As infeções de unhas

Como tratar das unhas encravadas

Como tratar das unhas encravadas

As unhas encravadas nos pés acontecem quando o canto ou a parte lateral de uma unha, penetra a pele em volta. As unhas encravadas podem surgir depois de uma lesão, por falta de higiene e pode ocorrer até mesmo naquelas pessoas que mastigam as suas unhas. Esta condição pode causar dor e inchaço. Poderá tomar certas medidas em sua casa, para evitar que este problema se volte a repetir.

Vai precisar de:

  • Bacia
  • Água morna
  • Sabão suave
  • Pomada antibiótica
  • Compressa
  • Paracetamol ou anti-inflamatórios não esteróide

Passos a seguir:

1

Mergulhe as unhas em água morna. Faça isto pelo menos quatro vezes ao dia durante 15 minutos. A imersão pode reduzir o inchaço e aliviar a dor.

2

Lave o dedo com água e sabão. Faça isto quatro vezes ao dia para manter o dedo limpo e reduzir a possibilidade de infeção.

3

Levante a unha afetada. Após mergulhar os seus dedos, levante o bocado da unha que está crescendo e coloque um bocado pequeno de algodão. Isto mantém a unha elevada, o que diminui as possibilidades da unha voltar a crescer penetrando a pele. Deixe o algodão e troque-o após limpar a unha.

4

Aplique uma pomada antibiótica sobre a unha encravada. Envolva os seus dedos com uma compressa, depois de ter aplicado o antibiótico.

5

Utilize medicamentos adequados. Para aliviar a dor, poderá tomar paracetamol ou anti-inflamatórios, tais como o Naproxeno ou ibuprofeno, isto irá ajudar.

Leia também: Como usar óleo de melaleuca para as unhas - MICOSE e fortalecimento

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar das unhas encravadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos

  • Corte sempre as unhas em linha reta.
  • Nunca coma ou roa as unhas. Isso pode danificar o leito ungueal da unha e possivelmente levar a uma infeção.
  • Retire os bicos das unhas com uma pinça. Nunca tire os bicos puxando com os dedos.
  • Nunca deixe que uma esteticista lhe retire as cutículas. Isto poderá aumentar a probabilidade de infeção.
  • Consulte um médico se a dor persistir, depois do tratamento caseiro, ou se também vir pus, vermedilhão ou se vir que se está a espalhar.
  • Chame o seu médico se tiver febre.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
António Ferreira Vendas Neto
Tenho as unhas dos pés; dedo grande muito grossas. Por vezes vou à podologista que com uma freza as põe mais finas. Uma delas encrava muito o que posso fazer ? Não uso calçado apertado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi António! Nesses dois links encontrará vários remédios caseiros para as unhas cortadas e dicas de como cortar as unhas para evitar que encravem:
https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-cortar-as-unhas-para-nao-encravar-16811.html
https://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-unhas-encravadas-com-remedios-caseiros-3003.html
Espero que sejam úteis! Obrigada pelo comentário!
Como tratar das unhas encravadas