Partilhar

É preciso usar protetor solar todos os dias?

Por Julia Latorre. Atualizado: 6 outubro 2017

"Filtro solar! Nunca deixem de usar filtro solar...", já dizia um dos vídeos mais famosos da internet. O protetor solar é constante pauta em artigos de saúde com a pele. Fala-se muito sobre a sua importância, seus benefícios e como utilizar corretamente. Tanta visibilidade e assunto ao invés de informar pode acabar gerando ainda mais dúvidas. É para tentar deixar as coisas mais claras que o umCOMO pesquisou e te ajuda a responder a questão: "É preciso usar protetor solar todos os dias?".

Também lhe pode interessar: Como usar corretamente o protetor solar

Por que usar protetor solar todos os dias

Diversas pesquisas e estudos já comprovaram os benefícios do protetor solar e a sua eficácia contra os efeitos nocivos do sol sobre a pele. Além de proteger de queimaduras e dermatites causadas pelo sol, já foi atestado que o uso de protetor solar a longo prazo retarda o envelhecimento da pele.

Leve em conta que esse longo prazo significa usar protetor solar todos os dias, mesmo que você trabalhe em um ambiente fechado ou o céu esteja nublado. Pesquisas afirmam que até 40% de radiação solar pode atingir a terra mesmo em um dia nebuloso. Não importa qual seja estação do ano.

No caso dos ambientes fechados, tanto as luzes artificiais, quanto sentar-se perto das janelas, podem fazer mal para uma pele desprotegida. Aquela caminhada curta na rua durante os trajetos rotineiros também pode acelerar o envelhecimento da pele, assim como a exposição sem fator de proteção a telas eletrônicas e ambientes muito iluminados.

Dermatologistas recomendam usar protetor solar todos os dias por fatores que vão além do estético, que é desacelerar o envelhecimento da pele, adotar esse hábito pode fazer toda a diferença na hora de se prevenir contra o câncer de pele.

Dessa forma, sim. Quem deseja prevenir o câncer de pele e desacelerar o processo de envelhecimento da pele, deve usar protetor solar todos os dias.

É preciso usar protetor solar todos os dias? - Por que usar protetor solar todos os dias

Qual é o melhor protetor solar para usar todos os dias

Cada rotina e tipo de pele pedem um filtro solar específico, que geralmente não é o mesmo usado para ir à praia ou praticar esportes. Para escolher um protetor solar para o rosto, considere o seu tipo de pele para optar por um protetor solar de base oleosa ou não, a textura e se não tem nenhum componente ao qual você seja alérgico.

O fator de proteção solar (FPS) deve ser pelo menos o 30, mas é importantíssimo que, independente do número escolhido, o creme seja reaplicado a cada 4 horas. O rosto acaba sendo o mais afetado pela exposição constas e indireta à luminosidade, mas outras partes do corpo como pescoço, ombro, braço e mãos não podem ser ignoradas. Você pode proteger essas regiões com o mesmo protetor utilizado para o rosto.

Na hora de praticar esportes alguns protetores podem escorrer com o suor do rosto, incomodar e ainda tirar a proteção do fator. Se esse é o seu caso, procure um bloqueador solar específico para a prática de esportes. Essas fórmulas especiais costumam ter na composição dióxido de titânio óxido de zinco, eles formam uma espécie de barreira física e não derretem com o suor.

Quem é adepta das maquiagens com fator de proteção solar, não deve usá-las como a única maneira de se proteger pois elas não cobrem todas as áreas atingidas pelo sol e podem sair com mais facilidade. Antes de se maquiar, passe uma boa camada de filtro solar.

Veja também: Como bronzear o rosto naturalmente

É preciso usar protetor solar todos os dias? - Qual é o melhor protetor solar para usar todos os dias

Se pretende ler mais artigos parecidos a É preciso usar protetor solar todos os dias?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Inclua o ato de passar protetor solar na sua rotina de beleza diária. Faça com que isso se torne um hábito rotineiro assim como lavar o rosto, fazer a barba, pentear o cabelo...
  • Aplique o filtro solar pelo menos 15 minutos antes da exposição
  • Nunca use um protetor solar vencido, eles podem causar alergias

Escrever comentário sobre É preciso usar protetor solar todos os dias?

1 de 3

Voltar ao topo da página