Como usar sabonete íntimo

Como usar sabonete íntimo
Imagem: einstein.br

Há alguns anos, o sabonete líquido usado para higienizar a região íntima feminina era bastante divulgado como essencial para a manutenção da saúde. Veja quando e como usar sabonete íntimo com as dicas que o umComo.com.br separou para você.

Benefícios do sabonete íntimo

Nem todos os sabonetes possuem pH que combina com a região íntima da mulher e, por isso, muitos especialistas recomendam o sabonete íntimo líquido. Esse produto é compatível com o pH necessário para evitar infecções, as quais podem se manifestar com maior facilidade em alguns momentos, quando a mulher está estressada, com fadiga ou doente, por exemplo.

Essas situações deixam o sistema imunológico debilitado, facilitando o surgimento de doenças e problemas de saúde em geral, inclusive, infecções vaginais. O pH da flora vaginal também é afetado quando a mulher sofre desequilíbrio hormonal, como o promovido pela menopausa, momento esse que ela também estará mais sujeita a infecções.

Vale lembrar que mesmo uma flora vaginal equilibrada é habitada por micro-organismos, como fungos e bactérias, próprias da região íntima, que defendem o organismo de infecções. Porém, quando ela entra em desiquilíbrio, o que ocorre com a mudança de pH, o ambiente fica favorável às infecções, coceiras e corrimentos.

Outros fatores que mexem com o pH da flora vaginal são a mudança de imunidade pela qual a região passa durante o ciclo menstrual e a proximidade do ânus com a vagina, o que permite a sua contaminação. Por isso, é de extrema necessidade fazer a higienização da vulva (região externa) com frequência.

Imagem: med-health.net

Como usar sabonete íntimo

Os sabonetes íntimos líquidos para a mulher costumam ter em sua fórmula o ácido lático, que é o componente responsável por manter o pH vaginal estável, que deve ficar entre 3,8 a 4,2. Ou seja, o ambiente é ácido e são principalmente os lactobacilos os micro-organismos que defendem a flora vaginal de infecções.

Existem muitas marcas diferentes de sabonete líquido e, na hora de escolher, o principal é que possua o ácido lático. Já para saber como usar sabonete íntimo é bastante simples, sendo que durante o banho ela deve substituir o sabonete comum quando a região íntima for lavada. Embora existam especialistas que discordem da necessidade de usar o sabonete íntimo, quem deseja experimentar o produto pode substitui-lo pelo sabonete comum algumas vezes por semana.

No entanto, os defensores do seu uso alegam que o produto pode ser usado todos os dias. Além disso, ele é recomendado especialmente a mulheres que estejam passando por infecções recorrentes. O sabonete íntimo pode ser usado, ainda, durante a menstruação e mesmo quando a mulher estiver grávida. No entanto, o produto não deve entrar em contato com a região interna da vagina, uma vez que o seu uso é unicamente externo.

O tecido interno da vagina é mais sensível que o da vulva e ao receber esse e outros produtos o risco de alergias é grande. Para garantir a saúde da região íntima são recomendadas também calcinhas de algodão, que por favorecerem a chamada respiração genital, que evita infecções. Dormir sem calcinha é outra forma de manter a região arejada e, da mesma forma, o uso de roupas muito apertadas pode ser prejudicial.

Imagem: desejosdebeleza.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar sabonete íntimo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.