Partilhar

Como tratar calos dolorosos

Como tratar calos dolorosos

Ainda que a tentativa de impedir a formação de calos nos nossos pés ao início possa parecer apenas uma questão de estética, a verdade é que, à medida que eles vão crescendo, vamos sofrendo de dores cada vez maiores que podem interferir com as nossas atividades diárias, afetando a nossa saúde. Em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que descubra como tratar os calos dolorosos e ficar assim com uns pés bonitos e saudáveis.

Também lhe pode interessar: Como evitar calos nos pés

As causas dos calos

Normalmente, os calos formam-se devido à utilização de sapatos inadequados, que geram dores e fricção na planta dos pés, nas partes laterais e nos dedos. A utilização de materiais inadequados, ou a escolha de certos modelos, como os de ponta dura ou muito fina, fomentam o surgimento dos calos. Também há certas atividades, como a dança, em que os pés estão em constante contato com o solo, o que normalmente leva à formação de calos.

Como tratar calos dolorosos - As causas dos calos
Imagem: mairamulherao.blogspot.pt

Os sintomas

Os sintomas traduzem-se em endurecimentos em certas zonas, que se inflamam e ficam sensíveis em contato com diferentes materiais. Normalmente são de forma circular e, uma vez que podem endurecer, podem demorar muito tempo a eliminar.

Como tratar calos dolorosos - Os sintomas
Imagem: guapadicta.com

Água morna e pedra-pomes

O objetivo final é eliminar estas durezas e, por isso, o primeiro passo é diminuí-las. Submerja os seus pés em água morna durante pelo menos 20 minutos, para que a mesma relaxe um pouco a pele. Depois, lime o calo com uma pedra-pomes, para diminuir o seu tamanho. Lembre-se de o fazer com cuidado. Pode repetir este processo uma vez por semana, para ir diminuindo o calo pouco a pouco.

Como tratar calos dolorosos - Água morna e pedra-pomes
Imagem: blogfiladelfia.com

Creme hidratante e esfoliação

Eliminar a dureza para evitar dores é fundamental. Por isso, é importante usar um creme hidratante especial para as durezas, o que ajudará a corrigir o problema. A esfoliação também é uma parte importante do processo, já que, com ela, eliminará as células mortas da zona, facilitando a sua regeneração.

Como tratar calos dolorosos - Creme hidratante e esfoliação

Tratamento cirúrgico

Nos casos mais graves, em que o calo está a criar uma dor demasiado intensa ou produziu uma deformação importante no pé, é possível recorrer a um tratamento cirúrgico para os eliminar. Do mesmo modo, a recomendação é nunca aplicar tratamentos químicos sem supervisão médica. Se os calos se converterem num problema grave para si, recomendamos-lhe que visita um podologista para uma verificação.

Recomendações importantes

Se tem propensão a sofrer calos, há várias recomendações que deve ter em conta para evitar a sua formação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar calos dolorosos, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Como tratar calos dolorosos

2 comentários
Estelar mar
Tenho um calo no meio do dedinho do pé ..quando uso sapato fechado ele aparece um olho ..o lateja direto....descobri se cutucar com a alicate de cutícula ele sangra e alivia que faço?
valeria
Bom dia, meu nome é valeria, e tenho um calo no dedinho do pe´que dói muito e não posso usar determinados sapatos, o que devo usar de medicamento. Agradeço muito a atenção.

Como tratar calos dolorosos
Imagem: mairamulherao.blogspot.pt
Imagem: guapadicta.com
Imagem: blogfiladelfia.com
1 de 5
Como tratar calos dolorosos

Voltar ao topo da página