Partilhar

Como tratar a acne leve

Como tratar a acne leve

A acne é uma condição cutânea que pode afetar pessoas de todas as idades, sendo em alguns casos leve, moderada e em outros severa. Nestes últimos pode se tornar bastante persistente e difícil de tratar, mas inclusive nos casos mais leves, a acne pode chegar a afetar a autoestima do paciente e originar problemas na sua vida cotidiana. Se quer saber de que forma pode combater esta condição de pele e prevenir males maiores, preste atenção ao seguinte artigo de umComo em que lhe mostramos como tratar a acne leve.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como acabar com a acne das costas
Passos a seguir:
1

A acne leve carateriza-se pelo aparecimento reduzido e moderado de espinhas e em muitos casos pode desaparecer sem a necessidade de um grande tratamento médico, seguido simplesmente de alguns conselhos na rotina de limpeza diária e modificando determinados hábitos de vida. Ainda assim, é sempre recomendável consultar um dermatologista para saber com exatidão se serão necessários produtos ou medicamentos tópicos como os retinoides tópicos, o peróxido de benzoíla, o ácido azelaico ou os antimicrobianos.

2

Além da aplicação de uma loção tópica para a acne, será fundamental que cuide da limpeza diária do seu rosto. Deve adquirir um produto de limpeza facial suave e específico para desobstruir os poros, acelerar a liberação das células cutâneas e reduzir a produção de sebo. As peles com acne devem ser limpas duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite para eliminar todas aquelas bactérias que estejam causando o aparecimento de espinhas. A limpeza deve ser feita usando água morna e em nenhum caso quente, uma vez que esta última tende a ressecar ainda mais a pele. Além disso, deverá ser cuidadoso e não esfregar o seu rosto com força nem com movimentos bruscos.

Como tratar a acne leve - Passo 2
3

Uma vez finalizada a limpeza do rosto, deve secar a pele com uma toalha completamente limpa e que não tenha sido utilizada anteriormente. É muito importante que não partilhe os seus objetos de higiene pessoal. De seguida, poderá aplicar a loção tópica que utiliza para tratar a acne ou a que tiver sido recomendada pelo seu dermatologista.

4

No geral, recomenda-se às mulheres que sofrem de acne que não se maquilhem diariamente, uma vez que a aplicação de determinados produtos cosméticos poderia agravar a condição. Agora, se o que pretende é esconder as imperfeições do rosto, deverá usar uma maquiagem hipoalergênica, que não seja comedogênica e que proteja a sua pele contra os agentes externos contaminantes. Procure sempre cosméticos de qualidade e verá como a sua pele agradecerá a longo prazo e ficará muito mais saudável. E não se esqueça de retirar a sua maquiagem sempre, limpando a sua pele como explicamos nos passos anteriores.

Como tratar a acne leve - Passo 4
5

Além destas medidas de higiene, é conveniente seguir uma dieta saudável e equilibrada, pois esta pode trazer à pele as vitaminas e os nutrientes que precisa para se recuperar de forma mais rápida. Para minimizar os sintomas próprios da acne é preciso que faça uma alimentação rica em verduras e frutas, assim como de ingredientes que contenham ômega 3, betacarotenos, vitamina B6 e zinco. Manter-se hidratado bebendo pelo menos de 1,5 l a 2 l de água diariamente é fundamental também para melhorar o aspeto da pele desde o interior.

Pelo contrário, devem se evitar aqueles alimentos com altos níveis de gordura, a cafeína e o álcool, entre outros que pode ver no artigo sobre quais os alimentos que causam acne.

Como tratar a acne leve - Passo 5
6

Durante o tratamento da acne leve, aconselha-se evitar frequentar espaços em que a pele fique exposta completamente ao fumo, pó, sujeira, etc, uma vez que estes agentes externos penetram na sua camada superficial, originam o aparecimento de novas impurezas e pioram as já existentes.

7

Outros conselhos a seguir que serão benéficos para a aparência da sua pele e conseguir que a acne desapareça são as seguintes:

  • Não toque no rosto continuamente e procure lavar as mãos sempre que conseguir para não transmitir micróbios e bactérias das suas mãos para o rosto.
  • Não esprema ou mexa em nenhuma espinha ou cravo, isto fará com que fiquem cicatrizes e marcas na pele. Deixe que sequem e drenem por si só.
  • Evite a aplicação de cremes e produtos cosméticos gordurosos.
  • Procure não colocar o cabelo no rosto.
  • Reduza a exposição direta ao sol da sua pele.

Se gostaria de saber também de que forma pode tratar a acne leve através de remédios naturais, então não perca o artigo como tratar a acne da pele com remédios caseiros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a acne leve, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Como tratar a acne leve

9 comentários
REBECCA
boa dica vou tentar já tentei botar pasta deu um pouco certo ainda to passando e ta sendo bem melhor mas vou tentar fazer isso para eliminar completamente .
Ana Lucia
Oii sara viega , então eu tenho muitas espinhas e cravos ja comprei asepxia , argila tudo contetipo de tratamento quero sabe se vc tem augo que possa sai essas espinhas e cravos muito obg
Anna crystia
Obrigada pela dica sara viega! Os produtos Mary kay eh bom mesmo como dizem? Vc conhece?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Anna, eu pessoalmente nunca experimentei os produtos Mary Kay, mas segundo dizem eles são de boa qualidade. Mas sabe que o melhor é experimentar, às vezes o que funciona em você pode não funcionar noutra pessoa, então isso é um pouco relativo. Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Anna crystia nascimento
De alguns anos pra cá estão aparecendo muitas espinhas em meu rosto., ja fiz algumas coizas mas não resolveu.quero saber se vc pode me indicar algum produto bom.?? Eu iria agradecer muito.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Anna, existem vários produtos bom, mas tudo depende do seu orçamento e do que resulta melhor em sua pele, então fica um pouco difícil falar em alguma marca específica. Não se está ao seu alcance, mas os produtos da marca Avéne são muito bons para a acne. Para além disso, poderá ver mais dicas para acabar com a acne nesse link: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-acabar-com-a-acne-16903.html
vitoria
adorei o sait...adicionei aos favoritos...vou visitar sempre
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Vitoria, que bom saber isso! Muito obrigada e visite-nos sempre que quiser ;)
Sara
Mikaele obrigada pelo comentário e por partilhar conosco!
mikaele
eu acho para tratar acne deve o tratamento de agua de arroz eu ja provei e deu serto
geysisvanda
Como seria esse tratamento ??
Sara
Jandira desde já agradeço o seu comentário, veja o nosso artigo sobre como eliminar espinhas do rosto: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-eliminar-espinhas-do-rosto-331.html
Jandira yuzma
Quero um tratamento de borbulhas na cara

Como tratar a acne leve
1 de 4
Como tratar a acne leve

Voltar ao topo da página