Como tratar unhas encravadas com remédios caseiros

Como tratar unhas encravadas com remédios caseiros

Uma unha encravada é aquela que fica sob a pele do dedo e que não cresce de forma adequada. Normalmente, costuma gerar dor, inflamação ao redor da unha e vermelhidão, e embora possa ocorrer tanto nas mãos como nos pés, nestes últimos é muito mais frequente. É importante estar atento a esta condição e tratá-la o quanto antes para evitar que resulte em uma infeção. Além disso, sempre que a lesão não seja muito grave é possível aliviar os incômodos com alguns tratamentos naturais. Continue lendo este artigo de umComo se quer saber como tratar unhas encravadas com remédios caseiros.

Passos a seguir:
1

Uma das causas mais comuns das unhas encravadas é o seu corte mal feito e manutenção das mesmas, por exemplo por as cortar excessivamente curtas. No caso da lesão provocada pela unha encravada seja leve, pode tratá-la você mesmo com o seguinte método. Coloque o dedo afetado de molho durante uns minutos para que a unha fique mais mole, seque com uma toalha limpa e, de seguida, com uma pinça de sobrancelhas, previamente desinfetada, tente levantar a unha encravada com suavidade e coloque um pouco de algodão umedecido em água mesmo debaixo da unha.

Agora, se a unha encravada tiver provocado uma lesão de maior gravidade, estiver infetada, inchar em excesso ou inclusive gerar febre, é fundamental que consulte um médico para receber o tratamento indicado.

2

Se a lesão não é grave e deseja aliviar os incômodos e o inchaço que provocam as unhas encravadas, pode recorrer aos seguintes remédios naturais. Um dos mais populares é aproveitar as propriedades anti-inflamatórios da cebola e aplicar um pouco do seu suco na unha danificada com a ajuda de um disco de algodão.

3

Um banho com água e sal grosso também pode ser de bastante alívio para tratar as unhas encravadas. Além disso, recomendamos que adicione à preparação uma infusão de camomila, uma vez que esta é uma planta ideal para reduzir a inflamação e acalmar os incômodos. Deixe as mãos ou pés de molho durante cerca de 15 ou 20 minutos, depois seque-os com cuidado e notará uma melhoria.

4

O alho é antisséptico e um curativo natural que lhe pode ajudar a aliviar os sintomas próprios das unhas encravadas. Pode passar meio dente de alho pela zona afetada ou esmagar um dente de alho e deixá-lo repousado sobre a unha encravada colocando uma venda por cima para que se mantenha na posição correta durante cerca de 20 ou 30 minutos.

5

Outro dos melhores remédios naturais para as unhas encravadas é o óleo da árvore de chá, um grande antisséptico natural, que é muito utilizado para prevenir infeções e tratar lesões deste tipo. Terá apenas que verter umas gotas deste óleo sobre a unha encravada, deixar que penetre bem na pele e atue por si só.

6

Em muitos casos, os maus hábitos no cuidado das unhas e inclusive um uso inadequado de calçado são os causadores das unhas encravadas, por isso para evitar o seu aparecimento é fundamental que tenha em conta as seguintes recomendações:

  • Corte as unhas corretamente usando um corta-unhas limpo e fazendo um corte reto, evitando deixar as bordas demasiado curtas. O ideal é que as unhas fiquem um pouco acima das pontas dos dedos, assim impedirá que cresçam sob a pele.
  • Mantenha os pés sempre limpos e secos.
  • Use sapatos que permitam que os seus dedos se mexam com facilidade sendo suficientemente largos.
  • Sempre que seja possível, é preferível usar sapatos abertos para que os pés respirem, assim como evitar usar o mesmo calçado durante muitos dias seguidos.
  • Não mexer ou partir as unhas com os dedos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar unhas encravadas com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Aplique com constância o remédio para obter resultados.
  • Em caso de dúvida, consulte um profissional.