Partilhar

Como usar o gengibre para a queda de cabelo

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar o gengibre para a queda de cabelo

O gengibre é um ingrediente natural usado em muitos tratamentos, tanto para a saúde como para a beleza. Evitar a queda do cabelo é uma das funções do gengibre, já que tem propriedades naturais que estimulam o fluxo sanguíneo e proporcionam vitaminas ao cabelo. Neste artigo de umComo contamos a você como usar o gengibre para a queda de cabelo descobrindo suas propriedades e diferentes tipos de uso.

Também lhe pode interessar: Óleo de alho para a queda de cabelo

Propriedades do gengibre para o cabelo

A medicina indiana ou Ayurveda é a que usa as ervas para conseguir uma melhoria tanto da saúde física como mental; desta medicina vêm muitos dos remédios naturais atuais e, entre eles, encontra-se o uso do gengibre para a queda do cabelo.

  • Esta planta é um poderoso ingrediente que ajuda a estimular o fluxo sanguíneo do couro cabeludo. Com isto, consegue-se uma melhor circulação na zona capilar, estimulando os folículos do cabelo e, consequentemente, seu crescimento.
  • Os ácidos graxos que o gengibre contém são perfeitos para cuidar e restaurar o cabelo mais fraco ou fino. Por isso, acrescentando um pouco desta planta em seus tratamentos de beleza seu cabelo fica mais forte e saudável e, portanto, com menos probabilidade de cair.
  • As propriedades anti-inflamatórias e antissépticas do gengibre também fazem com que a circulação sanguínea do couro cabeludo seja melhor e o cabelo esteja mais estimulado para o seu crescimento.

Além de ajudar a frear a queda do cabelo, as propriedades do gengibre funcionam perfeitamente para outros tratamentos capilares como para eliminar a caspa ou fazer com que o cabelo cresça mais rápido.

Como usar o gengibre para a queda de cabelo - Propriedades do gengibre para o cabelo

Usar o gengibre para o cabelo

Para poder aproveitar todas as propriedades do gengibre contra a queda do cabelo saiba que existem diferentes formas de fazer isso: desde soluções prontas que já vêm preparadas pela medicina natural, até elaborando você mesmo um creme caseiro para o cabelo. A seguir, em umComo contamos a você as mais frequentes e eficientes para conseguir o seu objetivo:

  • Gengibre com óleos essenciais: deverá conseguir a raiz de gengibre em seu formato em pó ou a raiz da planta natural. Rale ou pegue em uma colher do pó da raiz e adicione uma colher de óleo de jojoba ou de azeite de oliva, como quiser. Misture ambos os ingredientes e aplique o resultado no couro cabeludo fazendo uma massagem com movimentos circulares. Deixe atuar durante mais de 30 minutos e depois lave com seu xampu habitual. Repita este tratamento 2 vezes por semana para conseguir um cabelo mais forte.
  • Raiz de gengibre: rale esta parte da planta e esquente um pouco em uma panela com água. Quando estiver quente, retire do fogo e espalhe a pasta sobre o local onde tem a calvície ou as primeiras áreas com falta de cabelo. Enquanto aplica sobre o local não se esqueça de fazer uma massagem circular, pois assim consegue estimular o fluxo sanguíneo; depois coloque uma touca de banho e deixe que o gengibre atue por 45 minutos. Repita este tratamento sempre que puder (é aconselhável fazer isso diariamente) até ver que o cabelo começa a reaparecer.
  • Misturas preparadas: em lojas de produtos naturais encontrará produtos prontos com a mistura de gengibre e óleos essenciais; pode comprar um deles e jogar o líquido no couro cabeludo fazendo uma massagem circular. Deixe atuar por 20 minutos e enxágue com água abundante; repita este processo 2 vezes por semana e seu cabelo ficará mais forte e abundante.
Como usar o gengibre para a queda de cabelo - Usar o gengibre para o cabelo

Remédios naturais para a queda de cabelo

Além de usar o gengibre para a calvície podem ser aproveitados os benefícios de outros ingredientes naturais que também servem para esta finalidade. Por exemplo, o aloe vera é uma planta natural que funciona perfeitamente para hidratar e conseguir que o cabelo fique mais forte e saudável.

O alecrim, a cavalinha ou a urtica também são ervas medicinais que funcionam perfeitamente para tratar a queda de cabelo. Você só precisa fazer infusões com estas ervas e tomar diariamente para conseguir um cabelo mais cheio e abundante.

O vinagre de maçã ou de arroz também é um bom aliado para combater a perda de cabelo; para fazer este remédio caseiro você só precisa misturar em um copo de água duas colheres de sopa deste vinagre, aplicar no couro cabeludo com uma massagem e enxaguar após 15 minutos. Neste artigo de umComo revelamos a você mais remédios caseiros para a queda de cabelo.

Como usar o gengibre para a queda de cabelo - Remédios naturais para a queda de cabelo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o gengibre para a queda de cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como usar o gengibre para a queda de cabelo

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Lia
Fernanda diz a sua mãe para fazer o chá de alecrim com gengibre e depois de lavar os cabelos e secar bem com a toalha, passar o chá com na raiz com um algodão de deixa secar naturalmente. Receita do chá: 2 colheres (sopa) de alecrim seco ou natura, uma colher de gengibre ralada, deixe ferver 2 min. coe e passe nos cabelos ainda morno. Fazer toda vez que lavar os cabelo. Boa sorte!
A sua avaliação:
Fernanda
O cabelo da minha mae cair muito,ela evitar de molhar e lavar o cabelo.por causa da queda.ela usa muita coisa no cabelo ela ja usou:ovo,babosa,azeite de oliva.ate borra de cafe.O que faco?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernanda! Ela já experimentou mudar de shampoo e condicionador? Nesses casos é importante não lavar o cabelo todos os dias nem abusar de fontes de calor, como chapinhas, secadores e modeladores de cabelo. Para além disso, pode conferir esses remédios caseiros que podem ajudar: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-a-queda-de-cabelo-6318.html

Como usar o gengibre para a queda de cabelo
1 de 4
Como usar o gengibre para a queda de cabelo

Voltar ao topo da página