Partilhar

Como usar o óleo de linhaça no cabelo

Por Sara Viega. Atualizado: 23 fevereiro 2018
Como usar o óleo de linhaça no cabelo

A linhaça é uma semente da planta linum usitatissimum que contém no seu interior óleo de linhaça ou linho, uma substância que, por seu alto conteúdo em ômega 3, se torna hidratante e reparadora. O óleo de linhaça é bastante utilizado pelas suas propriedades medicinais para aliviar a prisão de ventre ou diminuir o colesterol no sangue, no entanto, neste artigo vamos nos centrar em explicar como usar o óleo de linhaça no cabelo e tirar o máximo proveito dos seus benefícios cosméticos.

Quando o cabelo estiver maltratado por fatores externos como o clima, o secador, as tinturas ou a chapinha, costuma estar ressecado, desidratado, poroso e rebelde, mas pode mudar tudo isto para melhor utilizando este produto para hidratar o cabelo e devolver a vitalidade perdida. Quer saber como? Continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Água de linhaça para fortalecer o cabelo
Passos a seguir:
1

Antes de explicar como usar o óleo de linhaça no cabelo é necessário saber como atua este líquido natural nas fibras. Quando o cabelo está ressecado e desidratado, precisa de água e nutrição: este produto é capaz de oferecer ambas as coisas. É que o seu alto conteúdo em óleos graxos essenciais converte-o em uma substância tão restauradora e hidratante como o azeite de oliva, por isso é considerado um dos melhores óleos vegetais para o cuidado capilar e da pele.

Quando penetra no cabelo, hidrata em profundidade o interior da fibra permitindo que esta se nutra e se repare. Este efeito aumenta o brilho do cabelo, deixando-o mais suave, escondendo as pontas abertas e deixando-o mais fácil de mexer.

Como usar o óleo de linhaça no cabelo - Passo 1
2

O óleo de linhaça pode ser encontrado em lojas de produtos cosméticos, mas caso não encontre, pode ser extraído da linhaça. Para fazê-lo, deve comprar as sementes em uma loja de produtos naturais e jogar três colheres de sopa de sementes em uma xícara de água fervendo. À medida que as sementes vão esquentando, será necessário mexer constantemente durante cinco minutos em fogo lento para evitar que grudem entre si.

Uma vez que tenham passados os 5 minutos, deve coar de imediato a água para separar as sementes e deixar esfriar. Quando a água estiver fria, pode começar a utilizar para aproveitar os seus benefícios sobre o cabelo.

Como usar o óleo de linhaça no cabelo - Passo 2
3

Há muitas formas de usar o óleo de linhaça no cabelo, mas uma das mais convencionais é aplicá-lo diretamente em seu cabelo. Deve aplicar no cabelo após lavar com xampu e condicionador.

Para evitar que o couro cabeludo fique oleoso, é recomendável aplicar o óleo desde a metade do cabelo até às pontas e, se desejar um efeito mais potente, pode aplicar ar quente do secador para que o líquido penetre melhor nas fibras. Tem que deixar repousar no cabelo pelo menos meia hora ou, de preferência, não enxaguar até ao dia seguinte.

Como usar o óleo de linhaça no cabelo - Passo 3
4

O óleo de linhaça também é utilizado para dar forma ao cabelo, servindo como um ajudante ideal para cabelos cacheados, pois permite definir as ondas e combater o frizz. Se deseja usar o óleo de linhaça para pentear o cabelo, deve aplicar uma quantidade generosa do meio para as pontas após lavar o cabelo com xampu e condicionador. Penteie o cabelo com suas mãos e depois dê-lhe a forma ondulada que deseja. À medida que seu cabelo for secando, notará o efeito.

Como usar o óleo de linhaça no cabelo - Passo 4
5

Misturar o óleo de linhaça com outro óleo essencial é um excelente remédio caseiro para hidratar o cabelo. Pode fazer uma máscara para o cabelo à base de óleo de linhaça, abacate e óleo de amêndoas: misture duas colheres de sopa de óleo de amêndoas, meia xícara de óleo de linhaça e um quarto de um abacate. Triture e mexa até obter um creme esverdeado. Depois aplique no cabelo, deixe repousar durante 20 minutos jogando ar quente e depois enxague como normalmente.

No nosso artigo como fazer óleo de amêndoas explicamos para você o modo de elaborar em casa este produto.

6

Outra forma de utilizar este produto é tomar cápsulas de óleo de linhaça que, além de ajudar a fortalecer as fibras, permitirá que o organismo se beneficie de todas as propriedades deste líquido natural. Estes suplementos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e, no geral, na embalagem costumam indicar a dose recomendada segundo a necessidade. No entanto, quando a prioridade é que o cabelo absorva melhor todos os nutrientes deste óleo, o mais recomendável é preferir aplicar direto no cabelo para ver melhores resultados.

Dica: Acesse também e esclareça a dúvida - Gel de linhaça alisa o cabelo?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o óleo de linhaça no cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como usar o óleo de linhaça no cabelo

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Jose Gonçalves
Muito bom
Editor umComo.com.br
Oi José! Valeu pelo comentário!

Como usar o óleo de linhaça no cabelo
1 de 5
Como usar o óleo de linhaça no cabelo

Voltar ao topo da página