Depilar com pasta de dentes é seguro? - Efeitos na pele

Depilar com pasta de dentes é seguro? - Efeitos na pele
Imagem: YouTube/Paula Araújo

Para se manter nos padrões de beleza impostos pela sociedade a depilação para muita gente é vista como um ritual de beleza obrigatório para se sentir bem. O que acontece é que alguns métodos considerados eficazes são extremamente dolorosos, uma verdadeira sessão de tortura para muitas mulheres. E é nessa busca de eliminar os pelos com o menor sofrimento possível que vão aparecendo sugestões e boatos sobre o que pode amenizar essa dor, como a história de se depilar com creme dental. O umCOMO reuniu informações para responder se vale a pena arriscar: depilar com pasta de dentes é seguro?

Pasta de dente na ppk, que história é essa?

A depilação com creme dental passou a ser muito comentada após a divulgação de um vídeo no YouTube[1] em quePaula Araújo, dona do canal, relata a sua experiência usando de um lado pasta de dente na virilha e do outro sabonete antes de passar a lâmina. Segundo a comparação da youtuber, o efeito da pasta de dente sobre a virilha é que a gilete desliza menos do que sobre o sabonete: "É um pouco mais chatinho para tirar os pelos". Para ela, a principal diferença foi no pós-depilatório, na sensação de frescor que a pasta dente proporciona na região e também uma sensação de maciez.

Mas, há relatos na internet que explicam que essa sensação de maciez acontece justamente porque os poros ficam entupidos e posteriormente isso influencia no crescimento de pelos encravados. Em seu vídeo a youtuber não recomenda o uso de pasta de dente para depilação.

Alguns dias depois, a youtuber Dani Felisberto, do canal Papo Feminino[2], também publicou um vídeo comentando a experiência. Para ela, a sensação de frescor foi o maior diferencial.

Perigos da pasta de dente na depilação

Também no YouTube, a apresentadora do programa Mulheres Bem Resolvidas, Cátia Damasceno[3], especialista em uroginecologia não recomenda a técnica principalmente pela possibilidade de o creme dental na zona íntima alterar o pH vaginal, o que deixa a vagina mais suscetível a infecções. O conselho que ela dá para quem se interessa por essa técnica simplesmente pela sensação de frescor é adquirir produtos mentolados específicos para isso, que já existem em sex shops e lojas especializadas.

Além disso, não há nenhum estudo que comprove a eficácia da pasta de dente na virilha, tampouco existem recomendações médicas.

Outras utilidades da pasta de dente

Apesar de ser feita para ser usada na boca e não recomendada para a zona íntima, existem alguns truques já conhecidos com a pasta de dente para diversas situações seja para rituais de beleza ou com cuidados da casa.

Limpar o rosto com pasta de dentes

O creme dental diluído em água pode ser usado com moderação para uma limpeza do rosto. Confira o tutorial no nosso artigo sobre como limpar o rosto com pasta de dentes.

Pasta de dente na espinha

Apesar de existirem muitos tratamentos específicos para isso, essa é uma técnica antiga que até hoje é usada por algumas pessoas. O que se sabe é que a pasta de dente sobre a espinha, por pelo menos 1 hora, ajuda a 'secar' a inflamação.

Tirar esmalte com pasta de dente

Quando o removedor não dá conta de tirar todo o esmalte, tente fazer isso:

  1. Prepare uma mistura proporcional de água e pasta de dente com o suco de meio limão;
  2. Besunte as unhas com vaselina;
  3. Molhe uma escova de dente nessa mistura e esfregue sobre as unhas até que os restos de esmalte desapareçam.

Tirar mancha de tinta da pele

Para manchas de tintura capilares na pele, experimente massagear a região com um pouco de pasta de dente e depois enxaguar abundantemente com água corrente.

Brilho aos acessórios com pasta de dente

O creme dental já é um velho conhecido como produto indicado para dar brilho e limpar acessórios de prata. Basta esfregá-la sobre os acessórios e depois removê-la.

Para outras técnicas geniais, veja este 13 truques incríveis com pasta de dente.

Técnicas de depilação mais indicadas

Para se depilar com segurança, siga os conselhos sobre como depilar virilha sozinha ou procure um profissional qualificado para fazer isso. Se você busca alternativas para amenizar a dor da depilação existem cuidados simples, como se manter hidratada ou ou fazer uma esfoliação antes, que podem fazer a diferença. Ou então, você pode testar algum creme anestésico, embora a eficácia deles seja diferente para cada pessoa.

Se você optar pela lâmina, prefira cremes específicos para depilação ou durante o banho com sabonete.

A verdade é que antes de submeter o seu corpo a qualquer agressão que seja incômoda a você ou coloque a sua saúde em risco, você deve se questionar quais os verdadeiros motivos que te levam a isso. Não há problema nenhum em se sentir melhor depilada, mas o seu bem estar vem em primeiro lugar. Não se sujeite a riscos para estar dentro dos padrões de beleza.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Depilar com pasta de dentes é seguro? - Efeitos na pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Se mesmo sabendo das consequências você for se arriscar a essa experiência, não deixe a pasta de dente entrar em contato com a vagina. Use apenas na região da virilha e enxague muito bem.
Referências
  1. https://www.youtube.com/watch?v=EbXgB-SZrQA
  2. https://www.youtube.com/watch?v=F-PiuKk1us0
  3. https://www.youtube.com/watch?v=SjFXV_AzuYc