Outros Cuidados do cabelo

Como usar shampoo de cavalo para cabelos - jeito certo

 
Nathália Oliveira
Por Nathália Oliveira. 21 fevereiro 2018
Como usar shampoo de cavalo para cabelos - jeito certo

Seja para quem está passando por uma transição capilar ou simplesmente para quem quer ver as madeixas crescendo mais depressa, o fato é que o shampoo de cavalo virou uma verdadeira febre. Sim, você leu bem, shampoo de cavalo para humanos! Sua procura aumentou vertiginosamente há alguns anos e existem inúmeros relatos na internet contra e a favor do seu uso. Mas será que shampoo de cavalo faz mesmo os cabelos cresceram mais rápido? Apesar de toda a fama, existem dúvidas a respeito de seu uso e sua eficácia. Continue lendo nosso artigo em umCOMO para descobrir como usar shampoo de cavalo para crescer o cabelo!

Também lhe pode interessar: Como usar shampoo bomba

Índice

  1. Shampoo cavalo forte faz o cabelo crescer mas rápido?
  2. Como fazer o cabelo crescer com shampoo de cavalo?
  3. Comprar shampoo de cavalo - recomendações

Shampoo cavalo forte faz o cabelo crescer mas rápido?

Para responder se o shampoo de cavalo realmente funciona, primeiro precisamos saber como exatamente ele age no couro cabeludo. Este shampoo age de forma semelhante ao shampoo anti-resíduos - por isso não é recomendado seu uso diário. Pela poderosa ação adstringente, ele retira todas as substâncias químicas presentes nos fios, permitindo que eles tenham uma melhor absorção de nutrientes, vitaminas, aminoácidos e demais emolientes que acompanham a hidratação. Essa limpeza profunda que abre espaço para uma hidratação mais eficaz pode ser uma resposta do por quê tantas pessoas relatam a eficácia do shampoo de cavalo - defendida por médicos dermatologistas e pesquisadores da área. Mas quem usa o produto garante que ele não só faz o cabelo crescer mais rápido, como também deixa o cabelo mais encorpado, mais forte, menos quebradiço.

No final, não há ponto pacífico. Cada cabelo cresce em um ritmo diferente, e percebe os efeitos do shampoo de cavalo de forma diferente. Algumas pessoas relatam melhora nos primeiros quinze dias, outras, só percebem um efeito expressivo depois de 3 meses de uso contínuo.

O bom é que existe sempre a possibilidade de tentar você mesma. O shampoo de cavalo é feito à base de vitamina A, que realmente ajuda no crescimento e vitalidade dos cabelos, bem como das unhas. Portanto, se você optar por fazer algumas primeiras aplicações, elas já serão o suficiente para você perceber qual a eficácia do shampoo no seu cabelo, sem causar dano algum aos fios.

Contraindicações do shampoo de cavalo

É importante frisar que nem todas as pessoas podem usá-lo. Quem possui cabelo com coloração ou faz uso de tratamentos como a escova progressiva deve ficar longe do shampoo de cavalo, por conta justamente de sua ação adstringente. Caso você se enquadre nessa condição e tente mesmo assim fazer uso do shampoo, correrá o risco de ficar com o cabelo muito ressecado.

Como fazer o cabelo crescer com shampoo de cavalo?

O shampoo de cavalo deve ser aplicado com cautela. Por se tratar de um produto veterinário, é imprescindível fazer um teste para verificar se você não terá nenhuma reação alérgica ao produto. Para isso, é simples: apenas aplique o produto em alguma região de seu braço, deixe por 3 minutos e enxague depois. Caso não tenha vermelhidão, coceira ou algum outro sintoma típico de alergia, você pode usar o shampoo sem medo.

A maneira ideal de usar o shampoo de cavalo é aplicando-o de duas a três por semana, variando da frequência com que você lava o cabelo. O importante é alternar seu uso com um shampoo da sua preferência, de forma a não usar o shampoo de cavalo todos os dias.

Outra forma de aproveitar os benefícios do shampoo de cavalo é fazendo um shampoo-bomba. Você pode conferir como fazê-lo em casa em nosso artigo "Como fazer shampoo bomba".

Você pode usar o shampoo de cavalo ou seu shampoo-bomba por até três meses consecutivos, e depois faça uma pausa de um mês. É importante dar esse tempo para o cabelo respirar após do uso intensivo do shampoo. Nesse intervalo, você poderá observar melhor quanto seu cabelo mudou com seu uso. Se ele cresceu o suficiente, descontinue seu uso. Se ainda for necessário continuar usando-o, respeite o intervalo e depois volte a usar com a mesma periodicidade de antes.

Lembre-se: o shampoo de cavalo é à base de vitamina A e, assim como a falta de vitamina causa problemas, o excesso também causa. Respeite os intervalos do shampoo, caso contrário, seus benefícios não serão sentidos, e ele pode até mesmo deixar os fios quebradiços, aumentando a queda.

Comprar shampoo de cavalo - recomendações

No mercado, encontram-se várias formas e marcas diferentes do shampoo de cavalo. Existem diversas opções de compras na internet, mas você também pode encontrá-lo com facilidade em lojas veterinárias e agropecuárias e, com a sua popularidade crescente, pode encontrá-lo até mesmo em lojas de cosméticos.

Na hora de comprar, não se esqueça de ler a composição do shampoo e perguntar ao vendedor sempre que tiver dúvidas. Não leve para casa produtos de procedência duvidosa.

Outra dica é também atentar-se para as avaliações de consumidores que já compraram o produto que você está pensando em levar. Algumas marcas já estão mais consolidadas no mercado, como por exemplo o shampoo de cavalo Haskell, Mane'n Tail ou shampoo de cavalo Monovin A. É uma boa ideia optar por produtos melhor avaliados por consumidores em relação a produtos que você não conhece o fabricante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar shampoo de cavalo para cabelos - jeito certo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como usar shampoo de cavalo para cabelos - jeito certo