Partilhar

Como usar a glicerina no cabelo

Como usar a glicerina no cabelo

A glicerina é um líquido viscoso e transparente de procedência vegetal que se utiliza para elaborar os sabonetes e muitíssimas loções cosméticas para a pele. Isso acontece devido às suas magníficas propriedades umectantes, hidratantes e antibacterianas, que estão tornando este um dos melhores ingredientes naturais que existe para tratar o cabelo seco e danificado. Seu uso contínuo sobre o cabelo oferece grandes mudanças nele em um tempo recorde, ficará muitíssimo mais nutrido, saudável e brilhante e será muitíssimo mais prático. Para saber quais são os tratamentos mais adequados, convidamos você a continuar lendo este artigo do umComo sobre como usar a glicerina no cabelo.

Benefícios da glicerina para o cabelo

Ainda que o principal uso cosmético da glicerina tem a ver com o cuidado e a beleza da pele, também pode ser um ingrediente super eficaz para tratar o cabelo seco e reduzir os sinais capilares que refletem uma desidratação severa do mesmo, como opacidade, pontas duplas e quebradiças, encrespamento, falta de brilho, cabelo áspero ao toque e sem movimento, com pouca flexibilidade e difícil de pentear.

A razão de que a glicerina seja um grande aliado para melhorar a aparência do cabelo seco se encontra em sua grande capacidade umectante, pois consegue atrair a umidade por si mesma e, portanto, retém a água das fibras capilares e cria uma espécie de barreira protetora que impede que os agentes externos contaminantes acabem danificando profundamente o cabelo. Graças a isso, se usado como tratamento capilar poderá aproveitar os seguintes benefícios:

  • Hidratar as partes mais ressecadas do cabelo e conseguir uma grande suavidade.
  • Consertar as pontas duplas e que quebram com facilidade.
  • Combater a secura do couro cabeludo, reduzindo sintomas como tensão, descamações, vermelhidão, etc.
  • Favorecer o crescimento do cabelo.
  • Eliminar o encrespamento e facilitar na hora de pentear.
  • Ter um cabelo bem mais disciplinado e brilhante.

A glicerina vegetal pode ser encontrada em farmácias, lojas especializadas na venda de produtos naturais ou em lojas de cosmética capilar. Além disso, é importante saber que a glicerina é boa para o cabelo seco, mas que não é muito favorável para mulheres que têm o cabelo encaracolado pois poderia parecer oleoso, nem para as que moram em lugares muito secos.

Como usar a glicerina no cabelo - Benefícios da glicerina para o cabelo

Máscara hidratante de glicerina para o cabelo

Quando o cabelo se encontra desidratado, seco e sofrendo as consequências de uma escassa produção de óleo, é necessário trata-lo com produtos que tragam os nutrientes necessários para sua regeneração. Entre os melhores tratamentos capilares para o cabelo seco encontramos as máscaras nutritivas que podem atuar a partir do interior, hidratando as fibras capilares eficazmente.

Propomos a você preparar uma máscara caseira que combine as propriedades umectantes da glicerina, com as super-hidratantes e regeneradoras do mel de abelhas e o azeite de oliva; experimente e diga adeus à secura capilar de uma vez por todas.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de glicerina vegetal
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

Preparação: em um recipiente, misture todos os ingredientes até que se integrem por completo. Aplique a máscara obtida sobre seu cabelo úmido da raiz até as pontas, deixe atuar por 20 minutos aproximadamente e, após esse tempo, enxágue com água abundante e realize uma lavagem normal. Repita o tratamento uma ou duas vezes por semana para notar os resultados.

Como usar a glicerina no cabelo - Máscara hidratante de glicerina para o cabelo

Máscara capilar de glicerina e aloe vera

Outra grande receita para a qual pode recorrer usando a glicerina no cabelo é a máscara que une os benefícios deste ingrediente com os da aloe vera. O gel desta planta contém muitíssimos minerais e vitaminas que ajudam a revigorar o cabelo por completo, além de regenerá-lo e evitar uma queda excessiva do mesmo.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de glicerina
  • 4 colher de sopa de gel de aloe vera

Preparação: misture o gel de aloe vera com a glicerina em um recipiente. O gel de aloe vera pode ser comprado ou extraído por você mesma de uma folha de babosa, como preferir. Aplique a mistura obtida sobre seu cabelo úmido incidindo nas partes que estão mais danificadas e ressecadas. Deixe repousar por 20 minutos e retire com água abundante morna ou fria. É importante que não utilize água quente, pois ela tende a ressecar ainda mais o cabelo.

Como usar a glicerina no cabelo - Máscara capilar de glicerina e aloe vera

Condicionador de glicerina

Cada tipo de cabelo precisa de um condicionador capilar diferente em função das suas particularidades e, no caso dos cabelos secos, é importantíssimo escolher aqueles que integrem altos componentes nutritivos em sua fórmula. Também deverá usar este produto em cada lavagem, pois o xampu serve para limpar o cabelo mas o produto que realmente hidrata é o condicionador.

Pode potenciar a ação hidratante de seu condicionador habitual acrescentando nele algumas gotas de glicerina ou bem preparar a seguinte mistura: 1/2 xícara de glicerina, 2 ½ xícaras de água mineral, 2 xícaras de condicionador. Aplique sobre o cabelo úmido após o xampu, deixe atuar durante 5 minutos e retire com bastante água morna ou fria.

Se quiser descobrir mais tratamentos caseiros como este, convidamos você a consultar o artigo Como fazer condicionador caseiro para o cabelo.

Como usar a glicerina no cabelo - Condicionador de glicerina

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a glicerina no cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como usar a glicerina no cabelo

Como usar a glicerina no cabelo
1 de 5
Como usar a glicerina no cabelo

Voltar ao topo da página