Como tirar progressiva do cabelo

Como tirar progressiva do cabelo

Deixar os fios lisos por um período longo de tempo é a proposta da escova progressiva, que costuma durar em torno de cinco meses. O procedimento é bastante comum entre as mulheres que desejam, temporariamente, se livrar das madeixas crespas, encaracoladas e onduladas. No entanto, o resultado pode não ficar como o imaginado ou simplesmente pode haver o desejo de ter de volta o cabelo como era antes. Embora menos comum, o procedimento pode causar uma reação alérgica e, nesse caso, saber como tirar progressiva do cabelo é obrigatório. Mas independente do motivo, existem diferentes formas de reverter o processo. Veja como com as dicas que o umCOMO separou para você.

Passos a seguir:
1

Xampu antirresíduo: esse produto é uma forma bastante simples de tirar progressiva do cabelo, uma vez que realiza a limpeza profunda nos fios, removendo toda a química que ele recebeu, inclusive, as substâncias que deixaram as madeixas lisas. Assim, o xampu antirresíduo pode ser usado sempre que o cabelo for lavado, sendo que depois de algumas lavagens já é possível estar com o cabelo como era antes do alisamento. No entanto, é importante que ao optar por esse tipo de xampu, haja um cuidado especial com a hidratação dos fios, pois ele não só remove a progressiva como também os nutrientes do cabelo e abre as suas escamas, deixando-o ressecado e danificado.

Confira também quais os efeitos colaterais da escova progressiva.

2

Hidratação: hidratar os fios por si só também é um modo de remover o alisamento, sendo uma alternativa bastante saudável, sem que haja muito dano no cabelo, embora o resultado apareça aos poucos. Para tornar a remoção mais eficiente, a dica é optar pelas máscaras que contenham óleos essenciais, como o de coco e o de argan, que ajudam na nutrição das madeixas. É válido ainda que a hidratação conte com queratina, que tem a função de fortalecer os fios e, melhor ainda, se a fórmula do produto escolhido possuir silicone, que atua na proteção do cabelo. Também podem ser usados produtos diferentes e o uso de cada um pode ser intercalado. As hidratações devem ser feitas duas vezes por semana. Embora essa dica não tire por completo a progressiva, deixa o cabelo mais maleável e menos liso.

3

Ativador de cachos: esse produto também é uma alternativa para disfarçar o alisamento feito nos fios. Para surtir o efeito desejado, o ativador de cachos deve ser usado no cabelo quando estiver molhado, sendo importante ainda amassar as madeixas com as mãos depois de aplicá-lo. Depois, basta deixar o cabelo secar ao natural. Assim como a hidratação o processo pode ser um pouco mais demorado para remover a progressiva, no entanto, funciona bem para evitar que os fios fiquem lisos. Além disso, a hidratação e o ativador de cachos são essenciais quando o cabelo estiver com a dupla textura, isto é, na fase de transição, quando parte do cabelo estiver com a progressiva e parte não, o que acontece à medida que o cabelo cresce.

4

Tintura ou descolorante: outra forma mais rápida de tirar o alisamento dos fios é tingindo-os, o que pode ser feito com tintura ou descolorante. Isso porque os produtos que pintam e descolorem os fios também abrem as suas cutículas, inibindo a ação da progressiva. Porém, recomenda-se que, se essa for a opção escolhida, o procedimento seja realizado em um salão de cabeleireiro. Isso é importante porque a progressiva é uma química e, ao pintar ou descolorir, o cabelo vai receber mais química, o que pode causar grandes danos aos fios se os produtos não forem usados adequadamente.

5

Reconstrução: outro procedimento que é recomendado ser feito com profissionais é a reconstrução, que oferece resultados rápidos a quem deseja se livrar de uma vez por todas do alisamento. Nesse caso, são usados produtos bastante concentrados, contendo principalmente queratina e aminoácidos. Além de remover a progressiva, o tratamento recupera as substâncias que foram perdidas quando a progressiva foi feita. Porém, pode ser preciso fazer mais de uma sessão de reconstrução. Nesse caso, é importante também saber que entre uma sessão e outra deve haver um intervalo de 15 dias, para evitar que o cabelo se torne pesado demais.

6

Amônia: no mercado existem produtos feitos à base de amônia para quem deseja remover a progressiva em casa mesmo, de forma segura e rápida. A amônia funciona nos fios de maneira semelhante à pintura e à descoloração, uma vez que ela entra na fibra do cabelo por meio de fissuras pequenas, destruindo a capa que a carbocisteína e o formol (substâncias normalmente usadas no alisamento) criam ao redor do fio durante a progressiva. No entanto, se a primeira aplicação não for suficiente para fazer com que os fios voltem aos cachos anteriores, é preciso esperar pelo menos duas semanas para usar de novo. Além disso, esses produtos podem danificar os fios e, assim, mais uma vez é de extrema importância duplicar os cuidados com a hidratação dos fios. Ainda mais se o cabelo for naturalmente crespo, são grandes as chances dele se tornar quebradiço.

7

Corte: por fim, a última dica para quem deseja se livrar do alisamento feito nos fios é apostar em um corte nas madeixas. Para tanto, é necessário esperar algumas semanas para o cabelo crescer e, aos poucos, remover a progressiva. Todos os meses os fios podem ser cortados nas pontas, sendo que conforme o comprimento que eles tenham pode demorar mais ou menos para que o alisamento seja completamente removido. Já quem deseja apostar em um visual diferenciado pode ser mais radical e raspar a cabeça ou simplesmente optar por um corte bem curtinho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar progressiva do cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.