Como usar a sálvia para o cabelo

Como usar a sálvia para o cabelo

A sálvia, uma das plantas medicinais mais conhecidas do mundo, tem uma infinidade de propriedades benéficas para o ser humano. Entre elas, consegue curar feridas, fortalecer gengivas, combater a insônia e o mau hálito, eliminar a acidez e inclusive reduzir o suor. Por outro lado, também é uma aliada para o cuidado de nosso cabelo. Como deve saber, as tinturas comerciais utilizam produtos químicos durante a sua fabricação que acabam danificando o cabelo com o seu uso prolongado. Na sálvia encontrará uma alternativa natural a estes compostos prejudiciais, que ainda permitirá poupar bastante dinheiro no cabeleireiro. Em umComo mostramos a você como usar a sálvia para o cabelo.

Vai precisar de:
  • Sálvia
  • Alecrim
  • Tomilho
  • Água
  • Óleos essenciais
  • Vinagre de maçã
Passos a seguir:
1

Os benefícios capilares que a sálvia oferece são dos mais interessantes. A sálvia, combinada com outras ervas como o tomilho e o alecrim, oferece força à fibra do cabelo e ainda lhe proporciona brilho. Por outro lado, previne a oxidação do cabelo, devido às suas propriedades antioxidantes.

Deste modo, recomendamos a você que faça uma infusão com as folhas da sálvia, esquentando dois litros de água, e misture-a com tomilho e alecrim. Deixe ferver durante cinco minutos e coe o resultado para eliminar o resto das folhas. A seguir, deixe esfriar enquanto lava o cabelo com seu xampu habitual. Por último, durante o último enxágue, aplique sobre o cabelo a solução preparada. Assim, terá conseguido oferecer vigor e brilho ao cabelo de forma natural.

2

A sálvia também consegue eliminar a caspa eficazmente. O truque consiste em misturar cinco gotas de óleo de sálvia com uma colher de chá de óleo de amêndoas. A seguir lave o cabelo, e depois, com esta solução, massageie a cabeça vigorosamente com movimentos circulares.

3

Caso tenha cabelos grisalhos, este simples remédio caseiro servirá para cobri-los. Prepare em fogo lento meia xícara da planta da sálvia o equivalente a duas xícaras de água durante meia hora. Decorrido este tempo, deixe esfriar durante quatro horas, e depois aplique este tratamento sobre o cabelo.

No que diz respeito ao tempo de aplicação, dependerá do tom desejado, por isso se deseja um cabelo mais escuro deve deixar mais minutos antes de enxaguar; mas se quiser mais claro, pode deixá-la atuar durante aproximadamente meia hora. Certifique-se de realizar previamente uma prova em uma mecha de cabelo para determinar quanto tempo necessitará para obter o tom que deseja.

Por fim, deve repetir esta solução várias vezes na semana, e quando notar que vai surtindo efeito, limite em aplicar uma vez ao mês. Por ser um produto totalmente natural pode usá-lo todas as vezes que precisar sem prejudicar o seu cabelo. No final notará seus cabelos grisalhos tingidos, pois eles terão desaparecido. Ainda assim, recomendamos a você consultar o nosso artigo a respeito de como usar a sálvia para os cabelos brancos para conservar seu cabelo bonito em qualquer idade.

4

Outro método para dar brilho e vitalidade ao seu cabelo é misturar a sálvia com vinagre de maçã. O vinagre de maçã também contém uma infinidade de propriedades benéficas para a saúde, e misturado com esta planta os resultados desta combinação são impressionantes. Para começar, prepare uma infusão de sálvia durante duas horas. Quando terminar, deixe-a esfriar e adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã. Depois, aplique sobre seu cabelo durante uma meia hora e, por último, faça um enxágue.

5

Os óleos essenciais podem ser misturados com seu xampu habitual para conseguir todos os benefícios destas plantas medicinais sobre seu cabelo. Certifique-se de comprar óleo essencial de sálvia em uma loja de produtos naturais, e que seja ela natural para que contenha cada uma das propriedades correspondentes da planta e esteja livre de componentes artificiais. A seguir, adicione umas gotas do óleo essencial ao seu xampu e lave a cabeça com ele. Tenha em conta que deve repetir este procedimento no mínimo duas vezes por semana para obter resultados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a sálvia para o cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Antes de começar a usar sálvia no seu cabelo, tenha em conta que o uso excessivo da planta da sálvia pode produzir irritações em peles sensíveis.
  • Não ingira em nenhum caso o óleo essencial de sálvia, já que se torna tóxico ao ingerir. Por outro lado, pode tomar sempre chá de sálvia ou infusões de sálvia.
  • Se você está grávida ou em período de amamentação, as preparações de sálvia estão contraindicadas. Além disso, não está recomendado o uso interno nem externo da sálvia em crianças com menos de 6 anos.
  • Também não se recomendam os preparados de sálvia em pessoas com epilepsia nem naquelas com insuficiência renal.