Tratar a pele

Como tratar o prurido generalizado

Como tratar o prurido generalizado

O prurido ou coceira define-se como uma sensação de mal-estar que leva ao desejo de se coçar. É um sintoma muito frequente que pode estar acompanhado ou não de lesões cutâneas. O prurido pode ser localizado ou generalizado, neste caso nos concentraremos neste último. O tratamento depende da causa, mas há certas medidas gerais que podem ser implementadas.

Passos a seguir:

1

Como primeira medida recomenda-se manter as unhas curtas e limpas, e em caso de se coçar, deve fazê-lo com a palma da mão.

2

Evite roupas muito apertadas e peças sintéticas e de lã. Utilize de preferência roupa folgada e de algodão.

3

Evite banhos com água quente. Tome banhos curtos, com sabonetes neutros e depois aplique cremes umectantes.

4

Também pode ser recomendável tomar banhos de imersão em água morna à qual se adicionam 2 colheres de sopa de azeite de oliva e um copo de leite.

5

Mantenha os ambientes umidificados.

6

Evite o consumo de substâncias como café, álcool e pimenta, já que estas aumentam a coceira.

7

Podem ser úteis as loções que contenham calamina, cânfora, mentol e fenol.

8

A nível farmacológico, o mais utilizado são os anti-histamínicos. O mais eficiente é a hidroxizina, sua dose habitual é de 10 mg/8 hs.

9

Em pacientes que não respondem aos anti-histamínicos, recomenda-se a doxepina que é um antidepressivo; sua dose é de 25 mg/8 hs.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o prurido generalizado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos

  • As causas do prurido são variadas, por isso você deve procurar um médico para tratar tanto o prurido quanto sua causa.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Lucyana Brito
Tomei fluconazol. Para uma infecçao vaginal. Estou sentindo muita coseira pelo corpo. Insonia.. Sensaçao de formigamento.. o que faço?
Rosana Ma Seixas A. Paixão
Estou desesperada, pois fazem 3 anos q tds os dias apresento prurido generalizado da cabeça aos pés. Não tenho urticária. Parece q meu sangue está fervilhando. Parece q tem formiga me picando o corpo todo. Vejam como ajudar.
Como tratar o prurido generalizado