Outros Cuidado das mãos e pés

Como tirar mancha de cigarro dos dedos - métodos eficazes!

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 17 agosto 2017
Como tirar mancha de cigarro dos dedos - métodos eficazes!

As consequências perigosas e nocivas do cigarro para a nossa saúde não são segredo para ninguém. Contudo, os riscos do tabaco não se centram apenas no dano que podem provocar nos nossos pulmões e sistema circulatório, mas também na fumaça do cigarro que deixa marcas na pele, como manchas nos dedos.

Quer seja por você ter deixado de fumar e querer remover estas manchas feias ou por ser fumante e querer remover essas manchas, no seguinte do artigo do umCOMO encontrará os melhores remédios caseiros e naturais, assim como outras técnicas para que saiba como tirar mancha de cigarro dos dedos!

Também lhe pode interessar: Como curar os fungos das unhas dos pés

Índice

  1. Porque os dedos ficam amarelos?
  2. Tirar manchas dos dedos com limão
  3. Eliminar manchas de nicotina nos dedos com batata
  4. Como remover mancha amarela das unhas com aspirina
  5. Tirar manchas de cigarro com pedra-pomes

Porque os dedos ficam amarelos?

Nem todos os fumantes têm manchas nas mãos. Isto acontece porque existem fatores chave para o aparecimento deste tom amarelo nos dedos e nas unhas. A primeira, evidentemente, são os componentes presentes no fumo do tabaco. Compostos como o alcatrão e a nicotina aderem à derme, assim como a paredes, roupa e outras superfícies, deixando uma mancha marrom ou amarela. Ao mesmo tempo, estas substâncias vão irritando e ressecando a pele, o que faz com que ganhem essa tonalidade.

Por outro lado, existe o fator da postura. Isso quer dizer que, para que estas manchas se produzam, é necessário que o fumante segure o cigarro de determinada maneira para fazer com que a fumaça entre em contato com os dedos e as unhas. É por isso que se recomenda que os fumantes seguram o cigarro de forma a fazer com que o fumo suba na direção oposta à pele, não entrando em contato com ela.

Tirar manchas dos dedos com limão

O limão é um dos melhores e mais eficazes remédios para tirar qualquer tipo de mancha da pele. A sua composição faz dele um clareador natural e, além disso, o ácido cítrico ajuda a esfoliar a pele, removendo as células mortas e fazendo com que o tom de pele volte ao seu estado original.

As formas de usar esta fruta para remover as manchas nos dedos e unhas são várias:

  • Esprema dois ou três limões e coloque o seu suco em uma taça. Coloque as mãos dentro por 5 minutos e limpe-as com água até desparecerem as manchas.
  • Impregne um pouco de algodão com suco de limão e esfregue as mãos até desaparecerem.
  • Esfregue a casca do limão sobre a pele durante 5 minutos.
  • Umedeça as mãos com um pouco de azeite de oliva e esfregue a polpa de meio limão sobre elas.
Como tirar mancha de cigarro dos dedos - métodos eficazes! - Tirar manchas dos dedos com limão

Eliminar manchas de nicotina nos dedos com batata

A batata também é outro dos produtos que você pode utilizar para limpar a nicotina e o alcatrão. Além disso, explicamos de uma forma muito simples como fazer um esfoliante caseiro que servirá como elemento de limpeza.

Coloque um pouco de azeite de oliva nos dedos e nas mãos para umedecer e hidratar a pele. Em seguida, esfregue vigorosamente meia batata nas mãos e unhas e nas zonas onde tenha manchas por 5 a 10 minutos. Depois de terminar, deixe as mãos repousar sem lavar por 10 minutos mais e, quando estiverem secas, lave-as com uma mistura de sabão e açúcar. A fricção do açúcar na sua pele vai ajudar a levantar a pele morta e a equilibrar a cor da sua pele.

Como tirar mancha de cigarro dos dedos - métodos eficazes! - Eliminar manchas de nicotina nos dedos com batata

Como remover mancha amarela das unhas com aspirina

A aspirina é, provavelmente, o medicamento mais famoso do planeta. Usada, sobretudo, para as dores de cabeça, para a febre e como anticoagulante, durante décadas foram surgindo novas funções e benefícios para a nossa saúde.

Além de tudo o que pode fazer pela saúde, a aspirina tem outros usos que muita gente desconhece. Estas pastilhas possuem um componente lipossolúvel que se chama beta-hidroácido, um elemento usado regularmente para a fabricação de cremes e esfoliantes para limpar e aclarar a pele. Este composto pode eliminar manchas e desfazer-se de células mortas da pele, conseguindo um tom mais uniforme.

Se quer usar aspirina para eliminar as manchas das suas mãos provocadas pelos cigarros, apenas necessita de desfazer uma aspirina em um pouco de água, fazendo com que o resultado seja uma pasta espessa. Esta pasta deve ser espalhada sobre a mancha, deixando atuar durante 15 minutos para remover depois com água fria.

Como tirar mancha de cigarro dos dedos - métodos eficazes! - Como remover mancha amarela das unhas com aspirina

Tirar manchas de cigarro com pedra-pomes

A pedra-pomes é um mineral de origem vulcânica que tem numerosas aplicações no campo da cosmética, da beleza e da saúde da pele. Além de ser o produto estrela na eliminação da pele morta e calos por ser um excelente esfoliante e ter uma abrasão suave, os seus componentes são usados na elaboração de pastas de dentes.

Devemos esclarecer que esta solução apenas deve ser usada quando as anteriores não funcionam. Basta esfregar com suavidade a pedra sobre a mancha, umedecendo previamente a pele com um pouco de óleo ou creme hidratante. Se for usada em excesso, pode danificar a pele, sendo pior o remédio do que o problema original. Assim sendo, recomendamos que, depois de fazer o tratamento, continue usando os outros enumerados antes.

Veja também: Como disfarçar o cheiro de cigarro da boca

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de cigarro dos dedos - métodos eficazes!, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
jose
Após a limpeza, todas as manhâs, passar qualquer tipo de creme a base de vas elina nos dedos que você segura o cigarro para que forme uma película sobre os dedos e nunca mais seus dedos ficarão amarelos.
1 de 4
Como tirar mancha de cigarro dos dedos - métodos eficazes!