Partilhar

Emagrecendo com reeducação alimentar

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Emagrecendo com reeducação alimentar

Reeducação alimentar é um termo muito falado ultimamente. Nutricionistas afirmam que esse é o segredo para emagrecer e ganhar saúde sem doenças e sem efeito sanfona. Como? Através da substituição de alimentos no cardápio. Durante o nosso crescimento, ganhamos os hábitos alimentares dos nossos familiares e aprendemos o que devemos comer. Essa aprendizagem nem sempre inclui alimentos saudáveis, pelo que vamos envelhecendo e ganhando doenças e distúrbios alimentares com origem nos hábitos adquiridos na infância. É que entra a necessidade de fazer uma reeducação alimentar e ganhar novos costumes no que diz respeito à alimentação. Se gostaria de perder peso de forma saudável, continue lendo esse artigo do umComo: Emagrecendo com reeducação alimentar.

Também lhe pode interessar: O que comer em uma dieta de 1000 calorias
Passos a seguir:
1

Fuja cardápios aborrecidos

As pessoas que estão emagrecendo com reeducação alimentar evitam dietas repetitivas e monótonas. Procure ter uma alimentação bastante variada para prevenir as tentações. Ficar a vida inteira comendo o mesmo só vai fazer você enjoar e acabar comendo alimentos pouco saudáveis, por isso seja criativo e ousado na hora da refeição.

Emagrecendo com reeducação alimentar - Passo 1
2

Evite contar calorias

Contar calorias não vai contribuir para o seu sucesso. Mantenha o seu foco na substituição de alimentos processados por verduras, frutas frescas, cereais integrais e proteínas magras. Se ficar apenas pensando nas calorias, não vai ingerir os nutrientes necessários para promover o bom funcionamento do seu organismo.

Dica: Dê uma olhada nessa lista de alimentos ricos em proteínas magras e insira-os no cardápio.

3

Aposte nos líquidos

Os líquidos são muito importantes no processo de emagrecimento. Beba entre 8 e 10 copos de água por dia para manter o corpo hidratado e o estômago saciado, prevenindo desejos súbitos de alimentos pouco saudáveis.

Dica: Esse artigo sugere como beber mais água diariamente.

4

Aposte nos alimentos poderosos

Prefira alimentos integrais e com baixo índice de gordura saturada. Sempre que ingerir massas, pães e cereais opte pela versão integral e pobre em gorduras. Consuma mais linhaça e peixe.

5

Faça mais refeições pequenas

O ideal é comer a cada 3 horas. Isso vai estabilizar os níveis de glicose no sangue e aumentar a sensação de saciedade. Aposte em porções menores de comida, sempre mantendo o apetite controlado. Se não costuma fazer lanches, experimente comer menos ao café da manhã e ao almoço para ter mais fome nas horas de intervalo.

6

Melhorando o paladar

As sopas, as saladas e as frutas ganham um sabor bem mais intenso quando você deixa de comer alimentos processados cheios de aromatizantes. Facilite a adaptação ao novo cardápio cozinhando os legumes com um pouco de alho e uma folha de louro.

Vá adotando os novos hábitos gradativamente para evitar uma mudança drástica e uma desistência rápida. Implemente os novos alimentos pouco a pouco, até que se tornem regulares.

7

Pratique exercício físico

Se aliar uma reeducação alimentar à prática de exercício físico, o seu emagrecimento será muito mais eficaz. Procure uma atividade que lhe agrade, em conjunto ou individual, e crie uma rotina de treinos.

Dica: Dê uma olhada nesse artigo para saber como emagrecer com exercício.

8

Seja paciente

Você e o seu corpo podem demorar algum tempo a se acostumar ao novo cardápio. Seja paciente e mantenha a alimentação saudável, pois as mudanças não ocorrem de um dia para o outro. Muitas pessoas estão emagrecendo com reeducação alimentar, e você tem todas as condições para fazer o mesmo!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Emagrecendo com reeducação alimentar, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Emagrecendo com reeducação alimentar

Emagrecendo com reeducação alimentar
1 de 5
Emagrecendo com reeducação alimentar

Voltar ao topo da página