Partilhar

Como tratar acne juvenil

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar acne juvenil

O acne vulgar (acne juvenil) é um dos transtornos mais frequentes da pele. Tem um forte componente hereditário e o seu pico de incidência é aos 14 anos nas mulheres e aos 16 nos homens, em quem é normalmente mais frequente e severo. A sua apresentação clínica não oferece dificuldades de diagnóstico e o seu tratamento e controlo baseia-se em medidas gerais. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você como tratar acne juvenil.

Também lhe pode interessar: Como tratar acne no peito
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante referir que não podemos afirmar que a acne tem uma cura definitiva, mas sim que dependerá da pessoa em questão, da gravidade da acne, de hábitos cotidianos, entre outros fatores. No entanto, existem medidas que podemos tomar para controlar as erupções cutâneas e tratar de as reduzir ao máximo.

Além disso, qualquer tratamento farmacológico deverá ser sempre receitado e supervisionado por um dermatologista ou médico especialista. Nunca deverá optar pela automedicação ou o uso de cremes por recomendação de amigos ou conhecidos, visto que isto poderá piorar as espinhas, pústulas e outras erupções causadas pela acne.

2

Deste modo, será imprescindível manter a pele sempre limpa, utilizando água morna e um sabão neutro que poderá adquirir em qualquer farmácia ou perfumaria com produtos de farmácia.

Além disso, pode adquirir alguma loção ou gel à base de água (oil-free) para manter o seu rosto limpo e hidratado sem excesso de gordura, assim como também existem produtos de limpeza facial específicos para peles acneicas.

Como tratar acne juvenil - Passo 2
3

No caso de querer usar maquiagem, também deverá prestar muita atenção aos produtos cosméticos que usa para evitar piorar a situação. Desta forma, deverá procurar uma base que não obstrua os poros da sua pele e um pó translúcido matificante que lhe ajudará a esconder esses tão odiados brilhos que ocorrem, em especial, na zona T: testa, nariz e queixo. Se quer obter mais informação a este respeito, recomendamos que consulte este artigo de umComo sobre como se maquiar se tem acne.

E tão importante quanto o processo de se maquiar é o processo de se desmaquilar, uma vez que devemos retirar todos os restos de maquiagem do nosso rosto. Não deverá usar toalhitas demaquilantes, mas sim produtos específicos para limpar o rosto.

4

Nunca deverá mexer ou tentar rebentar as erupções cutâneas causadas pela acne, uma vez que apenas conseguirá mais complicações e provocar marcas e cicatrizes na sua pele. Por sua vez, será importante que mantenha as suas mãos limpas, lavando-as com frequência, para prevenir infeções nas espinhas e pústulas. Se lhe interessar saber o motivo destas marcas indesejáveis, não deixe de ler o nosso artigo: por que a acne produz cicatrizes.

Como tratar acne juvenil - Passo 4
5

Como tratamento para a acne juvenil, é possível que o dermatologista ou médico especialista lhe receite alguma pomada ou creme que contenha medicamentos como o peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou compostos antibióticos. Nos casos de acne juvenil mais grave é possível que o médico considere oportuno administrar tratamentos sistêmicos mais agressivos, mas sempre sob supervisão médica.

6

Deve começar com doses baixas: cremes com 0,0025% ou gel com 0,01%.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar acne juvenil, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como tratar acne juvenil

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar acne juvenil
1 de 3
Como tratar acne juvenil

Voltar ao topo da página