Como tirar o bronzeado

Como tirar o bronzeado

Durante o verão, enquanto muita gente quer ficar com marquinha rápido, algumas pessoas acabam se bronzeado sem perceber e ficando com certas 'marquinhas' não tão desejadas assim, como marca de camiseta na pele e até no pé. Assim como os casos de quando vamos à praia ou à piscina e acabamos nos bronzeando um pouco a mais. Então, se o objetivo é remover o bronzeado ou as marquinhas indesejadas, neste artigo do umCOMO damos algumas dicas simples que você pode colocar em prática para conseguir um tom de pele uniforme e sem marcas indesejadas provocadas pelo sol. Continue lendo e descubra como tirar o bronzeado de forma fácil.

Quanto tempo dura um bronzeado de sol?

Quando ficamos com um bronzeado irregular na pele, as primeira dúvidas que surgem são: quanto tempo dura um bronzeado de sol? Como tirar bronzeado?De acordo com a dermatologista Violeta Tortelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em entrevista ao jornal Extra[1], a renovação da pele até o tom anterior demora cerca de 21 a 28 dias.

Durante esse período, você deve caprichar na hidratação e na proteção solar. Inclusive, se você é do tipo que só usa protetor solar na praia e piscina (ou às vezes nem isso), é melhor rever o costume, já que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer[2], a variante mais comum da doença no Brasil é o câncer de pele, e a melhor forma de prevenção é usando protetor solar diariamente.

Se sua questão é como igualar a cor do corpo, usar o protetor solar é praticamente um imperativo. Você também pode buscar uma clínica dermatológica que ofereça procedimentos como peelings e lasers específicos para quebra das moléculas de melanina, que é o que confere o bronzeado. Procure um dermatologista para saber mais!

Como tirar o bronzeado com esfoliação

Apesar do próprio corpo expulsar por si mesmo as células mortas da pele durante o ciclo de 21 a 28 dias, para acelerar a eliminação do bronzeado o melhor é esfoliar o corpo e o rosto duas vezes por semana, utilizando um esfoliante específico para cada uma das partes do corpo. Desta forma, conseguirá eliminar a camada superficial da pele dando lugar à pele que não está bronzeada que se encontra por baixo e tirar a marca de sol.

Esfoliantes para remover bronzeado

Não sabe qual esfoliante usar? Temos algumas receitas úteis de esfoliantes que vão ajudar a remover o bronzeado:

  • Como fazer um esfoliante de café
  • 4 esfoliantes caseiros para região íntima
  • Como fazer esfoliantes caseiros para o rosto

Não se esqueça que depois da esfoliação para tirar marca de sol, será necessário hidratar muito bem a pele aplicando um creme hidratante. Repita este passo (hidratação) várias vezes ao dia para conseguir que a pele se regenere de forma mais rápida.

Quando vez que tomar banho, é preferível ensaboar o corpo utilizando uma esponja vegetal e esfregar a pele com ela de forma suave. Este tipo de esponjas são ideais para favorecer a esfoliação da pele e eliminar todas as células mortas, conseguindo assim que o bronzeado dure menos tempo. Lembre-se de limitar o uso da esponja a uma ou duas vezes por semana.

Mas atenção! Não esfolie a pele que está queimada de sol e inflamada. Isso só deixará área mais irritada. Nesse caso, o melhor a se fazer é investir em cremes hidratantes com propriedades calmantes para a pele.

Como tirar marca de sol com bicarbonato

O bicarbonato possui propriedades alcalinas que acalmam as queimaduras solares. Se você estiver com uma queimadura, faça uma compressa com bicarbonato e água, pois irá ajudar a melhorar as dores. Já para tirar marca de sol com bicarbonato, basta utilizá-lo como um esfoliante natural, assim você poderá obter os melhores benefícios desse produto. Lembre-se sempre que hidratar a pele após a esfoliação é fundamental.

Como tirar marca de sol: sauna

A saunas, ou banhos de vapores, também são boas alternativas quando queremos nos livrar do bronzeado o quanto antes. Estes permitem que os poros da pele se abram com mais facilidade, pelo que proporcionam uma limpeza da pele profunda e ajudam a diminuir o bronzeado.

Pepino para acalmar pele bronzeada

O pepino é um alimento que além de favorecer a eliminação do bronzeado, acalma e alivia os incômodos e o ardor provocados pelas queimaduras do sol. Assim, se a sua pele se encontrar ressentida depois de uma jornada na praia ou na piscina, não hesite em liquidificar um pepino e aplicar o seu suco sobre a área dolorida.

Como tirar marca de sol do braço

Tanto a esfoliação, quando a hidratação, mencionadas anteriormente, são fundamentais para permitir que pele se recupere de forma rápida e saudável para tirar o bronzeado. Mas o antídoto para acabar de vez com marca de camiseta na pele e o truque para como tirar marca de sol das pernas e outras marcas de bronze indesejadas é justamente o culpado: o sol. E afinal, como tirar marca de camiseta da pele e como tirar marca de short da perna?

Nesse caso, o indicado é expor-se ao sol com protetor solar aplicado igualmente em todas as partes e nas horas de segurança do sol (antes das 10h e depois das 16h) e ter paciência para repetir esse ritual durante a semana. Você vai ver, logo terá conseguido tirar o bronzeado em partes específicas.

Se você está sofrendo desse problema nos pés e tem dúvidas sobre como tirar bronzeado do pé, sugerimos que leia o artigo sobre como tirar marca de chinelo do pé.

Agora, se o objetivo é tirar o bronzeado completamente, será preciso ter paciência. Além de seguir os conselhos acima, não se esqueça do protetor solar e de tudo aquilo que possa te proteger dos raios solares nos momentos mais quentes do dia.

Leia também: Como reduzir a melanina da pele

Como tirar bronzeado artificial da pele

O que você pode não saber é que o bronzeamento artificial em câmaras é uma prática proibida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2009, devido aos riscos que essa prática apresenta à saúde. No entanto, mesmo assim não é incomum encontrar clínicas estéticas que ofereçam esse serviço.

Se você se bronzeou em uma dessas câmaras ou usou a técnica de bronzeamento a jato e não gostou do resultado, saiba que é possível tirar o bronzeado artificial da pele. Nesse caso, você pode aplicar a maioria das técnicas que já são utilizadas para remover o bronzeado natural, bem como algumas outras. Vejamos:

  • Óleos vegetais: cubra a sua pele com óleos vegetais como de gergelim, semente de uva ou amêndoa e deixe por cerca de meia hora. Passado esse período, tome um banho para remover o óleo e o excesso de bronze.
  • Vinagre: aplique vinagre na região por um ou dois minutos e enxágue. Este é mais útil para manchas pontuais.
  • Banho de piscina: por incrível que pareça, o cloro usado nas piscinas pode ser um excelente aliado na remoção do bronzeamento artificial. Aproveite para curtir a piscina e tomar um banho caprichado depois, fazendo uma esfoliação leve seguida de hidratação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o bronzeado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. AZEVEDO, Evelin. Pegou sol e ficou com marca da camisa? Saiba como deixar o tom de pele uniforme. Extra. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/pegou-sol-ficou-com-marca-da-camisa-saiba-como-deixar-tom-de-pele-uniforme-23517039.html>. Publicado em 13 de março de 2019. Acesso em 23 de março de 2021.
  2. INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Câncer de pele não melanoma. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma>. Publicado em 04 de março de 2021. Acesso em 23 de março de 2021.
Bibliografia
  • MARIE CLAIRE. 5 problemas de beleza que podem ser resolvidos com bicarbonato de sódio. Disponível em: <https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2014/08/5-problemas-de-beleza-que-podem-ser-resolvidos-com-bicarbonato-de-sodio.html>. Publicado em 09 de agosto de 2014. Acesso em 23 de março de 2021.
  • SBD. Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta: bronzeamento artificial é proibido no Brasil desde 2009. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/sociedade-brasileira-de-dermatologia-alerta-bronzeamento-artificial-e-proibido-no-brasil-desde-2009/#:~:text=Na%20M%C3%ADdia-,Sociedade%20Brasileira%20de%20Dermatologia%20alerta%3A%20bronzeamento%20artificial,proibido%20no%20Brasil%20desde%202009&text=%E2%80%9CApesar%20dos%20estudos%2C%20infelizmente%20in%C3%BAmeras,pa%C3%ADses%E2%80%9D%2C%20afirma%20a%20Dra.>. Publicado em 07 de março de 2019. Acesso em 23 de março de 2021.
  • NICHOLSON, Alix. 10 dicas para consertar o bronzeamento artificial que deu errado. Marie Claire. Disponível em: <https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2019/09/10-dicas-para-consertar-o-bronzeamento-artificial-que-deu-errado.html>. Publicado em 22 de setembro de 2019. Acesso em 23 de março de 2021.