Como tirar pelos do nariz

Como tirar pelos do nariz
Imagem: menshealth.com

É normal que nos homens os pelos no nariz cresçam bastante a ponto de necessitarem de um corte. Mas nessa hora é preciso ter cuidado e saber como tirar pelos do nariz de forma adequada. Para tanto, o umComo.com.br vai dar algumas dicas para ajudar no procedimento.

Como remover excesso de pelos no nariz

Na verdade, quem deseja saber como tirar pelos do nariz precisa ter em vista, primeiro, que os pelos não devem ser removidos por completo, pois eles são uma das proteções que o corpo possui contra microrganismos e outros agentes nocivos. No entanto, é normal que eles incomodem em um determinado momento por se tornarem compridos demais. Nessa hora, o melhor é apenas aparar os pelos, cortando apenas o excesso.

Para fazer isso, existem diferentes formas seguras, sendo que uma delas é com uma pequena tesoura. Existem no mercado as tesouras próprias para tirar excesso de pelos do nariz. Elas têm a ponta arredondada para não machucar e são bem pequenas. Assim, ao cortar os pelos do nariz, é preciso eliminar apenas o excesso, ou seja, a parte do pelo que fica para fora da cavidade nasal.

Os pelos que estão dentro do nariz não devem ser cortados. Também já existe no mercado uma máquina própria para essa função, sendo que alguns modelos servem ainda para aparar os pelos dos ouvidos. Mesmo com o aparelho é preciso ter cuidado e não o colocar muito para dentro no nariz. Além de machucar a mucosa serão eliminados em demasia os pelos, reduzindo a proteção oferecida por eles.

Quem costuma ir ao barbeiro pode pedir que o profissional apare os pelos do nariz. Por outro lado, o que nunca deve ser usado é a pinça, pois ela corta os pelos na raiz, eliminando-os por completo. Outra técnica que de forma alguma deve ser usada para remover pelos é a cera quente. Além de ser muito doloroso, são grandes as chances de estourar os micro vasos sanguíneos que existem na região.

Imagem: euacheiprimeiro.com

Cuidados ao aparar pelos do nariz

Os pelos do nariz não devem ser cortados em excesso porque eles possuem a responsabilidade de filtrar as impurezas que existem no ar e podem ser aspiradas pelo organismo. Quando aspiradas, os agentes nocivos podem chegar aos pulmões, causando uma série de problemas para a saúde.

Em outras palavras, os pelos do nariz, como os pelos que existem em todo o corpo, têm a função de proteger o organismo. Pode-se dizer que eles funcionam como um filtro de ar, ao criar uma barreira contra vírus, bactérias, toxinas, sujeira e outros. Algumas das doenças que são mais fáceis de contrair quando os pelos do nariz são escassos é a asma.

Além disso, a cavidade nasal possui os chamados cílios, que são pequenos fios, os quais são cobertos por muco. Quando microrganismos e mesmo poeira entram no nariz, eles se grudam ao muco e os cílios os varrem para fora do corpo. Também podem ser engolidos, para então serem digeridos e, posteriormente, eliminados. Ao cortar os pelos do nariz é possível que esse mecanismo seja prejudicado, por isso, todo o cuidado é pouco.

Se estiver procurando saber também como tirar pelos do rosto, não hesite em entrar no nosso artigo e veja as opções que tem ao seu dispor.

Imagem: philipsconsumerlifestyle.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar pelos do nariz, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.