Partilhar

Como usar macacão

Por Samanta Fluture. Atualizado: 1 fevereiro 2018
Como usar macacão
Imagem: divando.pop.com.br

O macacão é um dos hits desse verão! Para você que tem dúvidas sobre qual modelo comprar e como usar, o umcomo.com.br separou algumas dicas neste artigo para você não ficar de fora dessa tendência.

Afinal, o macacão é aquela roupa que facilita tudo na hora de se vestir: é peça única, não necessita gastar muito tempo pensando em combinações, e ainda serve para qualquer estação do ano, ocasião e formato de corpo, pois possui diferentes estilos e modelos.

Você já pode encontrar diversas versões nas lojas, tais como estampados, clean, jeans, para festas, plus size, e muito mais. Para usá-los em qualquer momento, seja no trabalho, nas festas ou em um passeio de fim de semana, confira nossas dicas abaixo e aprenda a usar macacão.

Também lhe pode interessar: Como combinar um macacão comprido

Os diferentes modelos de macacão

Aos longo das décadas, o macacão ganhou inúmeras variações, cada uma se adequando ao seu tempo e tendências. Os destaques são as versões em jeans (a jardineira, por exemplo), em malha, em alfaiataria, com pernas mais curtas, de cores neutras (como branco, preto ou cru), com modelagens mais soltas e os estampados. Cada modelo pode variar em tecidos, cortes, tamanhos e estampas. Como você pode ver, a peça é extremamente versátil e há modelos para todas as ocasiões.

Como escolher o macacão certo

Primeiro, pense na ocasião para a qual precisa de vestir. Para o trabalho, escolha modelos de alfaiataria com cores neutras. Para uma festa ou compromissos durante a noite, opte por estampas, misture cores e tecidos. Para um passeio de fim de semana, a versão em jeans ou em malha podem ser o mais confortáveis e serem usados até com tênis.

Em seguida, pense no formato do seu corpo. É importante lembrar que o macacão possui alguns pontos negativos, como o fato de que ele tende a dar volume e a aumentar (e muito) o tamanho do quadril. Sendo assim, se você possui essa região do corpo avantajada, procure por um modelo de cor escura, sem bolsos e mais longo. Dessa forma, evitará qualquer elemento que encurte suas pernas e aumente o volume em áreas indesejadas. Mas se você possui um corpo magro, aposte nos tecidos mais leves, como a seda ou o chiffon. No geral, os modelos que são afunilados nas pernas e também aqueles que são feitos em tecidos encorpados e pesados vestem bem todos os tipos de corpo e se ajustam às curvas, dando um visual mais esguio. Por isso, são sempre uma boa opção.

Macacão plus size

Se você está acima do peso, não se preocupe! O macacão é uma das peças mais democráticas que existem, ficando bem em todos os tipos de corpo. Apenas deve tomar alguns cuidados com a modelagem da versão que escolher. Algumas dicas são focar em tons escuros e tecidos encorpados. Os muito fininhos tendem a marcar e aumentar a silhueta, o mesmo acontecendo com cores claras. Outra dica é preferir modelos com pernas retas e mais folgadinho no corpo. Na parte de cima, procure modelos com alças largas e com decote, explorando a região do colo. Além disse, evite bolsos e pregas que podem aumentar o volume, principalmente na região do quadril. O macacão todo preto é a peça mais fácil que se pode escolher, com diversas vantagens como combinar com diferentes acessórios, ser versátil para toda ocasião e, claro, fazer qualquer corpo parecer mais fino e longo.

Como usar macacão - Macacão plus size
Imagem: vistafeminina.com

As cores ideais para macacão

Neste verão, a tendência está no jeans ou no branco para cores básicas, e estampas coloridas que priorizam tons quentes quando a ocasião de festa ou passeio pedir algo mais chamativo. Já se preferir investir em modelos para usar no próximo inverno, opte por tons de preto, azul escuro e verde militar.

Complemente o look com acessórios

O macacão tem a vantagem de ser peça única, o que torna todo o processo de combinação mais simples e fácil. Para melhorar o visual, a melhor opção é selecionar alguns acessórios que transmitam a mensagem da ocasião. A composição de acessórios que irá escolher depende de seu gosto. Para quem gosta de sapato, por exemplo, invista em uma sandália ou rasteirinha para o verão. Já no inverno, sapatilha e bota (por exemplo, um modelo com o cano escondido por baixo da calça).

Como usar macacão - Complemente o look com acessórios
Imagem: lakshmintrance.com

Curiosidade: de onde vem o macacão?

Você sabia que essa peça de roupa nasceu no universo masculino, sendo inspirado em uniformes de pilotos, soldados e operários no geral? Os homens o usavam por ser uma peça única, versátil e confortável, servindo todas as funções durante a hora de trabalho. O macacão como conhecemos só foi entrar para o guarda roupa feminino entre as décadas de 70 e 80, na época em que as mulheres passaram a trabalhar em fábricas ao lado dos homens e, por isso, também precisavam de roupas práticas. Ao longo dos anos, a peça ganhou toques femininos e até de alta costura, caindo no gosto de todo mundo. Hoje, é uma das principais escolhas de roupa quando se precisa de algo prático, básico, confortável e versátil

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar macacão, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário sobre Como usar macacão

Como usar macacão
Imagem: divando.pop.com.br
Imagem: vistafeminina.com
Imagem: lakshmintrance.com
1 de 3
Como usar macacão

Voltar ao topo da página