Como usar o óleo de coco para a caspa

Como usar o óleo de coco para a caspa

A aplicação habitual do óleo de coco no couro cabeludo é um ótimo remédio para combater o problema da caspa e devolver ao cabelo a beleza perdida. O óleo de coco é um ótimo hidratante, antimicrobiano e antifúngico natural, por isso contribui com todas as propriedades necessárias para tratar a caspa eficazmente e para reduzir seus sintomas, como a descamação, a irritação, a coceira, etc. Além de um bom tratamento, também atua como prevenção, por isso também pode continuar usando-o quando a caspa tiver desparecido. Continue lendo este artigo do umCOMO para saber como usar o óleo de coco para a caspa e descobrir os diferentes tratamentos disponíveis.

Passos a seguir:
1

Entre os principais benefícios do óleo de coco para o cabelo, encontramos que é um excelente remédio natural para tratar e prevenir a caspa. De seguida, revelamos para você quais são essas propriedades que o convertem em um produto natural ideal para lutar contra esta doença capilar tão antiestética e desconfortável.

É hidratante e evita a descamação

O óleo de coco possui uma composição muito especial, pois contém vitamina E e K, proteínas e alguns ácidos, como o láurico e o cáprico, que são ideais para hidratar e condicionar em profundidade o couro cabeludo. É um produto que penetra muito facilmente nos filamentos do cabelo e no couro cabeludo e, graças a isso, é capaz de reparar os danos, reduzir a secura e a irritação tão próprias da caspa.

É antifúngico

Outro dos benefícios do óleo de coco para a caspa é que ajuda a combater o fungo que muitas vezes é o responsável por esta doença capilar e pelo aparecimento de seus diferentes sintomas. Isto é possível pelas propriedades antifúngicas e antimicrobianas do óleo de coco, as quais impedem o crescimento deste microrganismo no couro cabeludo e melhoram a saúde capilar. Também é bom para reduzir o excesso de sebo e eliminar todas as peles mortas presentes no couro cabeludo.

Outros benefícios

Além dos citados anteriormente, o óleo de coco é um produto que previne o envelhecimento capilar graças à vitamina E que contém, contribui com brilho para o cabelo, protege-o de maneira natural e regenera aquelas partes que se encontram mais danificadas.

2

Em geral, o óleo de coco encontra-se em um estado sólido, por isso para aplicá-lo sobre o couro cabeludo terá que esquentá-lo um pouco antes.

Para obter bons resultados e poder tirar a caspa com óleo de coco, é muito importante que compre um produto que seja orgânico e o mais puro possível. Pode encontrá-lo em lojas especializadas na venda de produtos naturais.

3

Para usar o óleo de coco para a caspa, deverá levar a cabo o tratamento que vamos explicar para você de seguida. Siga os seguintes passos:

  1. Coloque uma quantidade generosa de óleo de coco em um recipiente e esquente durante uns segundos no microondas. A quantidade a utilizar dependerá do comprimento de seu cabelo.
  2. Aplique o óleo de coco líquido obtido sobre o couro cabeludo realizando uma massagem circular para facilitar sua penetração nos folículos pilosos.
  3. Espalhe também o óleo pelo meio e pontas.
  4. Depois, cubra o cabelo e o couro cabeludo com uma touca plástica e deixe atuar durante uns 20 minutos.
  5. Passado esse tempo, retire a touca e lave o cabelo como de costume, usando de preferência um xampu e um condicionador anticaspa.
4

Além de tirar a caspa com óleo de coco de maneira isolada, tem a opção de potencializar os efeitos deste produto em seu cabelo se o combinar com outras loções naturais que também sejam eficazes para regenerar o cabelo afetado pela caspa. Sem dúvida alguma que, o limão é uma das grandes opções, pois tem propriedades adstringentes que reduzem o excesso de gordura no couro cabeludo, e antibacterianas, as quais são eficazes caso tenha algum microrganismo que se prolifere no couro cabeludo e cause a caspa.

O tratamento anticaspa com óleo de coco e limão consiste em esquentar ligeiramente 2 colheres de sopa de óleo de coco e misturá-las, posteriormente, com o suco de um limão recém espremido. Aplique a mistura sobre o couro cabeludo, cubra a cabeça com uma touca plástica e deixe atuar durante 20 minutos.

5

Outro tratamento bom para a caspa com óleo de coco é o que combina os benefícios deste com os dos óleos essenciais, como o de lavanda ou o da árvore de chá. Estes regulam a atividade das glândulas sebáceas, combatem os microrganismos e reduzem a coceira que pode provocar a caspa no couro cabeludo.

Neste caso, só terá que misturar 2 colheres de sopa de óleo de coco com 1 colher de óleo de lavanda e outra de óleo de árvore de chá. Massageie o couro cabeludo com a mistura obtida e cubra com uma touca plástica. Espere de 20 a 30 minutos e lave o cabelo como de costume.

6

As pessoas que sofrem de caspa precisam lavar seu cabelo de forma habitual com um xampu anticaspa, já que este produto possui ingredientes específicos que ajudam a combater o problema desde a raiz. São bactericidas, antimicrobianos e antifúngicos, além de permitirem hidratar e nutrir o cabelo evitando assim seu ressecamento.

O óleo de coco também pode ajudar você a multiplicar a eficácia deste tipo de xampus. Como? É muito simples, deve apenas adicionar umas gotas de óleo de coco ao seu xampu anticaspa habitual, agitar energicamente e usá-lo cada vez que lavar o cabelo.

E se gostaria de elaborar um xampu natural para combater a caspa, não perca a receita que damos para você no artigo Como fazer um xampu anticaspa caseiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o óleo de coco para a caspa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.