Como usar a roda das cores na maquiagem

Como usar a roda das cores na maquiagem
Imagem: pinterest.com

A roda das cores, também conhecida por círculo cromático, é um círculo composto por 12 cores. Recentemente surgiu a teoria das cores, uma técnica de maquiagem que ajuda a determinar como as cores se podem complementar para conseguir um look harmonioso ou contrastante. Se já aconteceu você passar aquele batom lindo rosa e perceber que não combina com aquela sombra marrom que você ama, essa ferramenta pode ser bem útil. Nesse artigo do umComo você vai perceber como usar a roda das cores na maquiagem para que nunca mais erre na escolha dos tons. Para saber que sombra combina com que batom e que lápis deve passar com a camiseta roxa, continue lendo.

Passos a seguir:
1

Harmonia monocromática

A harmonia monocromática consiste na combinação de vários tons do mesmo matiz. O famoso estilo degradê é o melhor exemplo para esse caso, incluindo variações de luminosidade e saturação do mesmo tom.

Um bom exemplo é um olho esfumado com verde bem clarinho, sombra em verde médio e lápis verde escuro.

Essa é a forma mais simples e básica de usar a roda das cores na maquiagem, pois não tem como errar na combinação. Pode ficar meio enfadonho, verdade, especialmente se você estiver combinando uma sombra verde com uma camiseta verde: não existe contraste. No entanto, aplicando vários sub-tons na make de olhos, por exemplo, o look será valorizado.

Imagem: i.ytimg.com
2

Harmonia análoga

Nessa harmonia você escolhe uma cor primária e combina com uma ou duas cores vizinhas na roda das cores. Isso implica que você deve usar uma ou duas cores imediatamente ao lado da cor principal.

Geralmente, uma das cores escolhidas como dominante - um vestido azul, por exemplo - é complementada com outra cor vizinha, como o verde.

A facilidade de coordenação é quase a mesma da harmonia monocromática, mas apresenta um resultado mais rico pois existe um pouco mais de contraste.

Imagem: i.ytimg.com
3

Harmonia complementar

A harmonia complementar é a que apresenta maior contraste na teoria das cores. Você escolhe uma cor e complementa a make com o tom diametralmente oposto ao que escolheu. Se escolher o vermelho, por exemplo, usará o verde para complementar.

A combinação é vibrante de dramática, mas poderá ser suavizada se forem usados tons pastel.

Quado combinadas lado a lado na make, como um batom vermelho e uma sombra verde, as cores opostas se destacam uma da outra. Quando são sobrepostas, elas se anulam. Um bom exemplo disso é a técnica de correção de pele, onde são usados corretivos e primers coloridos.

Dica: Saiba como esconder olheiras com batom acessando esse artigo.

Imagem: bustle.com
4

Harmonia do complemento dividido

Na harmonia do complemento dividido você combina a cor principal com as duas cores vizinhas da cor oposta na roda das cores. Ou seja, você escolhe um tom e combina com as cores vizinhas da cor complementar, oposta diametralmente.

O contraste do visual é valorizado, mas o efeito não é tão dramático quanto a harmonia complementar, balanceando o look.

Se você escolher uma camiseta violeta, por exemplo, apostaria numa make com lápis de olhos verde e batom alaranjado.

Imagem: aprenderdesign.com
5

Harmonia triádica

A harmonia triádica combina cores bem distantes dentro do círculo. O truque é colocar um triângulo de lados iguais dentro do círculo e escolher os tons onde as pontas tocam.

O nível de contraste é alto, sem ser demasiado dramático e pouco harmonioso. Essa técnica resulta muito bem com cores pouco saturadas ou pálidas.

A coordenação pode ser feita com a roupa, com o esmalte e com a make, por exemplo.

Imagem: aprenderdesign.com
6

Harmonia tétrade

Também conhecida como harmonia complementar dupla, a tétrade une dois pares de cores opostas no círculo cromático, formando um retângulo.

É a técnica mais rica e elaborada, pois contém uma variedade de tons superior às outras harmonias. Para que o visual resulte, é necessária uma prévia análise de tons para que o resultado final fique balanceado e harmonioso.

Uma boa dica é definir uma cor como o tom principal e usar as demais em menor proporção.

Imagem: pinterest.com
7

Agora que já sabe como usar a roda das cores na maquiagem, dê uma olhada nesses artigos que ajudam a fazer outras combinações:

Como combinar a maquiagem com a roupa

Que maquiagem usar com vestido vermelho

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a roda das cores na maquiagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.