Como usar matizador nos cabelos loiros

Como usar matizador nos cabelos loiros

Raras são as mulheres que mantêm o seu cabelo com o tom original, recorrendo a vários procedimentos químicos para mudar a cor do mesmo. E quando você opta por pintar o cabelo de loiro no salão de beleza, os fios ficam com o tom certo e um brilho fantástico. Mas com o passar do tempo e com as lavagens, o tom começa a desbotar perdendo todo aquele brilho e o tom correto que tinha quando saiu do salão de beleza, começando a amarelar. É nestas situações que você pode usar o matizador, uma técnica que serve para neutralizar, intensificar ou adicionar cor nos fios. Se quer saber como usar matizador nos cabelos loiros, continue lendo este artigo do umCOMO em que explicamos tudo o que precisa saber.

Benefícios de matizar o cabelo

Quando você tinge o cabelo de loiro os fios ficam da cor perfeita, porém passadas umas semanas a cor dos fios vai desbotando começando a ficar de um tom alaranjado ou amarelado. É aqui que entra a matização dos fios, uma técnica que ajuda a neutralizar, realçar ou intensificar a cor dos fios descoloridos, com mechas ou luzes. Confira de seguida todos os benefícios de matizar o cabelo:

  • Acaba com a oxidação dos fios, ou seja, acaba com os tons indesejados que podem ir aparecendo.
  • Ajuda a preservar a coloração do cabelo, aumentando a durabilidade da tintura aplicada nos fios.
  • Realça a tonalidade e brilho dos fios.
  • É um procedimento rápido, que pode durar em média 25 minutos em cabelos longos.
  • Ajuda a manter a luminosidade dos fios, pois ao ser um procedimento químico saudável para o cabelo, não promove o ressecamento ou a perda de brilho.

Como escolher um matizador

Existem matizadores de vários tons, desde roxo, azul, cinza ou preto. Uma forma de você saber qual é o melhor tom para o seu caso é recorrer à estrela de Oswald (confira a imagem). Nesta estrela você tem de identificar a cor que prevalece no seus fios e usar o tom oposto para equilibrar e anular o tom. Por exemplo, no caso de ser o laranja o tom que prevalece no seu cabelo, deve usar um matizador azul. Mas para perceber melhor em que situações deve usar cada um, vamos dar algumas dicas:

Roxo

O matizador de tom roxo é mais indicado para os cabelos ruivos e loiros, servindo para intensificar o brilho e eliminar o efeito amarelado ou esverdeado que pode ocorrer nas madeixas loiras e fios ruivos. No caso do matizador roxo bem escuro, acinzenta os tons mais escuros do cabelo e deixa as nuances mais claras platinadas ou brancas.

Azul

Os matizadores azuis podem ser usados em fios de todas as cores, desde os mais claros até aos mais escuros. Existem duas variações aqui, você tem o roxo azulado que é ideal para cabelos amarelados e com mechas douradas e, o azul escuro que é ideal para cabelos dourados. Estes matizadores têm a função de intensificar e realçar o brilho da cor, além de impedir que a cutícula dos fios sejam danificada.

Cinza e preto

Estes dois tons são úteis para matizar cabelos que não abriram bem na descoloração ou porque foram simplesmente mal descoloridos. Então um matizador cinza ou preto vai ajudar a fechar o tom do cabelo, deixando-o mais cinza. Se você gosta de tons mais acinzentados, então estes são a melhor opção para o seu caso.

Em caso de dúvida na hora de escolher um matizador, pergunte para um profissional no salão de beleza, com certeza que lhe saberá dizer qual o mais indicado para você.

Imagem: docslide.com.br

Como matizar o cabelo

Antes de aplicar o produto por todo o cabelo, deve fazer um teste de mecha, pode experimentar com o produto puro, diluído, com mais ou menos tempo. Só assim encontrará a forma ideal de matizar os seus fios. Depois disso deve diluir o matizador em máscaras ou água, desta forma você evita que o cabelo chumbe. Para cada cabelo esta medida será diferente, daí a importância de fazer o teste de mecha para encontrar a ideal para o seu cabelo.

Separe o cabelo seco em mechas pequenas e vá aplicando o produto mecha por mecha, passando desde a raiz até às pontas com a ajuda de um pincel. Repita o procedimento com as restantes mechas e deixe o produto matizante agir no cabelo por 15 minutos, no caso de cabelos curtos e, 25 minutos no caso de cabelos longos. Após esse tempo, basta lavar o cabelo de preferência com água fria e xampu anti-resíduos, enxaguar e secar normalmente. Depois de secar poderá observar um brilho instantâneo nos seus fios.

Algo que deve ter em conta é que se o seu cabelo estiver com as cutículas muito abertas, ele vai manchar mais facilmente do que se estiver selado.

Por que o matizador não funciona mais?

No início quando você utiliza o matizador, ele deixa os seus fios com um tom lindo. Mas com o uso este produto pode deixar de agir. Isto pode acontecer porque o pigmento vai se acumulando nos fios e vai atrapalhando a ação do produto. Para evitar que isto aconteça, você deve usar um shampoo de limpeza profunda a cada 15 dias para tirar este excesso de produto. Aplique o shampoo, lave normalmente e deixe agir por 5 minutos. Verá que após fazer isso o seu matizador voltará a fazer efeito.

Obs.: se você procura uma opção menos agressiva, o desamarelador pode ser a opção ideal. Sugerimos o artigo Como fazer shampoo desamarelador caseiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar matizador nos cabelos loiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Não é recomendável aplicar tinta nos fios logo após a matização, o recomendado é fazer isso antes de os matizar.