Partilhar

Erros comuns ao pintar o cabelo

Erros comuns ao pintar o cabelo

É das que prefere tingir o cabelo em casa e poupar dinheiro não indo ao salão de beleza? Se a resposta é afirmativa, convidamos você a continuar lendo este artigo porque vamos desvendar todas aquelas coisas que não deve fazer durante o processo de coloração e que podem influenciar muito negativamente no resultado final. Existem pequenos hábitos ou costumes que se forem evitados, ajudarão você a conseguir um cabelo tingido espetacular, uma cor bem mais intensa e bonita e, além disso, impedirão que coloque em risco a saúde dos seus fios. Continue lendo para saber quais são os erros comuns ao pintar o cabelo que cometem as mulheres e não os cometa você também.

Também lhe pode interessar: Como pintar o cabelo de branco

Escolher a cor da tinta errada

A escolha da cor da tintura é algo que devemos pensar muito bem, tendo em conta uma série de fatores para que o resultado final seja atraente e não funcione mal com um tom de cabelo que não nos favoreça.

Neste sentido, há uma regra de ouro que é importante ter sempre presente na hora de mudar o estilo e cor do cabelo, e esta é a seguinte: escolher uma cor de tintura que seja 2 tons mais claros que o que tem, ou então, 2 tons mais escuros. Se sair destes parâmetros, é muito fácil que seu cabelo fique com uma cor bastante artificial após a coloração.

Além disso, se não conseguir se decidir, há outros aspectos da sua imagem que pode observar para fazer uma boa escolha, como é o caso do tom da sua pele. Descubra qual é a melhor opção para você consultando o artigo Como escolher a cor de cabelo de acordo com a pele.

Erros comuns ao pintar o cabelo - Escolher a cor da tinta errada

Descolorir o cabelo em casa

Este é um dos erros ao pintar o cabelo que mais danos pode originar nos fios, já que a descoloração é um processo muito agressivo do qual não convém abusar se não quisermos acabar com o cabelo profundamente maltratado, queimado ou ressecado.

Estes danos podem ser acentuados se, além disso, a descoloração do cabelo for feita em casa por mãos inexperientes, por isso, é sempre aconselhável deixá-la a cargo de um estilista ou profissional. De qualquer forma, deve ter em conta que as tinturas podem chegar a clarear o cabelo em dois tons no caso dos mais escuros, e até quatro nos que são claros naturalmente. Isto quer dizer que, se desejar, por exemplo, mudar de um preto ou um castanho escuro para um loiro, primeiro tem que descolorir o cabelo e, depois, aplicar a tintura. Com isso, evita-se que a cor final fique oxidada ou muito alaranjada.

Erros comuns ao pintar o cabelo - Descolorir o cabelo em casa

Não proteger o cabelo

Da mesma forma que protege seu cabelo antes do secar com o secador ou moldar com a chapinha, também deve fazê-lo quando o for tingir. Assim, impedirá que os componentes químicos da tintura danifiquem e debilitem as fibras capilares. Nas lojas, há disponíveis muitos protetores de cabelo que pode adquirir para aplicar por todo o cabelo antes da coloração e que o manterão perfeitamente protegido, não hesite em adquirir um!

Por outro lado, se seu cabelo se encontra completamente saudável, não se estragará tanto ao tingi-lo e o resultado final será muito mais favorecedor. Revise se há partes muito danificadas e aproveite para fazer um corte nas pontas e deixar seu cabelo saudável e radiante.

Erros comuns ao pintar o cabelo - Não proteger o cabelo

Não fazer um teste prévio com o produto

Os ingredientes químicos que contêm muitas das tinturas comerciais disponíveis no mercado podem chegar a irritar a pele do couro cabeludo, dando lugar a uma reação alérgica muito desconfortável.

Para que isto não ocorra com você, há uma forma muito simples de evitar, que consiste em realizar um pequeno teste antes de tingir o cabelo. Coloque uma quantidade reduzida da tintura por trás da orelha e espere umas 48 horas para ver como reage o produto sobre a pele; se for irritante, então não o utilize e compre um novo que seja o mais natural possível.

No seguinte artigo pode ver mais conselhos sobre Como saber se tem alergia à tintura de cabelo.

Erros comuns ao pintar o cabelo - Não fazer um teste prévio com o produto

Aplicar mal a tintura

Outros erros comuns ao tingir o cabelo têm a ver com a forma de aplicação do produto, uma vez que é essencial reparar nisso se quiser obter uma cor uniforme, consistente, intensa e bonita.

Não é aconselhável começar a aplicar a tintura de forma superficial e de qualquer forma, mas deve separar as fibras capilares em quatro mechas, no mínimo, e ir colocando o produto da raiz até às pontas. Leia as instruções que acompanham a tintura e siga-as o tempo todo.

Aquelas mulheres que precisam apenas de retocar a raiz, não devem tingir todo o resto, já que se corre o risco de hiperpigmentar as fibras e obter partes do cabelo mais escuras que outras.

Erros comuns ao pintar o cabelo - Aplicar mal a tintura

Se pretende ler mais artigos parecidos a Erros comuns ao pintar o cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Erros comuns ao pintar o cabelo

Erros comuns ao pintar o cabelo
1 de 6
Erros comuns ao pintar o cabelo

Voltar ao topo da página