Outros Produtos de beleza feitos em casa

Como usar colágeno no cabelo - resultados maravilhosos!

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 1 março 2021
Como usar colágeno no cabelo - resultados maravilhosos!

O colágeno é a proteína mais abundante do nosso corpo, estando presente na pele, nas unhas, nos músculos, nos dentes e até no cabelo. Tem a função de unir tecidos e órgãos, além de fornecer hidratação, resistência e elasticidade. No cabelo, assim como no corpo, pode ocorrer uma perda de colágeno que é provocada pelo passar do tempo ou pelo uso abusivo do calor no nosso cabelo com pranchas, secadores ou efeitos do sol. Muitas vezes, esta falta de colágeno pode ser a causa das quedas de cabelo ou dos fios quebradiços e frágeis. Um suplemento de colágeno no cabelo é o tratamento perfeito para revitalizá-lo. O umCOMO explica como fazer o seu próprio tratamento de colágeno caseiro, por isso continue lendo e descubra como usar colágeno no cabelo.

Também lhe pode interessar: Como usar azeite de oliva no cabelo

Índice

  1. O que é o colágeno e para que serve
  2. Como usar colágeno no cabelo
  3. Como usar colágeno no cabelo em casa

O que é o colágeno e para que serve

O colágeno é uma proteína do nosso corpo que pertence ao tipo V das vitaminas e que fornece firmeza, elasticidade e corpo ao nosso cabelo. O tratamento de colágeno é muito útil para cabelos danificados com pontas abertas, para fios compridos que perderam corpo ou para pessoas que, por algum tipo de patologia ou falta de higiene, tenham o cabelo estragado, sem volume e ou sem brilho.

Se você é vegano ou vegetariano, deve ter ter em conta que, na maioria dos produtos, o colágeno usado é de origem animal. Contudo, existe um tipo de colágeno vegetal ou marinho extraído das algas que é mais natural.

Como usar colágeno no cabelo - resultados maravilhosos! - O que é o colágeno e para que serve

Como usar colágeno no cabelo

Existem várias formas de nutrir o cabelo com colágeno, além dos champôs ricos neste proteína:

Dieta

Independentemente dos produtos que você use no seu cabelo, a dieta sempre é algo que deve ser tido em conta. Alguns alimentos favorecem os níveis de colágeno e evitam a sua perda com tanta facilidade. Por exemplo, as algas de onde o colágeno vegetal é extraído são usadas em muitas fórmulas de champô natural. Você pode ingeri-las em sopas ou fazer receitas de saladas diferentes. Além de algas, existem outros alimentos ricos em colágeno como o leite de soja e o queijo, uma vez que contêm uma substância química chamada genisteína, capaz de estimular a produção de colágeno no organismo. Os frutos secos possuem um alto teor proteico e, por isso, também são muito bons para aumentar os níveis de colágeno, como é o caso das amêndoas. Também a carne, o peixe e a gelatina, cujo nível de colágeno é de quase 90%.

Cápsulas

Você pode comprar cápsulas de colágeno que são vendidas em ervanárias. Não só beneficiam o corpo, como também promovem a saúde de todo o corpo (unhas, dentes, pele...). A dose recomendada de colágeno é de 8 a 10 gramas diárias para que note resultados. O recomendado é a toma de uma cápsula diária todos os dias por, pelo menos, três meses.

Champôs e máscaras

O mais comum são os champôs, máscaras e séruns que contêm esta proteína. Você pode comprá-los em salões de beleza, embora cada vez mais sejam vendidos nos supermercados. Recomendamos, contudo, que sejam adquiridos em lojas especializadas em tratamentos capilares. Alguns também são compostos por queratina, ajudando a hidratar os fios. Os produtos capilares com colágeno costumam ser sintéticos, mas você pode comprar alguns mais naturais que tenham, por exemplo, colágeno vegetal (ou marinho) que, como vimos, é extraído das algas.

Ampolas

Também existem ampolas de colágeno para o cabelo. Elas têm uma concentração de colágeno mais alta do que o champô e as máscaras mas, precisamente por isso, é necessário usá-las com intervalos de tempo menores. Aplique-as em cabelos úmidos com movimentos circulares e suaves no couro cabeludo. Deixe atuar alguns minutos e depois enxágue com água. Você também pode abrir a ampola na mão e dividi-la pelas pontas, deixando atuar por um minuto e enxaguando em seguida.

Encontre mais detalhes sobre como tomar colágeno nesse outro artigo do umCOMO e descubra como beneficiar todo o corpo.

Como usar colágeno no cabelo em casa

Para revitalizar o seu cabelo e fornecer o colágeno extra que ele necessita, não basta apenas usar os champôs que contêm esta proteína. É conveniente que não agrida o seu cabelo com produtos químicos e, se possível, mantê-lo afastado do sol, além de mantê-lo afastado de chapinha e secador.

Você pode tomar uma cápsula de colágeno em cada refeição para melhorar os níveis desta proteína diariamente no sue organismo, o que também terá influência no seu cabelo. Se não quer comprar as cápsulas, inclua os alimentos mencionados antes na sua dieta para fornecer um extra de colágeno.

Lave o seu cabelo a cada dois ou três dias (dependendo do que aguente), evitando a lavagem diária uma vez que, além de fazer com que o cabelo se suje mais rapidamente, pode acabar acumulando os compostos químicos do champô no couro cabeludo.

Utilize o champô de colágeno e, depois, uma máscara também desta proteína. Aplique a máscara sobre o cabelo úmido, mas não molhado. Para isso, siga estas indicações simples:

  1. Seque os cabelos com as mãos e retire o excesso de água. Também pode usar uma toalha, mas não seque os fios completamente.
  2. Aplique a máscara da metade até às pontas do cabelo, deixando repousar por, no mínimo, 20 minutos para que faça efeito.
  3. Recomendo que utilize um gorro de silicone (vendido em muitos supermercados ou centros dedicados ao cabelo) para manter o calor. Se não o encontrar, também pode envolver a cabeça com papel alumínio ou usar um turbante de microfibras que pode ser encontrado facilmente m bazares.
  4. retire a máscara, enxaguando com água. Retire a água com uma toalha, se possível de microfibras, e deixe secar ao natural para não danificar mais o cabelo com o calor.

Se a sua máscara ou champô contem, também, queratina, evite usá-lo cada vez que lavar o cabelo pois pode acabar por deixá-lo mais oleoso. Use a máscara apenas duas vezes por semana.

Se quiser, também pode usar uma ampola capilar a cada 15 dias ou uma vez por mês para dar um extra de colágeno ao cabelo. Para isso, com os fios recém-lavados e ainda úmidos, divida o cabelo em várias secções e despeje o líquido da ampola sobre a raiz em cada secção. Massageie o couro cabeludo suavemente com as pontas dos dedos e deixe agir sem aclarar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar colágeno no cabelo - resultados maravilhosos!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como usar colágeno no cabelo - resultados maravilhosos!