Escolher uma dieta

Como tomar chia para emagrecer

Como tomar chia para emagrecer
Imagem: naturepoint.com.br

A chia é uma planta herbácea originária do México, que tem sido cada vez mais aconselhada para consumo humano, devido ao seu alto conteúdo em ácidos graxos poli-insaturados essenciais, proteínas, fibras e outros nutrientes. As sementes de chia têm ganhado fama devido aos seus efeitos sobre a dieta, favorecendo o emagrecimento. Para além disso, a chia trás ainda muitos mais benefícios para a saúde como regular os valores do colesterol, fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças cardiovasculares, entre muitos outros benefícios. Se o seu objetivo é perder aqueles quilinhos que tem mais, não perca este artigo de umComo.com.br em que lhe explicamos como tomar chia para emagrecer.

Também lhe pode interessar: Como usar gengibre para emagrecer
Passos a seguir:
1

Benefícios da chia:

  • Ajuda a emagrecer, devido à sensação de saciedade que a semente de chia proporciona e por conseguinte a pessoa ingere uma menor quantidade de alimentos.
  • Controla e previne a diabetes tipo 2, devido ao seu alto conteúdo em fibras.
  • Previne doenças cardiovasculares, como derrame, infarto e hipertensão, devido ao seu alto teor em ômega 3.
  • Regula o colesterol, uma vez que a chia é composta por cerca de 77% de ácidos graxos, ômega 3 e 6.
  • Fonte de cálcio e ferro.
  • Fortalece o sistema imunitário, por conter minerais como o zinco e o selênio.
  • Torna o cabelo e a pele mais bonita, por conter vitamina A e vitamina B2.
  • Efeito anti-celulite, devido às suas quantidades elevadas de ômega 3, o que por sua vez ajuda a diminuir e evitar a celulite.
2

Não existe uma quantidade diária estabelecida para o consumo de chia. No entanto, vários estudos revelaram que um consumo de 25 gr (cerca de duas colheres de sopa) da semente de chia por dia era suficiente para obter bons resultados. Se o seu objetivo é emagrecer, não deve consumir mais para além das 25 gr diárias, pois a chia é calórica.

3

A chia pode ser consumida de várias formas, crua, triturada, em forma de gel ou de óleo. Se pretender tomar chia em forma de gel, deverá deixar uma colher de sopa da semente em 60 ml de água, durante cerca de 30 minutos. Deve consumir o gel logo após este estar formado e nunca guardar para consumir depois. Pode consumir o gel na sua forma pura ou juntá-lo em várias preparações, como sopa, batidos, sucos ou receitas de bolos.

Como tomar chia para emagrecer - Passo 3
Imagem: blog.retex.com.br
4

Caso opte por consumir a chia em semente seca, pode adicioná-la a líquidos, como iogurtes, vitaminas ou sucos. O mais recomendável é tomar a porção diária a um lanche entre as refeições.

Como tomar chia para emagrecer - Passo 4
Imagem: bloghumanitarian.com
5

Se pretender consumir chia em forma de óleo, poderá utilizá-lo para temperar saladas ou simplesmente para regar a refeição quando já estiver servida. Não é recomendável aquecer o óleo de chia, pois poderá perder as suas propriedades.

Como tomar chia para emagrecer - Passo 5
Imagem: bodystore.com.br
6

A chia em forma de farinha pode ser adicionada a sopas, frutas e sucos. Para além disso, a farinha de chia pode substituir a farinha de trigo utilizada na preparação de receitas de pão e bolos.

Como tomar chia para emagrecer - Passo 6
Imagem: groupon.co.in
7

Se o seu objetivo é perder peso, consumir apenas chia não é suficiente. Deve aliar o consumo de chia, com uma alimentação saudável e equilibrada e uma rotina de exercício físico diária.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar chia para emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
ALEXANDRA GOMES
COMO TOMAR CHIA POSSO TOMAR TODOS OS DIA TEM HORARIO PARA TOMAR
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Alexandra! Pode tomar chia todos os dias sim, desde que não supere as 2 colheres de sopa por dia. Quanto à forma de tomar, neste artigo poderá encontrar algumas receitas com ela que explicam como deve tomar: https://comida.umcomo.com.br/artigo/4-receitas-com-chia-para-emagrecer-muito-eficazes-26908.html
A sua avaliação:
selma
tenho 56 anos de idade, tenho hipotiroidismo, faz mal ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Selma! O hipotiroidismo não está entre as contraindicações da chia, mas em caso de dúvida converse com o seu médico. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
chia para emagreçer e bom
e bom demais e so seguir a receita direito
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi! Que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Maria Aparecida de Oliveira raimundo
Gostaria de saber como posso tomar chia, e que tipo de alimento e como fazer para perder peso geralmente estou colocando no suco de coco e mamão uma colher de café.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Para tomar chia para perder peso basta seguir as indicações que damos acima.
Ledi Rosa Reichert
Estou tomando suco de um limão, com água morna em jejum. Chia 2 colheres em água fria com um pouco de suco de limão, no lanche, mesmo assim não consigo diminuir de peso. Evito doces por ser diabética. Como mais verduras evitando os farináceos. Pão de centeio em vez de pão branco, mesmo assim não estou perdendo peso. O que fazer?
Sofia
Olá! Como ninguém respondeu..eu vou dar meu pitaco pq estou fazendo e esta dando certo..não adianta somente tomar e esperar resultado..é preciso fazer algum exercício físico..eu faço caminhada e corro 03 vezes na semana..porém isso tbm não basta o segredo é beber muita água..pq se não tomar fica acumulado e contribui com o ganho de peso..estou tomando a pouco tpo..ainda não me pesei mas as roupas estão começando a ficar mais soltas..antes eu nem conseguia vestir..ah..pão de centeio nunca consumi..tenta trocar pelo integral prêto...consome a Chia meia hora hora antes das refeições..eu fiz tipo gel..coloco 2 colheres de sopa em um copo cheio de água mexo bem e deixo na geladeira e qdo vou sair coloco numa garrafinha e levo na bolsa..dai vou tomando sem deixar para o outro dia..o importante é consumir a quantidade certa por dia antes das refeições. Boa sorte.
Adriana
Oi gostari de consumir chia pra emagrece poderia dar uma diac
pedro
como melhor forma de tomar chia para perder peso
Katia
Muito interessante.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Katia, que bom que a informação foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
miraci sales
gostaria de saber como usar a chia pra emagrecer
Denise Delanhese
Olá comprei óleo de chia em cápsulas está escrito duas cápsulas ao dia isso confere?? Obrigada
susana paCINI LEAL
Olá comecei a tomar semente de chia a dois dias mas tenho duvidas de como consumir,se poderes me dar dicas fico muito agradecida. Obg,
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Susana, no artigo em cima você encontrará tudo explicado sobre como pode tomar a chia. Você pode tomar chia em forma de gel, seca, em forma de óleo ou farinha.
marcilia silva
estu um pouco barriguda e como eu sou curiosa entrei na internet e vie que a chia é bom bompara diminuir gordura.como devo tomar ela.posso fazer o char fervido ou so abafado na agua fervendo,
Renilda
gostei muito das receitas
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Renilda, que bom saber que você gostou! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
João José da Silva
Qual eh o consumo diario de chia recomendado para se perder peso?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi João, tem essa indicação nos passos acima.
Paty
Não existe uma quantidade diária estabelecida para o consumo de chia. No entanto, vários estudos revelaram que um consumo de 25 gr (cerca de duas colheres de sopa) da semente de chia por dia era suficiente para obter bons resultados. Se o seu objetivo é emagrecer, não deve consumir mais para além das 25 gr diárias, pois a chia é calórica.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Paty, muito obrigada por partilhar essas dicas conosco :)
Neli
Quero os efeitos colarerais que nunca consta da chia cavalinha e gengibre
Marcia
Acho que estou na contramão de muitos comentários. No início foi como todos comentam, sensação de saciedade e me sentia bem. Depois de meses tive prisão de ventre, jamais poderia imaginar que a chia era a causadora até descobri-la como vilã. Sofri muito, pois sempre tive o meu intestino bem regular. Pelo menos para mim não funcionou, tive que cortá-la do meu consumo!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Marcia, que pena para você! Agradeço por ter partilhado a sua experiência com a chia conosco ;)
cristiane aparecida da costa
como tomar chia para eliminar gordura abdominal
nataliespt@hotmail.com
Falam bem da chia, tem gente que toma ica bastante cheiae com sensaçao de barriga grande, acho que na s pessoas maduras viciadas a comer toda hora so pode,
Imagem: naturepoint.com.br
Imagem: blog.retex.com.br
Imagem: bloghumanitarian.com
Imagem: bodystore.com.br
Imagem: groupon.co.in
1 de 5
Como tomar chia para emagrecer