Partilhar

Como tratar o cabelo muito danificado

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar o cabelo muito danificado

O cabelo pode ficar danificado por diferentes fatores: pode ser quer os produtos de beleza que esteja utilizando estejam danificando a qualidade do cabelo (secadores, chapinhas e outros modeladores de cabelo, etc), pode ser que as tintas queimem o cabelo ou alguns xampus, ao invés de cuidar do cabelo, acabam por o maltratar. Se tem o cabelo muito danificado, deve saber que existem diferentes remédios naturais que poderão cuidar do seu cabelo e devolver-lhe o brilho que precisa.

Em umComo contamos-lhe como tratar o cabelo muito danificado dando-lhe algumas dicas fáceis de fazer com as quais conseguirá um cabelo espetacular e saudável.

Também lhe pode interessar: Como tratar o cabelo seco e danificado
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a ter em conta é que você deve parar com o que está deixando o seu cabelo danificado, podem ser corantes químicos, secadores ou encaracoladores. Se tem que esticar o seu cabelo, o recomendável é que utilize uma temperatura mais baixa que o normal para minimizar o dano no seu cabelo. Além disso, deve se certificar que a prancha é de placas de cerâmica. Antes de utilizar um aparelho de modelar o cabelo, seja para esticar ou encaracolar, deverá utilizar sempre um protetor térmico para proteger o seu cabelo do calor destes aparelhos.

Como tratar o cabelo muito danificado - Passo 1
2

Outra forma de acabar com o cabelo danificado é cortar as pontas e, renovar assim a saúde do cabelo. Isto pode ser uma mudança drástica mas uma vez que a parte danificada do seu cabelo fique cortada, voltará a crescer mais saudável. O cabelo não consegue crescer se as suas extremidades estiverem em constante divisão.

Como tratar o cabelo muito danificado - Passo 2
3

Dê ao seu cabelo um tratamento de azeite de oliva uma vez por semana. O azeite de oliva reduz parte da acumulação no cabelo e ajuda a restaurar algum do seu brilho. A melhor forma de utilizar o azeite de oliva no cabelo é fazer um condicionador com ele, para isso, deverá seguir estas instruções:

  • Verta aproximadamente 1/2 xícara de azeite de oliva em uma tigela pequena e coloque no microondas durante 30 segundos.
  • Aplique, pouco a pouco, uma pequena quantidade de azeite de oliva até que o seu cabelo esteja completamente coberto de azeite.
  • Deixe o azeite de oliva atuar no seu cabelo durante cerca de 30 minutos.
  • Lave o cabelo com xampu.
Como tratar o cabelo muito danificado - Passo 3
4

Também deve saber que, para cuidar do cabelo danificado, não é recomendável lavar com frequência o cabelo com xampu. Lavar o cabelo demasiadas vezes tira a umidade que o seu corpo produz para manter o cabelo saudável. Se o seu cabelo se suja rapidamente, utilize um xampu suave ou então dilua o seu xampu habitual.

Como tratar o cabelo muito danificado - Passo 4
5

Existem muitos tratamentos naturais para o cabelo danificado que, facilmente poderá fazer você mesma em casa. Por exemplo, o aloe vera é perfeito para fazer uma máscara e conseguir que o seu cabelo fique hidratado e com brilho. Uma máscara de abacate também funciona muito bem para regenerar a saúde do cabelo muito danificado, a mesma coisa acontece se fizer um enxague semanal com vinagre de maçã. Em umComo oferecemos-lhe alguns remédios caseiros para o cabelo danificado que poderá aplicar você mesma de um modo simples e muito eficiente.

Como tratar o cabelo muito danificado - Passo 5
6

Se tem o cabelo danificado é possível que note que por vezes ele quebra. Existem diferentes formas de tentar evitar que o cabelo quebre como as que explicamos de seguida:

  • Lave o cabelo com cuidado e sem movimentos bruscos.
  • Não torça o cabelo com a toalha quando acabar de tomar banho.
  • Desembarece o cabelo com um pente de dentes largos.
  • Tente não abusar de aparelhos como pranchas ou encaracoladores.
  • Incorpore na sua dieta vitamina B, C e B1 que são as melhores vitaminas para o cabelo.
Como tratar o cabelo muito danificado - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o cabelo muito danificado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como tratar o cabelo muito danificado

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Carlota pondo
O meu cabelo esta muito quebrado em frente e estou careca já fiz muito tratamento mais esta na mesmo o que é que devo fazer. Boa tarde.
A sua avaliação:
aninharodrigues.
nao sei o que fazer ´ppara ter cabelos lindos meu cabelo dar tasnto trabalho e um sofrimento para ter ele bem cuisddado.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Aninha! Deixo aqui uns links para artigos com dicas bem legais e caseiras para você conseguir fios hidratados, sedosos, macios e bem bonitos:
http://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-ter-o-cabelo-macio-23016.html
http://beleza.umcomo.com.br/artigo/mascaras-caseiras-para-hidratar-os-cabelos-3285.html
lucineia
usei um shampoo de uma determinada linha da embalagem preta deixou meu cabelo muito danificado parescendo cabelo de milho e com cheiro de amônia estou desesperada o que fazer.
Amelia medrado
Minha filha tem 13 anos e o cabelo muito rebeldes de tanto alisamentos e chapinhas o cabelo esta muito danificado o q devo fazer?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Amelia, veja estes conselhos para hidratar o cabelo naturalmente: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-hidratar-meu-cabelo-naturalmente-13480.html E da próxima vez que quiser alisar o cabelo da sua filha tente algum destes métodos naturais para o fazer, assim evita danificar tanto o seu cabelo: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-alisar-o-cabelo-naturalmente-21439.html
lica
Meus cabelos estao muito quebrados como faco fiz luzes a pouco tempo como devo cuidar ?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Lica, nesse artigo encontrará dicas para cuidar de cabelos com luzes: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-dos-cabelos-com-luzes-e-progressiva-10783.html Obrigada pela sua visita e continue nos acompanhando :)
lucimar
O meu cabelo sem vida sem brilho por causa de tinta está terrivel o que fazer?
LUCIANE RIEG
fiz descoloracao meu cabelo quebrou nao quero cortar o que faco me ajude por favor
Camilla Maia
Esquentar o azeite não vai retirar suas propriedades?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Camilla, você só tem que esquentar o azeite durante 30 segundos, isso não vai fazer com que o azeite perca as suas propriedades. Obrigada por comentar e boa sorte :)

Como tratar o cabelo muito danificado
1 de 7
Como tratar o cabelo muito danificado

Voltar ao topo da página