Partilhar

É normal o cabelo cair no verão?

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
É normal o cabelo cair no verão?

Durante o verão é provável que sinta o cabelo mais fraco e, portanto, veja que o perde com mais frequência. Mas é após o verão, mesmo ao entrar no outono que na escova sobram mais cabelos caídos. Perante esta situação é importante não desesperar porque é uma situação que acontece com muitas pessoas e o motivo disso é que o cabelo, assim como outras partes do corpo, tem um período de vida, ou seja, nasce, cresce e morre. Neste artigo de umComo vamos responder à dúvida de se é normal o cabelo cair no verão, dando a você algumas das explicações que os especialistas costumam indicar para entender o funcionamento do nosso corpo.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a queda de cabelo

É normal o cabelo cair

A queda de cabelo é algo normal que ocorre com todas as pessoas e pode se intensificar em situações concretas como, por exemplo, passar um período de estresse, não descansar corretamente ou em épocas do ano como o verão. Mas não devemos confundir a queda de cabelo com a alopecia já que, esta última, é uma doença que ataca a saúde das cutículas e faz com que o cabelo caia de forma massiva sem que tenha possibilidade de recuperá-lo. Neste outro artigo de umComo explicamos para você como tratar a alopecia.

Temos que ter em conta que o cabelo pode passar de um estado ativo a um de repouso em diferentes momentos do seu ciclo, mas cada folículo é independente, por isso, caem alguns fios, mas outros se mantêm permanentes e firmes. A média diária de queda de cabelo é de 50 a 100, se esta quantidade for maior, deverá consultar um dermatologista.

Não se esqueça que o cabelo faz parte do nosso corpo e, portanto, é um organismo vivo que conta com um ciclo de vida. Quando termina, dá passagem a uma nova geração, durante a juventude, este repovoamento é bem mais abundante que na idade madura ou velhice, momentos nos quais é habitual ter um cabelo menos abundante e fraco.

A vida natural do cabelo é de 3 anos. Durante este tempo, nasce, cresce e, após uma época de pausa, acaba caindo porque morreu. Com esta queda, libera-se um folículo e, portanto, permite-se que cresça outro fio novo que durará, também, três anos.

É normal o cabelo cair no verão? - É normal o cabelo cair

Por que o cabelo cai no verão

Mas é normal o cabelo cair no verão? A verdade é que existe um fenômeno conhecido como "queda estacional" e refere-se à alteração do ciclo que sofre o cabelo com a chegada de certas estações do ano. Esta situação ocorre de forma mais evidente no início da primavera e no início do outono.

No verão, após ter passado uns meses de calor e de se ter exposto aos raios UVA, o ciclo vital do cabelo alterou-se fazendo que se aumente a produção de um hormônio que é responsável pelo seu crescimento. Assim, durante o verão, costumamos ter um maior crescimento, mas, ao mesmo tempo, uma maior perda porque para nascerem novos cabelos devem morrer outros.

Mas é no final do verão e início do outono quando mais evidente se torna esta queda já que, após o calor, a mudança de temperatura para um clima mais frio ou o aparecimento das chuvas típicas do outono fazem com que o cabelo perca força, enfraqueça e caia mais facilmente. Além disso, não devemos esquecer que, após o sol, o cabelo está bem mais fraco devido, também, ao cloro das piscinas, ao sal do mar, etc.

Assim, perante a pergunta "É normal o cabelo cair no verão?" a resposta é SIM e, mais ainda, no outono.

Dicas para evitar a queda de cabelo

De seguida vamos dar alguns conselhos que ajudarão você a evitar a queda de cabelo e que poderá aplicar facilmente na sua rotina para conseguir um cabelo abundante e cheio de vitalidade. Tome nota!

  • Siga uma boa alimentação: os nutrientes que adquirimos graças aos alimentos são fundamentais para melhorar a saúde do cabelo e, por este motivo, deverá seguir uma dieta rica em nutrientes e evitar a acumulação de toxinas que pode afetar a aparência do seu cabelo e que se torne mais fraco e quebradiço. Neste artigo mostramos para você alguns alimentos benéficos para o cabelo.
  • Aproveite as propriedades da aloe vera: esta planta medicinal é um tratamento perfeito para lidar com a queda de cabelo, já que conta com propriedades hidratantes e regeneradoras que ajudarão você a fortalecê-lo e a melhorá-lo. Neste outro artigo mostramos para você como usar aloe vera no cabelo.
  • Vinagre de maçã para o cabelo: é perfeito para parar a queda do cabelo, já que contém propriedades ideais para ativar a circulação nas cutículas e, portanto, conseguir melhorar a assimilação dos nutrientes. Além disso, também desinfeta a zona e faz com que esteja livre de gordura.
  • Evite secadores e chapinhas: é melhor deixar que seu cabelo seque de forma natural para, assim, evitar danificar, queimar e estragar.
  • Massageie o couro cabeludo quando tomar banho: é uma prática simples com a qual conseguirá ativar a circulação na zona e, assim, ativar o crescimento do cabelo.
  • Evite fumar e beber álcool em excesso: já que contém toxinas que podem afetar a assimilação dos nutrientes e, portanto, o cabelo, a pele e as unhas ficarão ressentidos.

Aqui deixamos para você mais conselhos para evitar a queda do cabelo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal o cabelo cair no verão?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre É normal o cabelo cair no verão?

1 comentário
MARIA DE LURDES BORGES
OLÁ BOA TARDE ,HÁ MAIS OU MENOS UM MES COMECEI POR TER ALGUMAS DORES DE CABEÇA ,NA QUAL REPAREI QUE O MEU CABELO PERDEU A VITABILIDADE E COMEÇOU A CAIR BASTANTE ,ALGUNS DIAS DEPOIS FIZ DESCOLAMENTO DO VITREO DA VISTA . AS DORES DE CABEÇA CONTINUAM EMBORA MENOS PRECISTENTES ,MAS O CABELO CONTINUA CAINDO SERA QUE ESTÁ ALGUMA COISA RELACIONADA COM A QUEDA,OBRIGADA AGRADEÇO RESPOSTA.

É normal o cabelo cair no verão?
1 de 2
É normal o cabelo cair no verão?

Voltar ao topo da página