Como usar o óleo de argan nos cabelos

Como usar o óleo de argan nos cabelos

Se há um produto que está verdadeiramente sendo uma revolução na cosmética capilar, esse é o óleo de argan. Vindo de Marrocos, é um produto enriquecido com muitas vitaminas e componentes essenciais para manter a beleza do cabelo intacta, pois proporciona uma hidratação profunda e incomparável. Também é bom para combater o frisado, evitar e tratar a secura e dar ao cabelo um brilho sublime. Gostaria de saber como usar o óleo de argan nos cabelos? Então, só tem que continuar lendo este artigo de umComo.

Propriedades do óleo de argan para o cabelo

O óleo de argan, também conhecido como ouro líquido, converteu-se em um dos produtos favoritos de muitas mulheres para deixar o cabelo mais bonita e deixá-lo com um acabamento super sedoso e brilhante incrível. Este produto, que também é excelente para o cuidado da pele, em matéria capilar oferece inúmeros benefícios como os que explicamos de seguida:

  • Graças à sua riqueza em ácidos graxos essenciais, o óleo de argan serve para nutrir e hidratar o cabelo desde a raiz até às pontas, evitar que seque em excesso e impedir que vá perdendo brilho com o passar do tempo.
  • Equilibra o couro cabeludo pois contém polifenóis, os quais favorecem a circulação sanguínea e que as células recebam os nutrientes necessários. É por isso que o óleo de argan é um bom produto para oxigenar o cabelo, prevenir a queda excessiva de cabelo e conseguir que cresça de forma completamente saudável.
  • Melhora a produção de queratina, o que se traduz em um cabelo bem mais forte e denso.
  • Contém vitamina E, o que é ideal para rejuvenescer o cabelo e depois da sua aplicação, o resultado é um cabelo flexível, suave, cheio de vida e força.

Como aplicar o óleo de argan no cabelo

Devido às magníficas propriedades do óleo de argan para o cabelo, incorporá-lo na sua rotina de beleza diária é algo que a longo prazo trará a você muitos benefícios, notando de imediato as mudanças na saúde do seu cabelo. Para tirar proveito deste produto, é importante aplicar de uma forma específica em função do estado do seu cabelo e do que deseja conseguir após utilizá-lo. Tome nota dos seguintes tratamentos e escolha o que melhor se adapte às necessidades do seu cabelo:

  • Para cabelo danificado, quebradiço e seco: aplicar o óleo de argan desde a raiz até às pontas e deixar repousar durante 30 minutos. É importante massagear o couro cabeludo com suavidade para que o óleo penetre bem nos folículos e, de seguida, passar um pente por todo o comprimento do cabelo para uma distribuição uniforme. Depois, envolva o cabelo com uma toalha e deixa atuar outros 20 minutos. Após este tempo, enxague e lave normalmente.
  • Para pontas abertas, danificadas e secas: aplicar umas gotas de óleo de argan apenas nas pontas para as hidratar. Pode deixar atuar durante 1 hora ou fazer o tratamento antes de ir dormir para que possa fazer efeito durante toda a noite. Na manhã seguinte, enxague e lave normalmente.
  • Para o couro cabeludo sensível ou com descamações: aplique o óleo de argan apenas sobre o couro cabeludo e realize uma massagem suave com movimentos circulares. Deve deixar repousar durante toda a noite e lavar o cabelo pela manhã. Não se esqueça da importância de utilizar um xampu suave para não irritar a pele dessa zona.
  • Para o cabelo oleoso: aplique o óleo de argan desde a metade do cabelo até às pontas, evitando o couro cabeludo para não aumentar a produção de gordura. De seguida, penteie e desembarace para reparti-lo bem. Deixe atuar durante 20 minutos e repita o tratamento uma vez a cada duas semanas.

Um truque que dá excelentes resultados e que pode utilizar nos tratamentos anteriores é o de envolver o cabelo com uma toalha quente logo após aplicar o óleo de argan. É que o calor produz um efeito vasodilatador que faz com que os princípios ativos deste produto penetrem muito melhor no cabelo.

Máscaras com óleo de argan para o cabelo

Também tem a opção de combinar o óleo de argan com outros produtos naturais igualmente eficazes para revigorar e hidratar o cabelo como o ovo, o mel, o abacate ou o aloe vera. Preste atenção às seguintes máscaras e comprove os resultados por você mesma:

Máscara de óleo de argan, ovo e mel: é ideal para recuperar a suavidade e o brilho perdido. Misture 1 ovo, 1 colher de sopa de mel e 1/2 colher de sopa de óleo de argan e aplique a máscara sobre o cabelo envolvendo-o, posteriormente, com uma toalha quente.

Máscara de óleo de argan e abacate: é perfeita para o cabelo seco e danificado. Esmague a polpa de um abacate e misture-a com uma 1 colher de sopa de óleo de argan. Espalhe a máscara por todo o comprimento do cabelo e deixe atuar 20 ou 30 minutos.

Máscara de óleo de argan e aloe vera: indicada para cabelos queimados ou com falta de hidratação. Misture 3 colheres de chá de óleo de argan com 6 de aloe vera e espalhe a máscara obtida por todo o cabelo, deixando atuar durante 30 minutos.

Além disso, aconselhamos que você consulte o artigo Truques de beleza com óleo de argan para ver outros usos cosméticos deste produto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o óleo de argan nos cabelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.