
Uma unha encravada é aquela que fica sob a pele do dedo e que não cresce de forma adequada. Normalmente, costuma gerar dor, inflamação ao redor da unha e vermelhidão, e embora possa ocorrer tanto nas mãos como nos pés, nestes últimos é muito mais frequente. É importante estar atento a esta condição e tratá-la o quanto antes para evitar que resulte em uma infeção. Além disso, sempre que a lesão não seja muito grave é possível aliviar os incômodos com alguns tratamentos naturais. Continue lendo este artigo de umComo se quer saber como tratar unhas encravadas com remédios caseiros.
Uma das causas mais comuns das unhas encravadas é o seu corte mal feito e manutenção das mesmas, por exemplo por as cortar excessivamente curtas. No caso da lesão provocada pela unha encravada seja leve, pode tratá-la você mesmo com o seguinte método. Coloque o dedo afetado de molho durante uns minutos para que a unha fique mais mole, seque com uma toalha limpa e, de seguida, com uma pinça de sobrancelhas, previamente desinfetada, tente levantar a unha encravada com suavidade e coloque um pouco de algodão umedecido em água mesmo debaixo da unha.
Agora, se a unha encravada tiver provocado uma lesão de maior gravidade, estiver infetada, inchar em excesso ou inclusive gerar febre, é fundamental que consulte um médico para receber o tratamento indicado.
Se a lesão não é grave e deseja aliviar os incômodos e o inchaço que provocam as unhas encravadas, pode recorrer aos seguintes remédios naturais. Um dos mais populares é aproveitar as propriedades anti-inflamatórios da cebola e aplicar um pouco do seu suco na unha danificada com a ajuda de um disco de algodão.

Um banho com água e sal grosso também pode ser de bastante alívio para tratar as unhas encravadas. Além disso, recomendamos que adicione à preparação uma infusão de camomila, uma vez que esta é uma planta ideal para reduzir a inflamação e acalmar os incômodos. Deixe as mãos ou pés de molho durante cerca de 15 ou 20 minutos, depois seque-os com cuidado e notará uma melhoria.

O alho é antisséptico e um curativo natural que lhe pode ajudar a aliviar os sintomas próprios das unhas encravadas. Pode passar meio dente de alho pela zona afetada ou esmagar um dente de alho e deixá-lo repousado sobre a unha encravada colocando uma venda por cima para que se mantenha na posição correta durante cerca de 20 ou 30 minutos.

Outro dos melhores remédios naturais para as unhas encravadas é o óleo da árvore de chá, um grande antisséptico natural, que é muito utilizado para prevenir infeções e tratar lesões deste tipo. Terá apenas que verter umas gotas deste óleo sobre a unha encravada, deixar que penetre bem na pele e atue por si só.

Em muitos casos, os maus hábitos no cuidado das unhas e inclusive um uso inadequado de calçado são os causadores das unhas encravadas, por isso para evitar o seu aparecimento é fundamental que tenha em conta as seguintes recomendações:
- Corte as unhas corretamente usando um corta-unhas limpo e fazendo um corte reto, evitando deixar as bordas demasiado curtas. O ideal é que as unhas fiquem um pouco acima das pontas dos dedos, assim impedirá que cresçam sob a pele.
- Mantenha os pés sempre limpos e secos.
- Use sapatos que permitam que os seus dedos se mexam com facilidade sendo suficientemente largos.
- Sempre que seja possível, é preferível usar sapatos abertos para que os pés respirem, assim como evitar usar o mesmo calçado durante muitos dias seguidos.
- Não mexer ou partir as unhas com os dedos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar unhas encravadas com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.
- Aplique com constância o remédio para obter resultados.
- Em caso de dúvida, consulte um profissional.