Partilhar

Dicas para se maquiar bem

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Dicas para se maquiar bem

A maquiagem é, para muitas de nós, uma incrível arma para destacar a nossa beleza natural e nos sentirmos espetaculares em qualquer momento ou ocasião especial. No entanto, sem algumas noções básicas e sem saber de que forma deve aplicar cada um dos produtos de maquiagem usado, o resultado final pode ter o efeito contrário e parecer artificial, deixando-a pouco atrativa. Para que isso não aconteça com você, em umComo preparamos este pequeno guia com dicas para se maquiar bem, que toda a mulher deve conhecer.

Também lhe pode interessar: Como se maquiar sem usar pincel
Passos a seguir:
1

O look final não será atraente nem radiante se, antes de começar com a maquiagem, não preparar a sua pele de forma adequada. Por isso o primeiro passo é usar um produto de limpeza facial para deixar o rosto livre de resíduos; a seguir, aplique um tônico que ajude a fechar os poros e, por último, um creme hidratante para que a maquiagem se mantenha intacta por mais tempo.

Se deseja saber mais detalhes, só tem que consultar o artigo Como hidratar a pele antes da maquiagem.

Dicas para se maquiar bem - Passo 1
2

Um dos erros básicos que muitas mulheres cometem ao se maquiar é a má escolha e aplicação da base da maquiagem. É essencial que esta se adapte perfeitamente ao tom da sua pele para não obter uma imagem artificial em relação às características da sua pele: existem bases fluídas (para todo o tipo de peles), em creme (peles secas), compactas (peles mistas e oleosas) e em mousse (todo o tipo de peles).

Para uma aplicação correta, o mais importante é não exagerar e usar a quantidade certa para unificar o tom do rosto. Pode usar um pincel específico ou uma esponja para aplicá-la, mas sempre deverá começar a espalhar a partir da zona central do rosto e para a parte exterior, dando leves toques sem esfregar o produto.

Dicas para se maquiar bem - Passo 2
3

Para se maquiar bem há um cosmético imprescindível que marca a diferença e que realmente consegue deixar o rosto sem imperfeições e com uma aparência incrível. É o corretivo; aconselhamos usar um para a zona das olheiras (do mesmo tom que a sua pele ou um pouco mais claro) e outro para esconder as espinhas ou as marcas vermelhas. Este último deve ser um corretivo verde, que é ideal para ocultar a vermelhidão da pele. Também deve aplicar o corretivo dando leves toques sobre o local com a ponta dos dedos ou com um pincel específico.

Dicas para se maquiar bem - Passo 3
4

Evite, antes de mais nada, não carregar o rosto com muitas camadas de pó: este é um produto do qual não deve abusar para que a maquiagem fique perfeita e sem realçar as rugas ou linhas de expressão. Basta aplicar um pouco de pó translúcido sobre a zona T do rosto (testa, nariz e queixo), que é onde tendemos a acumular uma quantidade maior de gordura. Não deixe de usar este cosmético se a sua pele for mista ou oleosa e tiver tendência a ficar brilhante ao longo do dia.

Dicas para se maquiar bem - Passo 4
5

E para maquiar bem os olhos? Neste caso, se não tiver muita experiência, o melhor é aplicar as sombras em tons claros sobre a pálpebra móvel para iluminar e usar as mais escuras exclusivamente para dar profundidade ao olhar. No artigo Como aplicar sombras de olhos pode ver como fazer isso passo a passo.

Se quiser potenciar o atrativo de seus olhos, nada melhor do que curvar os seus cílios de forma natural usando um curvador de cílios por 10 segundos; depois, aplique uma camada de rímel desde a raiz até às ponta dos mesmos; ficarão bem mais longos e presentes.

Dicas para se maquiar bem - Passo 5
6

O blush é um dos últimos produtos de maquiagem que deve usar mas um dos mais favorecedores, já que dá um toque espetacular de frescura e luminosidade ao rosto. Mas lembre-se: para ficar bem deverá aplicar com um pincel, de forma crescente, dos pômulos em direção às têmporas. Poderá usar os clássicos blush em pó ou em creme, que são ideais para o verão e para as peles secas, mas não muito recomendados para peles mistas ou oleosas.

Dicas para se maquiar bem - Passo 6
7

Para finalizar, dê aos seus lábios um pouco de cor aplicando um batom do seu gosto, mas tente combinar com os tons escolhidos para as sombras dos olhos, assim conseguirá o equilíbrio perfeito para ficar bonita. Pense que menos é mais e que, muitas vezes, é suficiente um pouco de brilho labial ou cores claras ou nude.

Dicas para se maquiar bem - Passo 7
8

Com este pequeno guia de beleza conseguirá se maquiar bem para qualquer ocasião e ficar impecável. Se não souber muito bem quais ferramentas usar, aconselhamos que consulte nosso artigo Quais são os pincéis básicos de maquiagem onde terá toda a informação necessária para conseguir uma maquiagem nota 10.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para se maquiar bem, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Dicas para se maquiar bem

Dicas para se maquiar bem
1 de 8
Dicas para se maquiar bem

Voltar ao topo da página