Partilhar

Como usar o ácido hialurônico

Por Paula Cassandra. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como usar o ácido hialurônico
Imagem: draldersonluizpacheco.wordpress.com

Um método bastante eficiente para dar fim às rugas é o ácido hialurônico. O umComo.com.br vai explicar como funciona o procedimento, quais os cuidados, indicações e como usar o ácido hialurônico.

O que é o ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância que está presente no organismo de forma natural, inclusive, na pele, sendo responsável por preencher os espaços entre as células. Isso significa que é ele quem deixa a pele hidratada e lisa.

Com o passar dos anos, entretanto, a quantidade de ácido hialurônico reduz, provocando o ressecamento da pele, bem como o surgimento das rugas. Por isso, é essa a substância usada nos tratamentos estéticos para devolver alguns anos de idade aos pacientes.

Atualmente, é usado o ácido hialurônico animal, que sai da crista do galo, ou a versão biotecnológica, que é fabricada a partir da fermentação bacteriana. Em ambos os casos, a substância passa por uma série de processos químicos.

Assim, ao final se tem o hialuronato de sódio, na forma de gel purificado. O método é amplamente difundido, uma vez que se trata de uma substância reabsorvível e da qual não existem relatos de hipersensibilidade, reduzindo os efeitos colaterais.

Embora o seu uso principal seja nos tratamentos estéticos, o ácido possui outras aplicações, como em terapias ortopédicas e/ou reumatológicas. Também é aproveitado na oftalmologia, quanto à forma esférica dos olhos.

Como usar o ácido hialurônico - O que é o ácido hialurônico
Imagem: healthzone.pt

Como usar o ácido hialurônico

O ácido hialurônico pode ser usado tanto por meio de aplicações diretamente na pele quanto através de produtos cosméticos, como cremes tópicos, que o tenham em sua composição.

No primeiro caso, são usadas injeções que devem ser feitas exclusivamente por profissionais capacitados, como cirurgiões plásticos e dermatologistas. Com elas, é possível melhorar o contorno da face e lábios, os quais pode receber volume também.

O mesmo pode ser feito nas mãos e em algumas partes do corpo. É eficiente ainda para reduzir as olheiras. Para dar volume à face, o ácido hialurônico pode ser aplicado ao redor dos malares – as chamadas maçãs do rosto, mandíbula e nas laterais.

Em alguns casos, o paciente precisa receber anestesia local, mais um motivo para buscar o tratamento em clínicas de confiança. Com os cremes, as marcas de idade e as rugas são suavizadas.

O método é amplamente difundido, uma vez que se trata de uma substância reabsorvível e da qual não existem relatos de hipersensibilidade, reduzindo os efeitos colaterais.

Como usar o ácido hialurônico - Como usar o ácido hialurônico
Imagem: mlouise.com.br

Cuidados e contraindicações

Uma clínica profissional e especializada nos tratamentos com ácido hialurônico deve entrevistar o paciente antes de iniciar as aplicações, a fim de identificar possíveis contraindicações.

É preciso ainda que faça exame clínico para verificar possível hipersensibilidade à substância. Indivíduos com problemas de coagulação devem evitar o tratamento. Além disso, é impossível aplicar o ácido próximo a regiões onde haja feridas ou inflamações, muito menos onde existe implante permanente.

O paciente é orientado a não consumir álcool na véspera das injeções, bem como evitar na semana que antecede o tratamento o uso de medicamentos anticoagulantes, ginko biloba e outros. Já o filtro solar deve ser aplicado antes e depois do procedimento.

Ao final das aplicações, recomenda-se ao paciente não se expor aos raios solares. Se houver roxos e hematomas pode-se usar gelo na região.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o ácido hialurônico, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como usar o ácido hialurônico

1 comentário
cassandra
Gostaria de saber se pode passar o ácido hialurônico gel direto na pele.

Como usar o ácido hialurônico
Imagem: healthzone.pt
Imagem: mlouise.com.br
1 de 3
Como usar o ácido hialurônico

Voltar ao topo da página