Como tomar chia para emagrecer

Como tomar chia para emagrecer
Imagem: naturepoint.com.br

A chia é uma planta herbácea originária do México, que tem sido cada vez mais aconselhada para consumo humano, devido ao seu alto conteúdo em ácidos graxos poli-insaturados essenciais, proteínas, fibras e outros nutrientes. As sementes de chia têm ganhado fama devido aos seus efeitos sobre a dieta, favorecendo o emagrecimento. Para além disso, a chia trás ainda muitos mais benefícios para a saúde como regular os valores do colesterol, fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças cardiovasculares, entre muitos outros benefícios. Se o seu objetivo é perder aqueles quilinhos que tem mais, não perca este artigo de umComo.com.br em que lhe explicamos como tomar chia para emagrecer.

Passos a seguir:
1

Benefícios da chia:

  • Ajuda a emagrecer, devido à sensação de saciedade que a semente de chia proporciona e por conseguinte a pessoa ingere uma menor quantidade de alimentos.
  • Controla e previne a diabetes tipo 2, devido ao seu alto conteúdo em fibras.
  • Previne doenças cardiovasculares, como derrame, infarto e hipertensão, devido ao seu alto teor em ômega 3.
  • Regula o colesterol, uma vez que a chia é composta por cerca de 77% de ácidos graxos, ômega 3 e 6.
  • Fonte de cálcio e ferro.
  • Fortalece o sistema imunitário, por conter minerais como o zinco e o selênio.
  • Torna o cabelo e a pele mais bonita, por conter vitamina A e vitamina B2.
  • Efeito anti-celulite, devido às suas quantidades elevadas de ômega 3, o que por sua vez ajuda a diminuir e evitar a celulite.
2

Não existe uma quantidade diária estabelecida para o consumo de chia. No entanto, vários estudos revelaram que um consumo de 25 gr (cerca de duas colheres de sopa) da semente de chia por dia era suficiente para obter bons resultados. Se o seu objetivo é emagrecer, não deve consumir mais para além das 25 gr diárias, pois a chia é calórica.

3

A chia pode ser consumida de várias formas, crua, triturada, em forma de gel ou de óleo. Se pretender tomar chia em forma de gel, deverá deixar uma colher de sopa da semente em 60 ml de água, durante cerca de 30 minutos. Deve consumir o gel logo após este estar formado e nunca guardar para consumir depois. Pode consumir o gel na sua forma pura ou juntá-lo em várias preparações, como sopa, batidos, sucos ou receitas de bolos.

Imagem: blog.retex.com.br
4

Caso opte por consumir a chia em semente seca, pode adicioná-la a líquidos, como iogurtes, vitaminas ou sucos. O mais recomendável é tomar a porção diária a um lanche entre as refeições.

Imagem: bloghumanitarian.com
5

Se pretender consumir chia em forma de óleo, poderá utilizá-lo para temperar saladas ou simplesmente para regar a refeição quando já estiver servida. Não é recomendável aquecer o óleo de chia, pois poderá perder as suas propriedades.

Imagem: bodystore.com.br
6

A chia em forma de farinha pode ser adicionada a sopas, frutas e sucos. Para além disso, a farinha de chia pode substituir a farinha de trigo utilizada na preparação de receitas de pão e bolos.

Imagem: groupon.co.in
7

Se o seu objetivo é perder peso, consumir apenas chia não é suficiente. Deve aliar o consumo de chia, com uma alimentação saudável e equilibrada e uma rotina de exercício físico diária.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar chia para emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.