Como usar saia longa

Como usar saia longa
Imagem: forever21.com

A saia longa é uma peça clássica no guarda roupa de uma mulher. Feminina e intemporal, a saia longa pode ser usada em climas quentes e frios, dependendo de como é combinada com outras peças. No entanto, o Verão é a estação que mais pede esta saia fresquinha e confortável. Uma só saia pode ser um ponto de partida para visuais muito diferentes e versáteis para qualquer tipo de ocasião. Esta peça deve ser usada por mulheres com qualquer tipo de silhueta, havendo algumas dicas diferentes para cada tipo de corpo. Para saber como usar saia longa com a sua figura, continue lendo este artigo do umComo e não abdique do charme desta peça.

Como combinar

A saia longa é uma peça muito versátil. A principal dica para usar esta peça é ter o cuidado de combiná-la com blusas ou camisas simples, especialmente quando a saia tem estampas. A saia deve ser o destaque do visual e as peças leves são a melhor opção para a parte de cima.

Existem muitos modelos de saia longa. O importante é saber conjugar saias de corte reto com camisetas quadradas e saias volumosas com tecidos justos para que exista equilíbrio no look. Como este conselho é bastante geral, existem alguns truques para cada tipo de blusa:

  • Camisa - A camisa é a melhor escolha para usar saia longa num contexto profissional. Dobrar os punhos da camisa e usá-la dentro da saia é o ideal, para garantir um aspeto bem feminino. As camisas jeans e com estampas são adequadas para criar um visual informal.
  • Cropped - O cropped top é uma das peças icônicas da moda recente e combina muito bem com a saia longa. A altura da saia é determinante para esta combinação, que deve revelar apenas um pouco de pele e não toda a barriga. O melhor visual joga com cropped e saia acima do umbigo.
  • Regata - A regata com saia longa confere um visual descolado. A melhor maneira de conjugar é usar um cinto para acentuar a cintura e dividir a silhueta em duas partes. Os cintos finos são os mais elegantes para este efeito e são uma excelente opção para um look de verão.

Saia longa para baixinhas

As baixinhas podem usar saia longa sem correr o risco de parecerem ainda mais pequeninas. Basta ter atenção a alguns detalhes no momento de combinar as peças.

Se você não tem quadril largo, usar saia e blusa da mesma cor é o ideal para alongar sua silhueta. Caso tenha uma figura de pera, veja os truques para usar saia longa com quadril largo.

Para que a figura pareça mais longilínea, experimente colocar a cintura abaixo do umbigo. Se usar cinto, prefira um do mesmo tom da saia para não dividir a silhueta. Os colares compridos também criam um efeito alongado.

Evites saias com babados, cinturas muito baixas ou muito compridas. A saia que arrasta no chão não favorece as baixinhas, tornando-as ainda menores. Marque a cintura no sítio correto e mostre o calçado para uma figura mais harmoniosa.

Imagem: miholiveira.com

Saia longa para plus size

Para as mulheres mais gordinhas, existem regras específicas para usar saia longa. Quer o seu corpo seja ampulheta, mais fino em cima, triângulo invertido ou corpo pera, as dicas são as mesmas.

O visual monocromático ajuda a alongar. Não é preciso usar só preto, os outros tons escuros também são liberados. Estampas pequenas com fundo escuro também são adequadas.

Procure tecidos com pouco volume para que caiam bem sem armar. Modelos de caimento leve e solto são preferíveis, evite franzidos e plissados.

Use a saia acima do umbigo para que não crie um visual achatado. Uma blusa mais soltinha de meia manga, com decote em V, é uma excelente combinação para a saia longa. Esse visual ficará ainda mais equilibrado se a blusa for usada por dentro da saia.

Dica: o calçado raso como sandália e tênis dá um look mais descolado ao visual. Para um look mais elaborado, prefira sapatos de salto alto que alongam a silhueta.

Imagem: juromano.com

Saia longa para quem tem ombros largos

As regras para quem tem ombros largos são tão específicas como os outros tipos de corpo.

Prefira tecidos encorpados que criem volume para aumentar o quadril e igualar a parte de cima com a de baixo.

Modelagens com pregas, plissados, envase amplo e franzidos são as mais indicadas. Qualquer modelo que dê corpo à saia, mais rodado e com mais volume, vai ajudar a equilibrar todo o visual.

No seu caso, o objetivo é chamar toda a atenção para a zona do quadril e remover o foco da zona superior. Evite blusas chamativas com detalhes e cores fortes. As blusas lisas de tons escuros são as melhores para mudar o foco.

Dica: Para aprender como fazer uma saia longa de forma simples, acesse esse artigo do umComo.

Imagem: despisnis.ru

Saia longa para quem tem quadril largo

Para quem tem quadril largo, usar saia longa é simples se seguir alguns truques.

Dê sempre preferência a saias de tons escuros. Se optar por uma saia estampada, prefira estampas com fundo escuro. Para a parte de cima, opte por cores claras para criar equilíbrio ao visual e equilibrar a silhueta. Se possível, combine a cor da blusa com a cor da estampa da saia para destacar ainda mais a parte de cima e desviar o foco da parte inferior.

Evite tecidos que armem, eles vão dar mais volume à região do quadril. Prefira malhas, tecidos fluídos e que caiam bem. Não use saias drapeadas ou franzidas, uma modelagem reta é a indicada para favorecer este tipo de corpo.

Dica: Combine com blusas estruturadas ou com detalhes na zona dos ombros para uma forma ainda mais proporcional.

Imagem: taolegal.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar saia longa, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.