A pele do rosto

Benefícios do kefir para a pele: soro de kefir no rosto

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 28 junho 2019
Benefícios do kefir para a pele: soro de kefir no rosto

O kefir tornou-se conhecido por ser um alimento natural e simples capaz de trazer várias vantagens nutritivas a quem o adicionar no dia a dia, principalmente para o processo de digestão e regulação da flora intestinal. Além das vantagens para a saúde por meio da ingestão, o kefir também pode ser usado para fins estéticos e hoje já existem máscaras de soro de dessa substância para pele e cabelos que prometem grandes melhoras. Se você cansou de cremes artificiais e deseja iniciar o uso do kefir, esse artigo do umCOMO comenta os benefícios do kefir para a pele te ensina como usar soro do kefir no rosto.

Também lhe pode interessar: Benefícios do abacaxi para a pele

Índice

  1. Benefícios do kefir para a pele: o que é o kefir?
  2. Benefícios do kefir para a pele
  3. Benefícios do kefir para a pele: como fazer o soro do kefir
  4. Como usar soro do kefir no rosto

Benefícios do kefir para a pele: o que é o kefir?

O kefir é um probiótico, ou seja, um composto de organismos vivos que pode trazer benefícios para diversos aspectos da saúde de seu consumidor, ao contrário de bactérias nocivas que podem trazer doenças, podemos chamá-lo de um "hospedeiro do bem". Esse composto é uma junção de bactérias e leveduras que vem em formato de grãos esbranquiçados e macios, mas não são eles que devem ser utilizados na alimentação ou na pele e cabelo, primeiramente é necessário fermentá-los e o que deve ser consumido é o soro resultante dessa fermentação.

Benefícios do kefir para a pele

Já conhecemos os benefícios do kefir para a saúde, mas quais são os benefícios do kefir para a pele? Confira todas as vantagens de fazer máscara facial de kefir em seguida:

  • Ajuda a eliminar problemas como acne, micoses, eczemas, vermelhidão e inflamação;
  • Dentre os benefícios do kefir para a pele, ele regula e recupera o equilíbrio alcalino/ácido da pele graças ao lactobacilos e outras leveduras benéficas;
  • Nos benefícios do kefir para a pele ele equilibra os níveis de pH do corpo, ajudando a reduzir rugas e prevenir o envelhecimento precoce;
  • Purifica a pele, livrando-a de substâncias nocivas e impurezas;
  • Fornece elasticidade à derme;
  • A presença de aminoácidos hidrata e nutre a pele;
  • Pode ser usada em qualquer tipo de pele e combinada com qualquer outro ingrediente natural.

Benefícios do kefir para a pele: como fazer o soro do kefir

Para fermentar o kefir você precisa de um tecido poroso e de um recipiente de plástico ou de vidro. Dentro do recipiente coloque 1 colher de grãos de kefir para cada 2 copos de leite comum, cubra a abertura do recipiente com o pano poroso para evitar contaminações e deixe-o na geladeira por 36h, nesse tempo ocorrerá a fermentação.

Após as 36h seu kefir estará fermentado e você terá seu soro já pronto, só será necessário aprender como separar o soro do kefir, mas esse é um procedimento simples - basta coar os grãos com uma peneira ou tecido poroso como o de um filtro de café de pano. Assim que o soro for separado dos grãos, eles já podem ser novamente utilizados para uma nova fermentação. Não há um limite para o uso do kefir, ele é composto por bactérias e leveduras e a fermentação é uma função natural desses seres.

Nunca cubra a abertura do recipiente com um tecido sem poros como uma tampa de plásticos, pois a fermentação do kefir produz gás carbônico (CO2), então, se ele for mantido completamente fechado, sem espaço para saída desse gás, seu recipiente poderá explodir. Também nunca use um recipiente de metal, pois ele pode oxidar no processo e contaminar seu soro.

Agora que você já tem seu soro pronto, passemos ao último passo: passar o soro do kefir no rosto.

Como usar soro do kefir no rosto

Para usar o soro do kefir na pele do rosto e aproveitar os benefícios do kefir para a pele, é necessário prepará-la para receber o produto. Para isso, basta misturar bicarbonato de sódio e água potável (2 colheres de bicarbonato para 1 colher de água) e passar na pele como se fosse um esfoliante, após, basta lavar o rosto com água fria.

Agora que sua pele está preparada, você deve escolher a máscara de soro de acordo com seu tipo de pele, que pode ser seca, normal ou oleosa. Para cada tipo de pele, a máscara deve ser diferente, mostraremos para você os ingredientes necessários para fazer os 3 tipos:

Máscara para pele seca:

  • 2 colheres de soro de kefir
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de algum óleo vegetal, preferivelmente óleo de coco ou azeite

Máscara para pele normal:

  • 2 colheres de soro de kefir
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de algum óleo vegetal, preferivelmente óleo de coco ou azeite

Máscara para pele oleosa:

  • 2 colheres de soro de kefir
  • 1 clara de ovo
  • 1 colher de sopa de mel

Para os 3 casos, basta passar a mistura na pele do rosto com cuidado e deixar agir por 20 minutos. Após esse tempo, enxague o rosto. A máscara pode ser usada dia sim, dia não, mas sempre utilizando um soro fresco.

Além das maravilhas para a pele, também é possível utilizar o soro de kefir no cabelo, dando mais força e brilho os fios. A máscara utilizada nos cabelos deve seguir a mesma lógica utilizada para a pele, ou seja, misture com óleo vegetal para cabelos secos e com o mel para cabelos oleosos, sempre numa proporção de 2 de soro para 1 do outro ingrediente.

Se você deseja testar outros produtos naturais para cuidado da pele de seu rosto, veja como usar argila no rosto e como fazer creme caseiro para o rosto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do kefir para a pele: soro de kefir no rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Benefícios do kefir para a pele: soro de kefir no rosto