Como usar o bicarbonato para clarear as axilas

Como usar o bicarbonato para clarear as axilas

O bicarbonato de sódio é um dos produtos mais versáteis que podemos ter em casa, servindo tanto para a limpeza de casa, como para eliminar manchas ou acabar com a caspa. Seus usos cosméticos são variados, e um dos mais destacados é a sua capacidade para clarear áreas da pele com tendência a escurecer, como é o caso das axilas. As axilas são uma parte do corpo que, por conta da constante depilação, pode acabar ficando com um tom um pouco mais escurecido o manchas, o que incomoda muitas mulheres. Se você quer acabar com as manchas desta área de uma maneira natural, o umCOMO te mostra como usar o bicarbonato para clarear as axilas.

Bicarbonato nas axilas - Por que as axilas escurecem?

Ainda que não pareça, as axilas são uma das partes do nosso corpo com a pele mais sensível, o que explica que qualquer procedimento de depilação que seja inapropriado acabará gerando irritação e incômodos nesta área.

Uma das alternativas mais usadas para eliminar os pelos desta zona é o uso da lâmina ou Gilette, o que a longo prazo vai produzindo uma antiestética sombra local que em muitos casos não desaparece nem mesmo quando estamos perfeitamente depiladas. Isso acontece porque a fricção que acontece entre a pele e a lâmina pode levar a uma pigmentação local. Além disso, vale lembrar que existe outra causa possível para o escurecimento da pele das axilas: a diabetes. Nesse caso, a pele da região também fica mais espessa. Veja mais informações sobre a diabetes no artigo "Como saber se tenho diabetes".

Esta situação pode fazer com que sintamos vergonha de usar peças que exponham essa área, pois a simples vista pode parecer que não estamos corretamente depiladas. No entanto existe uma solução caseira simples: trata-se de usar o bicarbonato para clarear as axilas e conseguir que a sua aparência melhore.

Este ingrediente, junto com outro igualmente potente como o limão, ajudará você a conseguir os melhores resultados. Ainda abordaremos outras combinações poderosas para clarear as axilas com bicarbonato.

Recomendações para tirar manchas das axilas com bicarbonato

É preciso ter algumas coisas em mente antes de lançar mão do bicarbonato para clarear a pele;

  • Faça um teste na pele antes de aplicar o bicarbonato de vez na área que desejar. Isso porque o bicarbonato possui efeito irritativo;
  • A sua ação clareadora é por conta da esfoliação feita com o produto, uma vez que ele retira as células mortas, o que dá a sensação de clareamento na pele. Mas é uma linha tênue: de acordo com dermatologistas, o produto não deve ser usado na pele frequentemente pois pode irritá-la. Os produtos usados em combinação com o bicarbonato como limão e água oxigenada são utilizados para potencializar seu efeito clareador;
  • O bicarbonato de sódio na pele do rosto deve ser aplicado com cuidado e em intervalos espaçados de tempo, uma vez que a pele do rosto é muito mais sensível do que a da axila e da virilha. Além disso, sob hipótese alguma aplique qualquer mistura com bicarbonato sob a pele machucada ou com feridas.
  • A melhor maneira de aplicar o bicarbonato na pele é fazendo uma esfoliação leve com movimentos suaves e circulares. Após a aplicação, vale passar um hidratante para acalmar a pele.

Como clarear as axilas com bicarbonato

Entenda agora como clarear as axilas com limão e bicarbonato de sódio. É um procedimento muito simples e eficiente. Para começar você precisará de:

  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • O suco de meio limão

Passo a passo para clarear as axilas com bicarbonato e limão

  1. Misture ambos os ingredientes até formar uma massa espessa;
  2. Limpe bem suas axilas com água e sabão para eliminar qualquer resto de desodorante ou produtos;
  3. Seque e aplique a pasta de forma uniforme em ambas as axilas;
  4. Deixe atuar durante 10 minutos;
  5. Depois, retire com água morna e um sabonete suave;
  6. Recomenda-se repetir este procedimento todos os dias durante pelo menos 2 semanas ou até que a pele tenha clareado.

Atenção: Além de usar essa receita caseira, é conveniente que esfolie a parte das axilas uma ou duas vezes por semana com o objetivo de eliminar as células mortas que se acumulam no local e melhorar o seu tom e aparência. É importante que realize este procedimento de preferência com um esfoliante facial, pois devido ao seu grão mais fino será bem mais amável com a sua pele, esfoliando sem irritar.

Você pode conferir mais receitas de como usar o limão para clarear a pele em outro artigo do umCOMO.

Água oxigenada e bicarbonato clareiam a pele?

Sim. Outra opção é fazer a receita caseira da seguinte maneira:

  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 tampinha de água oxigenada volume 10 (é importante que seja o mesmo volume para não agredir a pele)
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Utilize essa receita da mesma maneira citada acima para clarear axila com bicarbonato.

Conheça também: Remédios caseiros para clarear a virilha

Clarear axilas - recomendações

Além disso, é conveniente considerar algumas recomendações para evitar que suas axilas escureçam e manter um tom adequado:

  • Evite usar lâmina para depilar as axilas, este hábito vai gerando uma mancha escura na área. O melhor é a depilação com cera quente, que ao mesmo tempo ajudará a eliminar as células mortas dessa região. Mas, se ainda optar pela lâmina, certifique-se de sempre usar uma nova, pois a reutilização aumenta as chances de foliculite.
  • Também não é recomendável o uso de cremes depilatórios que podem manchar esta delicada área.
  • Lave suas axilas diariamente com um produto hidratante, pois esta zona também requer cuidados. Você também pode optar por hidratar a zona depois do banho e antes de aplicar o desodorante. A hidratação evita o ressecamento da região e, consequentemente, o seu escurecimento.
  • Esfolie as axilas pelo menos uma vez por semana com um esfoliante facial para notar como sua aparência e textura melhoram.
  • Evite o uso contínuo de desodorante ou antitranspirante, de preferência recomenda-se que em casa deixe as suas axilas respirarem sem usar estes produtos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o bicarbonato para clarear as axilas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.