Partilhar

Como tratar e evitar a queda de cabelo

Como tratar e evitar a queda de cabelo

A queda de cabelo excessiva é um mal que afeta muitos homens e mulheres e, embora os fatores genéticos estejam relacionados a ela, são muitas as causas que podem provocar a queda de cabelo. Entre as mais comuns encontramos as carências nutricionais, o estresse, o consumo de alguns medicamentos, o abuso de produtos químicos ou algumas doenças que afetam os folículos pilosos. Seja qual for o motivo, se quer saber como tratar e evitar a queda de cabelo de forma eficaz, leia atentamente os conselhos deste artigo de umComo. Com estas dicas conseguirá proteger a saúde do seu cabelo e recuperar a sua força.

Também lhe pode interessar: Como evitar a queda de cabelo naturalmente
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante que saiba se a queda de cabelo que está sofrendo pode ser alopecia. Esta é uma perda excessiva de cabelo, mais concretamente, uma perda de mais de 100 cabelos por dia. Por isso, no caso de notar uma perda excessiva e uma redução importante da densidade do seu cabelo, o melhor é ir a um especialista em saúde capilar para determinar qual é a causa exata e iniciar o tratamento mais indicado para o seu caso. Existem diferentes alternativas para tratar a alopecia e algumas das mais comuns são as injeções de esteroides, os cremes que estimulam o crescimento do cabelo ou produtos indicados para reativar a atividade celular no couro cabeludo como o famoso minoxidil. Aconselhamos você a consultar o artigo Como tratar a alopecia para obter mais detalhes a este respeito.

Como tratar e evitar a queda de cabelo - Passo 1
2

São vários os fatores que podem causar a queda de cabelo excessiva, mas um dos mais frequentes é uma alimentação inadequada ou pobre em nutrientes e vitaminas essenciais. As carências nutricionais acabam provocando a falta de energia no folículo piloso, que se debilita e dá lugar à perda de cabelo. É por isso que se torna fundamental realizar algumas mudanças na dieta e, sobretudo, incluir alimentos que ajudem a fortalecer o cabelo como:

  • Alimentos ricos em ferro: carnes vermelhas, vegetais de folha verde, lentilhas, marisco, ervilhas e cereais integrais.
  • Alimentos ricos em antioxidantes: frutos vermelhos, frutas cítricas, tomate, kiwi, carnes magras, peixe azul, cenoura, couve e brócolis.
  • Alimentos ricos em ácido fólico: espinafres, espargos, legumes, fígado de frango, fígado de vaca, ovo, morango, banana, papaia e cereais.
  • Alimentos ricos em vitamina A, B, C e E.

Descubra com mais precisão o que a sua dieta deve conter no artigo como se alimentar para evitar a queda de cabelo.

3

Por vezes a queda de cabelo está relacionada com o estresse e o nervosismo que se sofre diariamente. Se este é o seu caso, deverá tentar controlar o estresse e procurar soluções que favoreçam o seu relaxamento como por exemplo inciar-se em atividades como o yoga, o pilates ou a meditação. Às vezes não é suficiente este tipo de atividades e quando o estresse se converte em uma condição prolongada que, além disso, afeta a sua saúde de forma negativa, é necessário procurar ajuda profissional e deixar-se guiar para aprender a controlar as emoções.

4

Há determinados medicamentos e tratamentos farmacológicos que podem ter efeitos secundários muito fortes e, entre eles, encontramos a queda de cabelo. Por isso, é conveniente informar-se previamente se esse tratamento específico pode originar uma queda de cabelo excessiva e se for assim, falar com o seu médico para avaliar a possibilidade de o substituir por outro que possa tratar a sua doença sem que a saúde do seu cabelo fique comprometida.

Se você quer saber mais sobre a queda de cabelo em homens, confira também o artigo Queda de cabelo masculino: causas, tratamento e remédio caseiro.

5

Um bom cuidado diário do cabelo é a chave também para tratar e evitar a queda de cabelo e muitas vezes o uso excessivo de alguns produtos ou uma higiene deficiente acaba danificando-o e provocando a sua perda prematura. Tome nota dos seguintes conselhos para conseguir um cabelo saudável e radiante:

  • Utilize um xampu suave e nutritivo que fortaleça o seu cabelo.
  • Escolha sempre produtos e loções capilares adequados ao seu tipo de cabelo.
  • Aplique uma máscara hidratante uma vez por semana.
  • Não use água demasiado quente para lavar o seu cabelo.
  • Escove o cabelo com regularidades.
  • Não abuse dos secadores, chapinhas, etc, ou colorações e tratamentos capilares agressivos.
  • Corte o seu cabelo uma vez a cada 3 meses como mínimo para que esteja saudável e possa se renovar.
6

E se o que procura são, além disso, soluções naturais que lhe permitam parar a queda de cabelo, deve saber que algumas das mais eficientes são os cremes de aloe vera, a aplicação de infusões de alecrim, cavalinha ou urtiga ou de vinagre de maçã. Saiba de que forma deve usá-los no seu cabelo para o fortalecer consultando o artigo Remédios caseiros para a queda de cabelo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar e evitar a queda de cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como tratar e evitar a queda de cabelo

Como tratar e evitar a queda de cabelo
1 de 7
Como tratar e evitar a queda de cabelo

Voltar ao topo da página