Como tratar a descamação da pele

Como tratar a descamação da pele
Imagem: crisarcangeli.com

A descamação da pele é um processo natural de regeneração da mesma. Isso acontece principalmente após uma queimadura, solar ou não, em que o tecido da epiderme (camada superior da pele) perde água, seca e morre. Por consequência nosso organismo dá início ao processo de renovação celular, que irá resultar em um novo tecido para substituir o que sofreu o dano. Sendo assim, a pele que descama são células mortas que devem ser eliminadas para acelerar esse processo e manter um aspeto saudável. Esta alteração também se pode dever a certas doenças como eczemas ou psoríase, nesses casos o tratamento deve ser específico para não agravar o problema. No entanto, se sua pele está descamando devido a uma queimadura ou devido ao frio, há truques para solucionar rapidamente esse incômodo. Veja quais neste artigo umComo.com.br em que falamos sobre como tratar a descamação da pele.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, por muito que tenha essa tentação, não puxe as peles que descamam! Isso pode resultar em feridas e consequente agravamento da situação da pele.

Imagem: hiperfeminina.com
2

Se se tratar de uma queimadura, faça um remédio caseiro para atenuar a sensibilidade. Esmague folhas de hortelã, misture com azeite, passe a mistura na área afetada e deixe aturar por algumas horas. Isso funciona de forma natural porque a hortelã tem propriedades antissépticas que ajudam na regeneração da pele.

Imagem: omapac.com
3

Enquanto a pele estiver sensível, ou seja, vermelha, evite banhos de água muito quente e hidrate muito bem essa pele com cremes ou óleos hidratantes. Ao massagear com o creme, algumas peles irão ser removidas naturalmente com o movimento.

4

Após passar a fase da vermelhidão, ou se sua pele descamou devido ao frio, faça uma esfoliação. Esta etapa permite-lhe se livrar da pele descamada mais rapidamente, pois eliminará as células mortas. Veja neste artigo quais são os melhores esfoliantes naturais.

Imagem: finaerica.com.br
5

Para acelerar o processo de renovação celular da pele morta, inclua alimentos ricos em ferro e vitamina A, B e C na sua alimentação, que têm poder antioxidante. São exemplo disso as verduras, frutas, leguminosas verdes, peixe e carnes vermelhas. Combine-os numa salada e beba também muita água, para proporcionar hidratação à pele.

Imagem: hiperativo.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a descamação da pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Aconselha-se que consulte um dermatologista se a descamação persistir por muito tempo ou se tiver origens desconhecidas.