Dieta ayurveda: o que é e benefícios

Dieta ayurveda: o que é e benefícios

A dieta ayurveda é um método de alimentação que, embora nos pareça novo por ter crescido em popularidade nos últimos anos, na verdade tem sua origem na medicina tradicional ayurveda que era praticada há milhares de anos pelos antigos povos da Índia.

Seu objetivo é alcançar o equilíbrio interior através da alimentação e, assim, ganhar saúde e bem-estar. A dieta ayurveda não se limita a uma lista de alimentos permitidos ou proibidos, mas adapta os diferentes menus às necessidades individuais de cada pessoa, de acordo com a sua constituição e características.

Se você quer saber o que é a dieta ayurveda, os princípios em que se baseia e quais são os alimentos adequados para cada caso, continue lendo este artigo do umCOMO, onde também falamos sobre os benefícios da alimentação ayurveda.

O que é a dieta ayurveda

A ayurveda não é exatamente uma dieta típica, com cardápios estabelecidos e "contagem" de calorias, pois é um conceito holístico de cuidado integral da pessoa. A meditação, a capacidade de relaxar para combater o estresse ou o uso de ervas medicinais fazem parte, junto com a própria alimentação, das terapias ayurvedas que buscam o equilíbrio pessoal em harmonia consigo mesmo e com o Universo.

Os alimentos recomendados pela dieta ayurveda sempre dependerão da constituição física e da personalidade de cada indivíduo - o que é conhecido como dosha, embora a maneira de consumi-los siga algumas orientações comuns em qualquer caso. Elas são:

  • Embora não existam alimentos proibidos, em geral predominam os alimentos frescos, de origem vegetal e preparados, além disso, com métodos de cozimento simples, para que sejam o mais naturais possível.
  • Recomenda-se comer 3 refeições por dia, deixando tempo suficiente para que o processo de digestão seja concluído. Além disso, a dieta ayurveda exige que a última refeição, o jantar, seja feita pelo menos duas horas antes de dormir.
  • As refeições devem ser feitas de forma consciente, ou seja, percebendo o alimento que ingerimos e suas propriedades. Mastigar bem e devagar e comer sempre em um ambiente calmo e descontraído também são orientações importantes para garantir que a alimentação atue de forma benéfica para a saúde.
  • As quantidades também são importantes na dieta ayurveda, que aconselha comer até estar satisfeito e não comer quantidades excessivas, ou seja, não comer até ficar enfastiado.
  • A dieta é sempre acompanhada de hábitos saudáveis, como o descanso necessário e exercícios moderados e limita apenas alimentos que, em excesso, podem ser prejudiciais, como bebidas alcoólicas ou alimentos industrializados com alto teor de açúcares e gorduras saturadas.
  • As receitas ayurvedas baseiam-se na combinação dos diferentes sabores que devem estar presentes em cada prato: doce, salgado, ácido...

Tipos de corpo ou doshas na dieta ayurveda

Saber quais são as características físicas e mentais de cada pessoa é essencial para que a dieta ayurveda cumpra seu objetivo de promover a saúde por meio da alimentação. A medicina tradicional ayurveda estabelece três tipos de corpos ou doshas levando em consideração os elementos que predominam em cada um deles: água, terra, fogo, ar e éter, elementos que também fazem parte do próprio Universo.

  • Vata: geralmente são pessoas magras, ágeis, especialmente sensíveis às baixas temperaturas, ao frio. Elas são enérgicas, criativas, dinâmicas e temperamentais. Segundo a medicina ayurveda, quando apresentam desequilíbrios podem ser acometidas por episódios de estresse, ansiedade e má digestão.
  • Pitta: de constituição robusta e bom apetite, são pessoas inteligentes, empreendedoras e competitivas. Quando desequilibradas, podem apresentar alterações metabólicas e problemas relacionados a patologias da pele como eczema ou psoríase.
  • Kapha: são pessoas fisicamente fortes e resistentes, que se caracterizam por serem pacientes e afetuosas. São os indivíduos que têm maior tendência a ganhar peso.

Alimentos na dieta ayurveda

A comida é um dos pilares do conceito ayurveda da própria vida. A ingestão dos alimentos que mais nos beneficiam contribui para o equilíbrio, a saúde e o bem-estar consigo mesmo e com o meio ambiente. Embora a dieta sempre dependa do dosha, entre os alimentos predominantes na dieta ayurveda estão:

  • Frutas e legumes da época
  • Especiarias e plantas medicinais
  • Grãos integrais
  • Leguminosas e grãos germinados
  • O leite
  • As carnes (de acordo com o dosha)
  • Nozes e sementes
  • Infusões, especialmente todos os tipos de chás

Os alimentos mais recomendados de acordo com cada dosha são:

  • Vata: As pessoas vata devem comer alimentos ricos em nutrientes e gorduras saudáveis ​​(com moderação). Além disso, a sua especial sensibilidade ao frio aconselha evitar alimentos frios e optar por alimentos quentes e bem temperados, com especiarias como tomilho, coentros ou raiz de gengibre. Laticínios, aves, peixes, frutas doces e maduras, como banana ou pêssego, e cereais, como aveia e arroz, são alguns dos alimentos mais recomendados
  • Pita: os vegetais são os alimentos que mais ajudam a manter a saúde e o equilíbrio das pessoas pita. Vegetais folhosos, aspargos, brócolis, abóbora... devem ser a base de sua dieta ayurveda, que deve ser complementada com leguminosas, cereais, como cevada ou trigo, e laticínios.
  • Kapha: Evitar frituras e reduzir o sal é uma das condições da dieta ayurveda para pessoas Kapha. Beringelas, brócolis, couve-flor, batatas (assadas ou cozidas), leguminosas, principalmente lentilhas, são alguns dos alimentos mais recomendados. Em compensação, leite e alimentos frios em geral devem ser restritos.

Benefícios da dieta ayurveda

Fornecer ao corpo os alimentos que são melhores para ele e aqueles que fornecem a energia e os nutrientes necessários para manter a saúde e o bem-estar é o objetivo de uma alimentação ayurveda. Estes são os benefícios que a dieta ayurveda pode trazer:

  • É uma dieta baseada principalmente em alimentos vegetais frescos e sazonais, que fornecem múltiplos nutrientes e quantidades mínimas de gordura.
  • Ajuda a manter um peso saudável sem recorrer a dietas restritivas ou dietas "milagrosas".
  • A presença de alimentos ricos em fibras favorece o trânsito intestinal correto.
  • Promove o bem-estar, reduzindo a fadiga, fortalecendo o próprio sistema imunitário e considera-se que também pode ajudar a resolver problemas de stress, ansiedade ou insônia.

Todos esses aspectos compõem o conceito da dieta ayurveda para cuidar de si de forma integral. Agora, se um dos seus objetivos é perder peso, recomendamos que você leia essas dicas sobre Como perder peso com ayurveda.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dieta ayurveda: o que é e benefícios, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.