Partilhar

Como usar o cotonete na maquiagem

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar o cotonete na maquiagem
Imagem: 20min.ch

O cotonete é um dos melhores segredos de beleza de uma mulher. O último lugar onde você deve colocar o cotonete é dentro das suas orelhas, por isso prefira mantê-lo reservado para a aplicação da make. Esse item pode servir para limpar, esfumar, preencher e aplicar a maquiagem de forma precisa, para que não seja necessário um arsenal de pincéis e produtos de limpeza na hora de passar os cosméticos no rosto. Existem cotonetes específicos para maquiagem, mas os normais também servem para essas dicas que você vai aprender. Para saber como usar o cotonete na maquiagem, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como fazer maquiagem para o trabalho
Passos a seguir:
1

Fazer delineado gatinho

Para as meninas que ainda sofrem no momento de fazer o delineado gatinho, essa é uma das melhores formas de usar o cotonete na maquiagem.

A dica consiste em colocar o cotonete formando uma linha entre o canto externo do olho e o final da sobrancelha e traçar um risco rente à haste. Para terminar, basta desenhar outro traço ligando o final do primeiro com o canto interno do olho (fazendo um triângulo) e preencher o interior.

Como usar o cotonete na maquiagem - Passo 1
2

Aplicar corretivo em zonas pequenas

Esse truque permite que você controle onde passa o corretivo de forma mais higiênica. É uma boa dica para passar corretivo apenas nas espinhas ou manchas da pele, e não para aplicar corretivo em zonas grandes. Use a ponta do cotonete para aplicar o corretivo pontualmente e espalhe, dando umas batidinhas com as pontas dos dedos ou usando uma esponja.

3

Corrigir o delineado

Se o seu delineado não ficar perfeito (nunca fica, não é mesmo?), passe a ponta do cotonete num pouquinho de desmaquilante e ajuste dos lados até que os dois fiquem semelhantes.

Dica: Como os seus olhos são diferentes, o delineado sempre vai ficar um pouco diferente. Relaxa menina.

Imagem: reddit.com
4

Esfumar sombra nos cílios inferiores ou nas pálpebras

Passar sombra sob os cílios inferiores deixa seu olho parecendo mais arredondado e maior. No entanto, o pincel chanfrado pode depositar demasiado produto e concentrá-lo, criando um efeito indesejado semelhante às olheiras. Para evitar isso, use o cotonete para esfumar e remover o excesso de produto.

Pode, também, usar o cotonete para esfumar as sombras na zona das pálpebras. As suas pontinhas delicadas e arredondadas ajudam a misturar o produto, deixando o olho bem mais suave.

5

Limpar resíduos da máscara de cílios

Aplicar máscara de cílios deixa, geralmente, a pálpebra cheia de borrões. Use o cotonete para limpar os resíduos, passando um pouco de desmaquilante na ponta. Se ficar muito vermelho, use a primeira dica e passe um pouco de corretivo na pálpebra.

Imagem: heeyfashion.com
6

Esfumar a maquiagem de sobrancelhas

Se você usa lápis para definir a forma das sobrancelhas, sabe que o resultado pode ser um desenho muito marcado e pouco natural. Use o cotonete para deixar o contorno mais natural, esfumando com o cotonete.

7

Retocar o batom

O batom escuro é profissional no ato de sujar os dedos, as bochechas, a pia e a sua blusa branca. Para evitar isso, use o cotonete para limpar o contorno do batom ao invés dos dedos. Isso vai até ajudar a delinear melhor o desenho do lábio sem errar.

Imagem: ellesees.net
8

Remover a máscara de cílios

A máscara de cílios pode ser difícil de remover. Para conseguir fazê-lo sem esfregar e danificar os fios, embeba a parte de algodão no desmaquilante e coloque um pedaço de papel na zona das olheiras. Depois basta aplicar o produto nos cílios, suavemente.

9

Batom suave

Se o seu batom favorito é demasiado forte para o dia, experimente aplicá-lo usando o cotonete. A boca ficará manchada, sem o contorno tão definido e com um aspeto mais suave e delicado.

Imagem: etsy.com
10

Fazer V no canto externo do olho

Se o pincel é teimoso e não obedece, o ideal é arrumar o esfumado no canto externo do olho com um cotonete. Passe a sombra e esfume com o cotonete, e depois passe a outra ponta no desmaquilante para desenhar o formato desejado. Simples assim!

11

Limpar sobrancelhas depois da base

Depois de passar a base ou o BB Cream, o pelo da sobrancelha fica tingido e com um aspeto esbranquiçado. Para remover o excesso de produto sem arriscar remover o cosmético da pele, molhe a ponta da haste flexível no desmaquilante e passe suavemente nos fios.

Imagem: galleryhip.com
12

Agora que já sabe como usar o cotonete na maquiagem, dê uma olhada nesses artigos cheios de dicas valiosas para a sua torina de maquiagem:

12 truques com a máscara de cílios

Truques de maquiagem para olhos

Truques de maquiagem com corretivo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o cotonete na maquiagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como usar o cotonete na maquiagem

Como usar o cotonete na maquiagem
Imagem: 20min.ch
Imagem: reddit.com
Imagem: heeyfashion.com
Imagem: ellesees.net
Imagem: etsy.com
Imagem: galleryhip.com
1 de 7
Como usar o cotonete na maquiagem

Voltar ao topo da página