Caspa

Como usar o vinagre branco para a caspa

Como usar o vinagre branco para a caspa

A caspa é um dos problemas dermatológicos mais comuns, pode aparecer pela acumulação de células mortas ou pela presença de fungos, entre outras razões. Para a tratar recorrendo a remédios caseiros e naturais, pode recorrer ao vinagre branco, pois este é um tratamento ideal para combater esta condição conseguindo limpar de forma profunda os folículos capilares e promovendo uma regeneração da pele. Continue lendo este artigo de umComo no qual vamos explicar para você como usar o vinagre branco para a caspa.

Também lhe pode interessar: Como usar o vinagre de maçã para a caspa

Causas do aparecimento da caspa

A caspa pode aparecer no couro cabeludo por várias razões, ainda que a mais habitual seja a presença do fungo Pityrosporum ovale (mais conhecido como "fungo FM"), neste caso, pode levar a formar-se crostas e vermelhidão na zona e a pessoa sofrerá de uma irritação da pele e inclusive uma infecção. Este fungo metaboliza a gordura humana e acelera a renovação das células da pele, por isso as imaturas se acumulam no couro cabeludo, provocando as características escamas da caspa.

Há outros fatores que influenciam na formação da caspa, como os seguintes:

  • A sensibilidade da pele. A verdade é que aproximadamente 50% da população tem pele sensível ao ácido oleico, algo que acaba originando a caspa. Se seu couro cabeludo é sensível ao ácido oleico, pode se irritar.
  • A dermatite seborreica é outra das causas comuns da caspa.
  • Obviamente que, a falta de higiene capilar pode derivar também nesta condição.
  • O eczema e a psoríase, doenças dermatológicas normalmente crônicas, também influenciam.
  • Algumas pessoas são, além disso, sensíveis a certos componentes que aparecem nos produtos de higiene, por isso não deverá abusar de laquês, géis fixadores ou outros produtos capilares.

Lembre-se que a sensibilidade da sua pele pode variar com o tempo e, ainda que sempre tenha gozado de um couro cabeludo saudável, pode acabar desenvolvendo caspa. Se quer uma informação mais detalhada a este respeito, convidamos você a consultar o nosso artigo por que temos caspa.

Como usar o vinagre branco para a caspa - Causas do aparecimento da caspa

O efeito do vinagre branco

O vinagre branco é um dos ingredientes mais fortes para eliminar a caspa graças à sua ação bactericida, antisséptica e fungicida, que o converte em um remédio ideal para combater a caspa. Além disso, a acidez do vinagre pode nos ajudar a manter o equilíbrio do pH do couro cabeludo. Para poder usar o vinagre branco para a caspa a primeira coisa que tem de fazer é adicionar este produto ao seu sabão habitual e lavar o cabelo com esta mistura; o aconselhável é dilui-lo em água em 50%.

Ainda que, se não quiser aplicá-lo diariamente, também existe outro tratamento que consiste em misturar 1/2 copo de vinagre com 1/2 copo de xampu e aplicar sobre o couro cabeludo fazendo massagens capilares que reativarão a circulação sanguínea permitindo também que as propriedades antibacterianas que referimos anteriormente possam penetrar nos folículos capilares. Depois da massagem, teremos que deixar repousar entre 15 minutos e meia hora para atuar, além disso, recomenda-se que, para que o produto penetre melhor, envolva o cabelo com uma toalha.

Repita uma vez por semana para conseguir os melhores resultados. Os ácidos e as enzimas do vinagre branco matam a bactéria que causa vários problemas no cabelo e no couro cabeludo como a caspa. É muito importante ser constante com o tratamento para eliminar totalmente a caspa. Se tiver a pele sensível, pode experimentar primeiro em uma pequena parte do couro cabeludo, se não causar reação, passe a aplicar em todo o cabelo. O mais recomendável é escolher um vinagre orgânico, sem processar nem refinar.

Em umComo damos a você outros remédios caseiros para eliminar a caspa onde incluímos produtos como o limão, a aloe vera ou o bicarbonato de sódio.

Como usar o vinagre branco para a caspa - O efeito do vinagre branco

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o vinagre branco para a caspa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Inês
se eu usar uma toca termica ao inves da toalha, haverá algum problema?
A sua avaliação:
alessandra
Gostei muito da dica, mais onde compra o vinagre branco seria em supermercado ? Porq orgânico aqui na minha cidade não vou achar :/
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alessandra! Sim, você encontra o vinagre branco à venda em supermercados. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
paloma silva
SIMPLESMENTE AMEI Sofro com caspa a anos e com certeza irei fazer esse remédio ..
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paloma! Que bom saber que os métodos foram do seu agrado. Muito obrigada pelo comentário valeu! :)
A sua avaliação:
Danie
Gostei dessa dica,vou tentar. Tenho problemas com caspa,é horrível.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Danie! Espero que dê certo. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
1 de 3
Como usar o vinagre branco para a caspa