Como tirar pelo encravado na sobrancelha - seguro e eficaz

Como tirar pelo encravado na sobrancelha - seguro e eficaz

“Se os olhos são a janela da alma, as sobrancelhas são as cortinas”, diz o dito popular. Pelos encravados na sobrancelha são muito dolorosos e incomodam aqueles que se preocupam em manter uma boa aparência, pois propiciam uma inflamação no local. Muitas vezes, o pelo encravado na sobrancelha surge quando se realiza depilação com cera no local - o que deve ser evitado a todo custo, pois a depilação com cera deixa a pele flácida à longo prazo. Use sempre uma pinça! No entanto, se infelizmente a situação já ocorreu e você está com um fio encravado na sobrancelha, umCOMO tem a solução: confira nosso guia sobre como tirar pelo encravado na sobrancelha!

Como tirar pelo encravado na sobrancelha

Existem basicamente duas boas técnicas para tirar pelo encravado na sobrancelha: utilizar o calor para dilatar os poros ou esfoliar a região onde há pelo encravado. Exploraremos essas duas possibilidades nas linhas a seguir.

Método 1: calor

A água quente e o vapor d’água auxiliam na dilatação dos poros da pele - o calor faz os poros se abrirem, o que facilita muito na hora de tirar pelo encravado na sobrancelha. Esquente um pouco de água até uma temperatura suportável para sua pele (não queremos uma queimadura, não é mesmo?). Transfira a água para uma vasilha e molhe uma gaze ou uma toalha pequena para realizar uma compressa. Cubra a região do pelo encravado com a gaze e deixe agir por uns minutos. Repita o procedimento até sentir que os poros da região estão mais abertos. Com uma nova gaze, esprema delicadamente a zona para soltar o pelo e posteriormente puxe-o com uma pinça.

Método 2: esfoliação

Outra boa opção para tirar pelo encravado na sobrancelha é utilizar a técnica da esfoliação. Você pode comprar um creme esfoliante na farmácia ou conferir nosso artigo sobre como fazer esfoliantes caseiros para o rosto. O esfoliante atua removendo as células mortas e desobstruindo o folículo capilar, ou seja, removendo a camada que impede a retirada do pelo encravado. Lave o rosto previamente e aplique o esfoliante na sobrancelha. Massageie o local com movimentos circulares, especialmente a área onde está o pelo encravado. Remova o produto do rosto e, com uma gaze, esprema a região como quando vamos espremer uma espinha, porém apenas o suficiente para trazer o pelo mais à superfície. Tente removê-lo com uma pinça. Pronto!

Você também pode tentar combinar as técnicas de calor e esfoliação. Contudo, lembre-se de aplicar um creme hidratante adequado ao rosto em seguida, pois esses procedimentos podem ser muito agressivos para à pele quando combinados. Se o pelo estiver muito difícil de remover, consulte um dermatologista.

Como tratar pelo encravado na sobrancelha

O pelo encravado na sobrancelha pode ser tratado com medicamentos receitados apenas por médico dermatologista credenciado no Conselho Regional de Medicina. Muitas vezes, receita-se ácidos ou secativos que só podem ser comprados com receita médica. No entanto, também é possível tratar pelo encravado na sobrancelha com tratamentos caseiros. Lembramos que nunca se deve descartar a opinião de um profissional da saúde, portanto consulte um médico.

Pelo encravado inflamado - tratamento caseiro

Caso você opte por tratar pelo encravado inflamado com tratamento caseiro, é bom saber que há diversas opções de tratamento. Exploraremos algumas aqui, como utilizar óleos essenciais e outros produtos naturais.

Você pode aplicar óleo de melaleuca em seu pelo encravado inflamado. Pingue algumas gotas do óleo em um cotonete e aplique na região. A melaleuca tem diversas propriedades antibacterianas e antifúngicas, o que ajuda a combater infecções na pele.

O própolis é um produto natural produzido pelas abelhas para defender a colmeia de invasores como bactérias e fungos. Ele é um composto com diversas propriedades benéficas ao organismo e pode ser utilizado da mesma maneira que o óleo essencial de melaleuca.

Um outro tratamento caseiro para pelo encravado inflamado é o vinagre de maçã, pois as propriedades ácidas do vinagre matam as bactérias que podem estar causando o pelo encravado. Umedeça um pedaço de algodão ou uma gaze com um pouco de vinagre de maçã e aplique sobre o local por cerca de dez minutos. Lave depois o rosto com água fria para fechar os poros. Você também pode realizar esse mesmo procedimento com um pouco de bicarbonato de sódio dissolvido em água - o bicarbonato irá limpar as células mortas do local.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar pelo encravado na sobrancelha - seguro e eficaz, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.