mel
  • 1 Maçã

Como usar máscara de aveia

  1. Coloque a aveia triturada, a fubá e o mel dentro do liquidificador.
  2. Bata até obter uma mistura de consistência pastosa.
  3. Descasque a maçã e corte em pedaços.
  4. Coloque-a no liquidificador e bata até a mistura voltar a ficar uniforme.
  5. Aplique a mistura no nariz, de forma generosa, com movimentos circulares. Deixe por alguns minutos e retire com água morna.

Óleo de melaleuca para pele e cravos

Para aprender a remover os cravos do nariz com óleo de melaleuca, dê uma olhada nessa técnica:

  1. Comece por lavar bem o rosto com um sabonete adstringente para eliminar as sujeiras da pele.
  2. Misture meia colher (de chá) de pó de café e uma colher de iogurte natural para fazer um esfoliante caseiro.
  3. Aplique na zona afetada com movimentos circulares, massageando de forma bem gentil. O esfoliante deixa a pele macia e hidratada e remove as células mortas.
  4. Em meio copo de água morna, coloque 10 gotas de óleo essencial de melaleuca. Umedeça alguns pedaços de algodão com o líquido e coloque-os sobre o rosto, nas regiões com cravos. Deixe os algodões no rosto por 20 minutos, isso vai facilitar a posterior extração dos cravos.
  5. Depois do tempo de pausa, lave bem as mãos e envolva as unhas com gaze para não criar machucados. Aperte o cravo procurando usar apenas a ponta dos dedos e não as unhas.
  6. Aplique um tônico e um hidratante depois do processo para recuperar a pele. Antes de sair de casa, passe um pouco de protetor solar.

Como tirar cravos do nariz com cola branca

Na falta dos ingredientes naturais, a cola branca (atóxica) pode ser usada para tirar os cravos do nariz e de outras zonas do rosto:

  1. Lave bem o rosto com água e sabão para abrir os poros.
  2. Seque gentilmente com uma toalha e passe um pouco de cola branca (cola escolar) na zona.
  3. Espere que a cola seque e aplique outra vez por cima.
  4. Espere 5 minutos e remova a cola. Olhando para a camada de cola que saiu, deve ser possível distinguir os cravos grudados na cola.
  5. Em seguida, lave o nariz com água fria para fechar os poros.

Como tirar cravos do nariz com agulha

Você sabia que é possível remover cravos do nariz com agulha de costura? Os dermatologistas usam uma agulha própria para este efeito mas, se você não tem uma, pode usar a das roupas mesmo. Confira o passo a passo:

  1. Comece por esterilizar a agulha com álcool.
  2. Em seguida, passe um algodão embebido em água morna na pele para abrir e suavizar os poros.
  3. Passe a agulha na pele, tocando a derme apenas com o olho (buraquinho onde você coloca a linha) e fazendo movimentos repetidos de cima para baixo e de baixo para cima. Passe na frente e nas laterais do nariz para recolher toda a gordurinha acumulada na pele.
  4. Molhe a pele as vezes que forem necessárias e continue o procedimento até obter resultados satisfatórios.

Atenção: é normal se o nariz fica vermelho, você verá que logo passa.

Como tirar cravos do nariz com pinça

A pinça removedora de cravos é uma verdadeira maravilha. Este utensílio foi desenhado para facilitar o procedimento de tirar cravos, e suas pontas não são como uma pinça comum: são redondas, apertando a pele entre elas para que todo sebo acumulado na pele seja expulso.

Para remover cravos com pinça, recomendamos que você siga o primeiro apartado para abrir os poros e remover as impurezas do seu nariz, fechando as pontas da pinça na pele do nariz. Não esqueça de finalizar com água fria para fechar os poros.

Como tirar cravos do nariz com pasta de dente

Embora muita gente esteja usando pasta de dente para tirar cravos do rosto, os dermatologistas não recomendam esta prática em nenhuma circunstância.

A pasta de dente contém substâncias ácidas para retirar as bactérias do rosto, assim como outras criadas para clarear o esmalte que podem ser muito prejudiciais para a sua pele. Além de ser uma técnica com 0 eficácia comprovada, o uso de pasta de dentes para acabar com cravos pode provocar dermatite de contato.

Como tirar cravos com fio dental

Sim, também é possível remover cravos com fio dental de um jeito eficaz e prático. Leia o passo a passo em seguida:

  1. O ideal é que esta técnica seja aplicada após o banho. Contudo, você também pode ferver um pouco de água, colocar em uma bacia e deixar o rosto sobre o vapor por alguns segundos para abrir os poros (como no primeiro ponto). Um jeito ainda mais prático consiste em colocar algodão embebido em água morna sobre a pele.
  2. Usando um fio dental de qualquer marca, deslize o fio sobre as zonas a tratar com uma pressão leve. Você vai conseguir ver os cravos grudados no fio dental.

Esta técnica não remove 100% dos cravos, mas é um jeito rápido e eficiente de remover as impurezas mais notórias.

Limpeza de pele caseira para tirar cravos

Se você não sabe como fazer uma limpeza de pele caseira em que se removem as espinhas e os cravos, dê uma olhada nessas dicas:

  1. Para fazer limpeza de pele em casa, comece por enrolar gaze nos polegares e indicadores para proteger a pele de machucados e impurezas das unhas.
  2. Já com os dedos cobertos, aperte suavemente os cravos até que saiam completamente. Se o cravo estiver muito profundo e não sair, não insista ou poderá deixar marcas na pele.
  3. Quando terminar, lave o rosto com um sabonete e aplique um tônico facial ou soro fisiológico no rosto.

Dica: Saiba mais sobre este procedimento, acessando esse artigo que explica como fazer uma limpeza de pele em casa.

Como acabar com cravos no nariz - recomendações

  • Antes de passar qualquer máscara no rosto, é importante que a pele esteja bem limpa, livre de suor, poluição ou maquiagem. Uma pele suja poderá ficar com ainda mais acne depois da máscara para tirar os cravos do nariz.
  • Corte as unhas antes de apertar os cravos. Mesmo com gazes ou algodão, o risco de proliferação de bactérias é maior do que com unhas curtinhas.
  • De forma a prevenir o aparecimento de cravos no nariz, esfolie o rosto duas vezes por semana. Saiba por que usar esfoliante, conferindo essas informações.
  • Prefira produtos hidratantes sem óleo adequados ao seu tipo de pele.
  • Beba muita água, faça uma alimentação equilibrada e controle o estresse para diminuir o aparecimento de cravos.
  • Se você também sofre deste problema na zona da mandíbula, confira também esse artigo que explica como acabar com cravos no queixo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar cravos do nariz - 13 técnicas caseiras, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.