Como usar todos os tipos de salto

Como usar todos os tipos de salto

Ninguém sabe quando o salto alto surgiu, mas ele já era utilizado pela realeza francesa no século XVII e, mais tarde, foi incorporado ao guarda roupa feminino. Associado à elegância, o salto pode ser associado a uma ampla variedade de calçados, como sandálias, sapatos, botas e scarpins. No entanto, se engana quem acredita que seu uso se restringe ao salto agulha. O umCOMO selecionou dicas sobre Como usar todos os tipos de salto para mostrar que é possível aliar conforto e elegância de diferentes formas.

Como usar salto fino ou salto agulha

Tradicional, o salto fino ou salto agulha é um dos tipos de salto mais fáceis de se encontrar nas lojas. É associado a roupas e eventos elegantes e frequentemente utilizado como símbolo de sensualidade. Utilizar o salto agulha exige uma boa dose de equilíbrio e um pouco de treino para quem estiver começando a utilizar.

Acima dos sete centímetros de comprimento ele pode ser bastante desconfortável. Portanto, antes de adquirir um, faça um teste andando com ele e veja quanto tempo aguenta ficar de pé.

Como usar salto grosso

O salto grosso é conhecido por ser um tipo bem mais confortável que o salto agulha. Sua estrutura quadrada fornece maior estabilidade ao corpo por aumentar a área de contato do calcanhar. É considerado um modelo muito útil para andar na rua ou mesmo em ocasiões que demandam muito tempo em pé.

Imagem: thehunt.com

Como usar salto meia pata

Para quem gosta de viver nas alturas, o indicado é utilizar a meia pata. Ela é mais comum em sapatos muito altos, acima dos dez centímetros, e de fácil adaptação. Os tipos variam, com saltos finos e grossos. A grande diferença é que, na parte da frente, existe uma espécie de plataforma que aumenta o equilíbrio de quem o usa, permitindo saltos de até quinze centímetros.

Como usar salto plataforma

Entre todos os tipos de salto, talvez a plataforma seja uma das melhores combinações entre conforto e equilíbrio. Muito associada ao verão, provoca um visual mais leve por ser um sapato inteiramente alto: o salto percorre toda a sola do pé, subindo levemente até o calcanhar.

Diferente da meia pata, que tem a plataforma apenas na frente e no calcanhar, o salto plataforma tem toda a área ocupada pelo seu salto.

Como usar salto flatform

O nome pode até confundir, mas a flatform é um tipo de salto diferente da plataforma. A premissa, no entanto, é a mesma: um sapato cujo salto percorre toda a área da sola. A distinção entre os dois tipos de salto está na curvatura do calçado: a flatform é totalmente reta, enquanto a plataforma comum possui o calcanhar mais alto do que a parte da frente.

Este tipo de calçado é tido como informal por conferir um ar mais pesado à produção.

Imagem: taquilla.com.br

Como usar salto anabela

Outro tipo de salto que causa bastante confusão é o anabela. Ele realmente se parece com a plataforma, embora seja fácil de reconhecer uma vez em que você aprende a diferença entre os dois tipos de salto. O anabela preenche toda a sola do pé, mas, diferente da plataforma, não tem apoio na parte da frente. Ele é visto como um tipo mais elegante de salto e é muito indicado para usar no trabalho.

Imagem: espacoterapeuticopsi.com

Como usar salto cone

Conhecido pela firmeza que confere aos pés, o salto cone é assim chamado por se parecer muito com uma casquinha de sorvete: o salto que parte do calcanhar possui uma base mais grossa e vai afinando até atingir o chão. Dificilmente se encontra um modelo muito alto deste calçado. Parte do seu charme está nos saltos de tamanho médio.

Como usar salto vĂ­rgula

O salto vírgula foi batizado este nome por motivos óbvios: o tipo de curvatura lembra muito uma vírgula, com a parte côncava voltada para fora. O modelo entra e sai de moda e não é considerado apropriado para ocasiões muito chiques, como casamentos e festas que exigem traje passeio completo.

Imagem: cafecomleite.net

Como usar salto carretel

Muito parecido com o salto vírgula, o salto carretel se diferencia do primeiro pelo lado da curva: enquanto o tipo de salto mencionado acima tem a curvatura para fora, o carretel apresenta o salto virado para dentro. O tipo de salto era muito utilizado pelo rei francês Luís XV.

Imagem: indiamarks.com

Como usar salto geométrico

O salto geométrico parece uma ilusão de ótica, mas não é: o sapato realmente não tem um salto que saia do calcanhar. Sua estrutura se concentra em uma plataforma, ao estilo meia pata, que envolve toda a parte da frente dos pés. O modelo é muito moderno, apresenta alta dificuldade de equilíbrio e é frequentemente associado às peças utilizadas por artistas mais ousadas, como Lady Gaga.

Imagem: yournextshoes.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar todos os tipos de salto, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.