Cuidados do cabelo seco

Como tratar o cabelo seco e danificado

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 abril 2020
Como tratar o cabelo seco e danificado

Um cabelo seco e danificado pode ser o resultado de problemas como a desidratação do couro cabeludo ou a falta de produção de gordura natural das glândulas sebáceas. Algo que na maioria das vezes ocorre devido ao mau cuidado que damos ao nosso cabelo, submetendo-o por exemplo a técnicas de penteado muito agressivas ou a colorações de forma permanente que acabam por maltratar a sua estrutura e deixando-o muito mais ressecado e áspero ao tato. Se nota que o seu cabelo já não parece tão saudável como antes e quer saber como tratar o cabelo seco e danificado de uma vez por todas, preste atenção aos conselhos do seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como tratar o cabelo muito danificado
Passos a seguir:
1

O cabelo fica ressecado por já não estar protegido pela gordura natural que o cobre normalmente, e como consequência começa a estar mais fino, áspero, poroso e sem brilho. Para evitar que essa camada que protege o cabelo de forma natural continue diminuindo, aconselhamos-lhe que não lave o seu cabelo todos os dias. Limite a lavagem a quando for estritamente necessário, como fazê-lo a cada dois ou três dias, o seu cabelo irá se manter perfeitamente limpo e bonito.

Como tratar o cabelo seco e danificado - Passo 1
2

Escolher bem os produtos de higiene para lavar o cabelo é algo que deve prestar um pouco de atenção se quer reparar o seu cabelo em profundidade. É preferível que escolha xampus e condicionadores específicos para o cabelo seco com componentes hidratantes que nutram as fibras capilares desde as raízes até às pontas. Lave o cabelo com suavidade para evitar que quebre e deixe que o condicionador penetre durante pelo menos 10 ou 15 minutos antes de o retirar, assim o seu cabelo ficará mais suave ao tato.

Como tratar o cabelo seco e danificado - Passo 2
3

E para tratar o cabelo seco e danificado, um passo que não se pode esquecer é o de aplicar uma máscara nutritiva pelo menos uma ou duas vezes por semana. Pode adquirir as que encontrar em perfumarias e lojas cosméticas ou, se preferir, juntar-se à cosmética natural e fazer as suas próprias máscaras caseiras que também são bastante eficazes. Entre as que oferecem melhores resultados para combater a secura do cabelo, encontramos as seguintes:

  • Máscara de azeite de oliva e ovo.
  • Máscara de abacate.
  • Máscara de banana e me.
  • Máscara de iogurte natural.
  • Máscara de óleo de amêndoas.

No artigo Como fazer uma máscara caseiro para o cabelo seco pode ver a receita por completa e a forma de aplicação de cada uma delas. Não perca!

Como tratar o cabelo seco e danificado - Passo 3
4

As fontes de calor como secadores, chapinhas, modeladores ou babyliss são dos utensílios que mais danificam o cabelo e o debilitam. Por isso, é sempre melhor deixar secar o cabelo ao ar livre e, se não for possível, aplicar previamente um protetor de calor por todo o cabelo de forma uniforma para que não se ressinta tanto com as temperaturas altas. Aconselhamos você a consultar o artigo sobre como proteger o cabelo do cabelo da chapinha para fazer um bom uso destes utensílios.

Como tratar o cabelo seco e danificado - Passo 4
5

Embora se trate de um remédio natural, massagear o couro cabeludo com azeite de oliva ou óleo de amêndoas antes de lavar o cabelo, é um dos tratamentos que mais funciona para reparar o cabelo seco e devolver-lhe a sua vitalidade original. Ambos os óleos são fortes hidratantes naturais e se os aquecer e os deixar atuar sobre o cabelo durante cerca de 15 ou 20 minutos, notará os resultados de forma instantânea.

Outros ingredientes como o aloe vera, a cerveja, o vinagre de maçã ou a maionese também são incríveis tratamentos naturais para o cabelo maltratado. Descubra de que forma os pode aplicar lendo o artigo Remédios caseiros para o cabelo danificado.

Como tratar o cabelo seco e danificado - Passo 5
6

Não há cura melhor para o cabelo seco e danificado que um bom corte de cabelo. Livrar o seu cabelo das partes mais maltratadas fará com que possa renovar o seu cabelo por completo favorecendo assim o seu crescimento saudável, para além de ficar muito mais brilhante, forte e denso. No seu cabeleireiro ou salão de beleza habitual poderão aconselhar você sobre quantos centímetros precisa de cortar para deixar o seu cabelo saudável.

Como tratar o cabelo seco e danificado - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o cabelo seco e danificado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Como tratar o cabelo seco e danificado