Como tratar a coceira na pele

Como tratar a coceira na pele

A coceira que às vezes temos na nossa pele pode ser devido a eczemas, psoríase ou urticária, embora também possam contribuir para o aparecimento de coceira no nosso corpo a presença de diabetes, alterações do sangue do nosso corpo por intoxicações alimentares, retenções de urina, prisão de ventre ou retenções de sais na bílis, entre outras causas.

Além disso, certas peças de roupa feitas de tecidos sintéticos ou alimentos como o chocolate e os picantes também podem produzir coceira. Em qualquer caso, continue lendo este artigo de umComo e aprenda como tratar a coceira na pele.

Passos a seguir:
1

O primeiro passo que deverá levar a cabo será consultar o médico para determinar a origem da coceira, para assim poder tratar a causa diretamente e tentar por fim à coceira de forma definitiva. Além disso, o médico será a única pessoa que poderá sugerir-lhe um tratamento farmacológico para tratar este desconforto, por isso nunca deverá recorrer à automedicação.

Entre as possíveis causas da coceira ou prurido na pele, podemos destacar:

  • Falta de hidratação na pele;
  • Dermatite, psoríase, rosácea e outras condições cutâneas;
  • Falta de higiene;
  • Sudoração excessiva;
  • Irritação por produtos cosméticos;
  • Reação alérgica;
  • Picadas de insectos;
  • Estresse;
  • Efeito secundário de algum medicamento.
2

No entanto, existem algumas recomendações que pode seguir para aliviar a coceira na sua pele e sentir-se mais aliviado. Assim, a aplicação de frio sobre a zona em questão pode ser bastante eficiente para sentir menos coceira; embora deva se lembrar que o gelo nunca deverá estar em contato direto com a sua pele, uma vez que poderia provocar queimaduras. Deste modo, deverá optar por compressas frias ou envolver o gelo em um pano limpo.

3

Do mesmo modo, a camomila é uma planta medicinal com múltiplas propriedades benéficas para a saúde, entre outros, da pele e é por isso que as compressas embebidas na infusão desta erva poderão ajudar a acalmar a coceira.

Precisará apenas de uma colher de sopa de flores secas de camomila por cada xícara de água, ou recorrer a preparados que encontrará em supermercados prontos para colocar em água fervendo.

4

A argila verde também é um dos remédios naturais contra a coceira da pele e é por isso que lhe recomendamos preparar cataplasmas para cobrir a zona que lhe está incomodando. Desta forma, ajudará a aliviar os incômodos ao mesmo tempo que reduzirá a inflamação que provavelmente terá provocado ao se arranhar, graças às propriedades anti-inflamatórias da argila.

Assim, deverá misturar a argila com um pouco de água fria e espalhá-la sobre uma gaze limpa, que será o que deverá aplicar sobre a pele com coceira deixando-a atuar. Pode repetir este procedimento várias vezes ao dia.

5

Na infinita lista de usos e benefícios da aloe vera, encontramos também o seu poder para aliviar a coceira na pele. O suco ou gel do aloe vera ajudará a hidratar a pele, além de diminuir o inchaço da zona afetada.

Deste modo, pode optar entre aplicar diretamente a folha de aloe ou fazer um gel de aloe vera para acalmar a coceira, sentirá um alívio quase de forma instantânea.

6

No caso da coceira persistir e não sentir nenhuma melhoria com estes remédios caseiros, deverá consultar o seu dermatologista ou médico especialista. No caso da origem ser alguma condição ou causa interna, é provável que seja necessário o uso de medicamentos específicos para aliviar a coceira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a coceira na pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Se a coceira não passar, consulte o seu dermatologista.