Como tomar banho corretamente

Como tomar banho corretamente

Apesar de esse ser um hábito regular de quase todo o mundo, não é qualquer pessoa que toma banho de forma correta. Pensava que é só ensaboar e enxaguar? Pensou errado! O procedimento que garante sua higiene pessoal não é assim tão simples e deve ser tido em consideração. Afinal, isso é algo que você faz todos os dias (ou quase todos), afetando diretamente a sua saúde e bem-estar. Se quer evitar alergias, doenças de pele, irritações tópicas, acumulação de bactérias e mau cheiro, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como tomar banho corretamente.

Passos a seguir:
1

Para tomar banho corretamente, é muito importante regular a temperatura da água. A maioria das pessoas faz a sua higiene com água demasiado quente, especialmente em dias frios. Isso é um mau hábito, pois promove o ressecamento da pele deixando-a bem vulnerável.

Prefira tomar banho com água morna, entre os 35 e os 37 graus. Use o seu pulso para sentir a temperatura antes de entrar na banheira, ao invés das mãos. A temperatura baixa ajuda a economizar energia também, fazendo com que você economize uma boa grana no final do mês.

2

O banho é a altura certa para lavar o rosto, pois o calor da água abre os poros e facilita a limpeza.

Aposte em um bom gel de limpeza, adequado ao seu tipo de pele, e faça a higiene na banheira.

3

A forma correta de tomar banho tem até uma direção: a limpeza deve ser feita de cima para baixo de forma a eliminar a sujidade toda do corpo e não deixar que a sujeira escorra para a pele depois de lavar.

O ideal é começar pelo rosto, depois fazer a higiene do cabelo, e passar para o corpo, lavando de cima para baixo e terminando nos pés.

4

Evite lavar o cabelo diariamente. A lavagem deve ser feita duas vezes por semana, a cada dois ou três dias, para evitar remover o manto de oleosidade natural do cabelo e deixá-lo ressecado.

Molhe o cabelo com água abundante. Depois, coloque um pouco de shampoo na mão (do tamanho de uma noz para cabelos longos e de uma amêndoa para cabelos curtos). Espalhe o shampoo pela escalpe e use as pontas dos dedos (nunca as unhas!) para massagear e fazer espuma. Isso aumenta a circulação do couro cabeludo enquanto você faz a higiene capilar. Aproveite a espuma para lavar as orelhas e enxágue os fios até a água sair limpa.

De seguida, aplique o condicionador do meio até às pontas dos cabelos e deixe atuar por um minuto. Enxágue os fios completamente, poios o condicionador pode deixar o cabelo pesado e ressecado depois do banho.

Dica: O ideal é lavar os fios com água fria de forma a evitar o ressecamento e garantir que ficam brilhosos. Saiba mais sobre como lavar o cabelo corretamente nesse artigo.

5

Depois de terminar a lavagem dos cabelos, é hora de passar para a higienização do corpo. Com a ajuda de uma esponja bem macia, espalhe o sabonete pelo corpo focando-se em lavar as zonas de acumulação de bactérias: axilas, costas, glúteos, região íntima e pés.Não se esqueça de lavar entre os dedos dos pés e em todas as dobras do corpo, incluindo as zonas íntimas. Não abuse do produto ou estará removendo a oleosidade natural da pele que tem funções protetoras do organismo.

Prefira usar um sabonete neutro para que a lavagem íntima não comprometa a saúde dessa região. Existe risco de o sabonete entrar na uretra ou na vagina, por isso tenha atenção a isso.

Dica: Para saber como fazer higiene íntima de forma correta, entre no artigo.

6

Se pretende barbear ou depilar o corpo, essa é a altura certa para o fazer. Os poros já estão abertos e o pelo estará úmido, facilitando todo o processo. Use um creme depilatório na pele antes de raspar os pelos e não se esqueça de secar bem a lâmina. Os homens podem colocar um espelho no box para facilitar a barbeação.

Depois de higienizar o corpo e fazer a depilação, enxague bem todo o corpo e esfregue suavemente com as mãos para descolar a sujeira.

Dica: Saiba como se depilar, conferindo essas dicas.

7

Depois do banho, enxágue a esponja, escorra e deixe secar. Use uma toalha para secar gentilmente a pele, dando batidinhas ao invés de esfregar com violência. Se a sua pele é seca, esse é o momento ideal para aplicar uma loção hidratante no corpo pois os poros ainda estão abertos. Se usa desodorizante, aplique-o também.

Garanta que a sua pele está bem seca em todas as regiões antes de vestir as roupas e enrole o cabelo em uma toalha, sem esfregá-lo.

8

Agora que já sabe como tomar banho corretamente, confira esses artigos sobre higiene que podem ser úteis:

Como deixar a barba cheirosa

Como prolongar o efeito do desodorante

Como evitar o suor nos pés

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar banho corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Se vive em uma zona com pouco calor e pouca umidade, aposte no banho a cada dois dias. caso contrário, faça um banho diário para garantir que o suor não deixa seu corpo fedendo.